Esqueça as minissaias. A saia midi está na moda e é mais democrática (e fácil de usar)

Dizer que um modelo clássico virou tendência pode ser uma afirmação paradoxal. Apesar de resistirem à passagem do tempo, por serem um símbolo de elegância, a popularidade deste tipo de peças vai oscilando. É o caso das saias midi, que nunca foram completamente postas de lado, mas que estão a tornar-se protagonistas de muitos coordenados. Não se trata de um regresso que aconteceu gradual, mas de um verdadeiro boom.

Conhecida pela expressão em inglês midi skirt, o comprimento esta peça de roupa prolonga-se até ligeiramente abaixo do joelho. O truque para a usar com estilo e elegância é jogar com as proporções, marcando bem a cintura.

Se refletirmos sobre a história da moda, este modelo reflete o famoso New Look, lançado por Christian Dior. No final da década de 40, esta silhueta revolucionou a aparência feminina do pós-guerra. Caracterizada por uma cintura bem marcada, com a ajuda de espartilhos, e uma saia de comprimento midi mais ampla, continua a ser sinónimo de feminilidade.

Da saia em lápis à saia drapeada, passando pelo estilo envelope, a parte de baixo deste tipo de silhueta pode recorrer a diversos cortes, adaptados a diferentes corpos e preferências individuais. Todos estes designs — sempre de comprimento midi — cumprem o propósito de criar uma figura em forma de ampulheta, embora algumas procurem ser mais cool.

As saias plissadas têm conseguido distinguir-se das demais. O plissado é uma das técnicas mais infalíveis para criar peças que sejam, simultaneamente, leves e elegantes. Adicionam mais fluidez ao look, acrescentando uma ideia de movimento que se traduz em delicadeza.

A verdade é que, independentemente do estilo ou corte, a saia midi é extremamente versátil e pode ser usada em qualquer ocasião. Podemos acrescentar ainda que combina facilmente com vários tipos de camisolas, sejam as sweatshirts no inverno, ou as blusas e tops justus no verão. Incorporá-las em visuais monocromáticos é um truque infalível, quando o objetivo é alongar a silhueta.

Se quer aderir a este tendência e acrescentar um destes modelos ao seu armário, veja na galeria para descobrir a nossa seleção de saias midi, de diversos estilos, marcas e preços.

Outros Artigos