Ímpar: a nova marca de peças de cerimónia para quem gosta de marcar a diferença

Os modelos que vamos encontrar nas festas e casamentos deste ano, vão ser bastante diferentes dos anteriores. Mais cor, novos cortes e um estilo mais arrojado vão ser elementos que vamos encontrar entre as convidadas que, cada vez mais, apostam num estilo elegante, mas destemido. Todas estas características estão gravadas no ADN da Ímpar, a nova marca de vestuário nacional.

Sara e Rita Pintão de Campos, irmãs, têm 30 e 27 anos, respetivamente lançaram o seu próprio projeto oficialmente em junho. Não têm formação na área, mas há vários anos que se foram habituando a criar as próprias peças sempre que tinham alguma festa. Sara começa por contar à NiT que “não havia nada no mercado” com que se identificassem e, quando as pessoas começaram a mostrar interesse, viram uma “oportunidade de dar asas à criatividade e transformá-la numa marca”.

As peças distinguem-se pelos padrões, que são imaginados pelas próprias juntamente com um designer. De seguida, são impressos nos tecidos com cores vivas, aquilo que as inspira desde o início. “Só temos uma cor lisa, todas as outras [peças] são uma conjugação de cores. Não temos desenhos, são quase todos abstratos”, explica Rita.

Escapar da rotina

Trazem uma visão mais arrojada ás propostas de cerimónia, com modelos que procuram quebrar com a rotina e fugir de um estilo mais monótono. É precisamente esse o lema da marca, “Undress the routine”, uma libertação do que é normal e do que já foi visto. Se as peças são um veículo para chegar a um fim, a finalidade aqui é transmitir confiança com peças distintas.

“O nosso foco principal é a geração em que nos encontramos. Conseguimos perceber o que jovens como nós sentem. E muitas querem sentir que vão dar nas vistas e que as pessoas vão reparar”, sublinha Sara.

O nome, Ímpar, remete não só para a singularidade dos designs, mas também retrata a parceria das irmãs. “Quando pensávamos na palavra, jogava com dois significados diferentes. Por um lado, a questão de ser diferente, e depois porque a palavra pode ser desconstruída para ficar ‘em par’”, continua a irmã mais velha.

Este desejo de alcançar algo único traduz-se no valor exclusivo da coleção. Um modelo apresenta por tamanho, no máximo, dez peças diferentes. Pensaram nesta estratégia de forma a evitar o terror de muitas mulheres: encontrarem uma convidada vestida de igual na mesma ocasião.

“Queremos dar a conhecer a marca no nosso País, mas o objetivo é avançar para Espanha, porque muitos dos nossos vestidos são inspirados no mercado espanhol”, explica Rita. Esta vontade justifica-se pela forte cultura que do país no que diz respeito a casamentos, batizados e cerimónias especiais.

Fizeram ainda uma parceria com uma marca espanhola de acessórios, a Barbana Marid, que facultou vários produtos para a primeira sessão fotográfica. As peças são verdadeiros statements e, tal como a oferta da Ímpar, não passam despercebidos.

Apesar disso, o foco continua a ser na produção nacional com matérias-primas locais. O atelier funciona em Lisboa, que procura causar o menor impacto ambiental possível. Utilizam linho, rendas e tules, porém, devido às restrições da impressão dos padrões, trabalham também com poliéster. No entanto, uma parte das peças utiliza materiais reciclados.

Numa fase de soft opening, começaram por apresentar os modelos num showroom apenas para pessoas conhecidas, na casa das fundadoras. “Estamos a negociar a entrada num espaço físico, mas ainda não está fechado”, conclui Sara.

A Iconic Collection está disponível no site da Ímpar Atelier, com valores que oscilam entre os 120€ e os 145€.

Veja na galeria para conhecer todas as peças.

 

Outros Artigos