Kuka: a marca portuguesa com looks matchy matchy para mães e filhas

Nem sempre foi considerada uma opção estilosa, mas as combinações matchy matchy estão cada vez mais na moda. No seio familiar, são uma forma de reforçar a ligação entre uma mãe e os seus filhos, mas não está limitada a barreiras da árvore genealógica. Pode ser um símbolo de união entre amigas, por exemplo, um pequeno detalhe afetivo nas relações que estabelecemos com os outros. Esta proximidade através da roupa chegou a Portugal através da Kuka, uma marca que se foca nestes sets.

“Desde que me conheço que me lembro de adorar roupa e ser vaidosa”, conta Andreia Martins, de 39 anos. Em criança, a fundadora da marca chegava a trocar de roupa três vezes ao dia, influenciada também pelo facto da mãe estar ligada ao mundo da moda. Sempre demonstrou vontade em criar algo ligado à área. Chegava a fazer desenhos e criar frases para T-shirts. Porém, acabou por não sair do papel.

Mãe de dois miúdos, os laços familiares estão presentes em todo o conceito da marca, começando pelo nome: “A minha filha chama-se Constança, mas o diminutivo é Kuka: [é de] fácil pronunciação, fácil memorização, curto, sonante”. O objetivo passa, precisamente, por criar peças de roupa cool que fizessem, mulheres, mães e crianças felizes.

Como trabalha numa cadeia de ginásios, ao fazer a gestão de fornecedores e roupas, Andreia ficou a conhecer materiais em glitter que se podiam colocar nas roupas. Estava dado o mote para a criação de algo diferenciador: “Estar perante esses materiais e perceberes que as tuas ideias podem sair do papel”.

Distingue-se das demais ofertas no mercado pelos materiais, tecidos e, claro, padrões em match. Usa o glitter e o toque de veludo para alcançar uma beleza diferenciadora nas peças, ao mesmo tempo que opta por tecidos com qualidade. Mesmo nos padrões, tenta sempre incluir um detalhe distinto, como as T-shirts para mães, que têm apenas um coração, e as T-shirts para as filhas apresentam vários.

As peças também podem ser conjugadas por amigas.

“Adoramos match entre mãe e filhos ou entre irmãos. Há muito tempo que queria conjugar looks com a minha filha, ou para os meus filhos, e a oferta de mercado era quase inexistente”. Apesar de querer reforçar a união entre a mulher e os miúdos, continua a definir como público a mulher em geral, com ou sem filhos. Com esse objetivo em mente, foi lançada uma T-Shirt que não tem um modelo igual para criança.

O processo criativo inicia com a idealização do modelo por parte da fundadora. De seguida, conta com aliados no design, como o marido, Gonçalo, e a amiga, Vânia. Trabalha com uma empresa familiar de Lisboa, responsável pela gestão entre os fornecedores e a parte criativa; e colaboram com gráficas na capital para a impressão dos materiais. “A Carmo [uma colaboradora] é a responsável pela criação à mão de cada peça, daí que quando falamos no nosso produto dizemos que cada peça é única, feita à mão com todo o amor”.

“Queremos crescer de forma consolidada, para que num futuro próximo estejamos a criar não só T-shirts, mas todo um conjunto de peças giras, cool e diferenciadoras”, conclui. “Acima de tudo queremos ser felizes a criar peças com amor, para que mulheres, mães e crianças sejam ainda mais felizes a vestir a marca Kuka”.

As encomendas podem ser feitas pelo e-mail kuka.official.store@gmail.com ou por mensagem privada nas redes sociais da marca, como o Instagram. É na plataforma que consegue ver os artigos que a Kuka está a vender. Os preços das T-shirts variam entre os 20€ e os 25€

Veja na galeria para ver as opções que pode encontrar na Kuka.

Outros Artigos