Adeus, vestido branco: a moda agora é as noivas casarem-se de preto

O casamento é uma celebração que continua a fazer parte da fantasia de muitas mulheres. Para quem sonha com um elaborado vestido branco, com uma longa cauda e um extenso véu, o evento pode tornar-se um dia verdadeiramente especial. Porém, até as tradições se alteram e existem cada vez mais noivas a apostarem em cerimónias mais inovadoras e menos formais. Uma das primeiras novidades que ganharam popularidade foram os casamentos na praia, onde os sapatos passaram a ser opcionais e os trajes leves se tornaram o dress code. Agora, existe outra tendência a somar seguidoras: o clássico branco do vestido da noiva está a ser substituído pelo preto.

No fundo, as noivas querem, cada vez mais, que o dia se torne realmente único, começando pela vestimenta que vai ficar gravada na sua memória durante décadas. Neste aspeto, o impacto da pandemia, que levou muita gente a adiar o seu casamento, aumentou o desejo de marcar a diferença com um toque mais pessoal.

Apesar de parecer inusitada, a verdade é que o traje escuro faz parte da cultura portuguesa, nomeadamente no norte do País. Em Viana do Castelo, antes do branco ser definida como a cor padrão, as mulheres minhotas regiam-se por esta tradição que passou a fazer parte do folclore português. Não só se mantém uma prática atual, como todos os anos as noivas e os respetivos mordomos desfilam nas festas da Senhora D’Agonia com o vestido e o respetivo ouro.

Foi com base na romaria que, em 2015, um costureiro portuense se sentiu inspirado para criar um vestido monumental. Fernando Lima, agora com 59 anos, levou 900 horas para construir um vestido composto por 70 mil cristais Swarowski e 50 metros de seda. Avaliado em aproximadamente 40 mil euros, o vestido apresentava ainda o coração de Viana na parte de trás da peça. Também Cristina Ferreira, tal como o o costureiro, olha com admiração para esta tradição e já surgiu na televisão nacional, em 2019,  com uma réplica do visual, onde revelou que gosta de seguir esta tradição minhota.

Uma tendência crescente

A tendência de escurecer o mítico vestido de noiva, fora do contexto nacional, começou em 2021, mas está a atingir uma nova dimensão este ano. De acordo com o Google Trends, como relatou a CNN, as pesquisas pelo termo “vestido de noiva preta” aumentaram de forma significativa. No final do ano passado, foi inclusive mais procurado online do que “vestido de noiva branco”.

Chiques e dramáticos, os coordenados pretos apresentam diversas vantagens. A cor escura tem a capacidade de salientar as feições da noiva de uma forma que os vestidos tradicionais não conseguem, principalmente no olhar. Ao mesmo tempo, uma vez que é uma cor menos usual, é mais fácil encontrar modelos elegantes mais baratos nesse tom. Porém, como aponta a tendência, isto pode estar prestes a mudar.

São várias as celebridades que também estão a optar pelo estilo all black no dia de casamento, influenciando o público a reconhecer a beleza desta proposta. Uma das pessoas que popularizaram o estilo, em 1997, foi Sarah Jessica Parker no casamento com Matthew Broderick. Duas décadas mais tarde, em 2021, Christine Quinn, de “Selling Sunsent”, aproveitou o negro para colorir o vestido que usou na sua festa.

Curiosamente, a história do início da hegemonia do vestido branco também parte da procura em seguir uma elite. Foi a rainha Victoria, um dos nomes mais marcantes da monarquia britânica, que principiou a tradição no seu casamento com Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, num tom que representava a puridade. Uma vez que só tinha 20 anos na altura, escolheu um vestido representativo da sua própria inocência e castidade.

Esta mutação na cor é, também, uma forma de romper com estes conceitos ultrapassados. E a seleção não se fica apenas pelo preto, mas também por opções como o azul escuro, o roxo e até o vermelho. Your wedding, your rules. Seja qual for a cor, é sempre possível manter a leveza através de detalhes como as rendas, os tules e os decotes.

Nos Estados Unidos, onde esta oferta está a deixar de ser uma coisa de nicho, a marca David’s Bridal está a mesmo alterar a sua linha de produção. Pela primeira vez, desde a sua criação em 1950, vai passar a oferecer pela versões em preto dos seus vestidos de noiva mais populares. De acordo com Laura McKeever, gestora de relações públicas da marca, a seleção de vestidos em cores não convencionais cresceu em 30% em 2022.

Uma vez que as tendências na indústria do bridal wear se movem a um ritmo muito mais lento, este crescimento gradual permite uma projeção do deverá acontecer no futuro. A dica para as futuras noivas, citando os The Rolling Stones, é “Paint It Black”.

Veja na galeria para conhecer os vestidos pretos oferecidos pela marca David’s Bridal.

Outros Artigos