Mykonos, Grécia: guia completo de viagem

Mykonos Grécia, é a ilha da moda na Europa. Enquanto Santorini é um destino mais tradicional, Mykonos se tornou famoso nas últimas décadas, principalmente devido a suas festas. Porém, a ilha também possui lindas praias e outras atrações interessantes para visitar.

A ilha grega possui muitas particularidades, por exemplo o turismo é sazonal, não acontece o ano inteiro. Para lhe ajudar a conhecer mais dessa fascinante ilha, juntamos em um só texto todas as informações que você precisa saber sobre a ilha de Mykonos.

Mykonos ou Miconos

A famosa ilha do Mar Egeu é chamada de Μύκονος, em grego. O nome foi traduzido para o inglês como Mykonos. Apesar das grafias em grego e inglês serem muito diferentes, a pronuncia é a mesma.

Miconos, ou melhor Míconos (com acento), é a grafia em português.. Por isso, neste artigo vamos denominar a ilha como “Mykonos”.

Como ir de Atenas para Mykonos

Dentre as ilhas mais famosas da Grécia, Mykonos é a mais perto de Atenas. Para chegar à ilha você tem duas opções: ferry (barco) ou avião.

A maneira como chegar a Mykonos mais rápida e fácil é avião. O aeroporto da ilha é pequeno, porém possui vários voos diários ligando a capital grega à ilha na alta temporada. Neste período de junho a setembro você encontra, inclusive, voos diretos de outras capitais europeias à Mykonos.

como ir de atenas para mykonos

Voo Atenas a Mykonos

O voo de Atenas a Mykonos dura 45 minutos. Com relação ao preço, ele varia bastante, pode inclusive custar menos do que o ferry. Por isso, é importante olhar com antecedência para encontrar bons preços nos dias/horários que encaixem melhor no seu roteiro.

Por isso, quando se fala da melhor forma como ir de Atenas para Mykonos, é sem dúvida o avião. O problema é que os valores podem ser altos.

Ferry Atenas Mykonos

A opção mais barata, na maior parte das vezes, é o ferry. Há várias companhias que fazem a linha de ferry Atenas Mykonos. Os navios são bem diferentes em tamanho e, principalmente, em velocidade de deslocamento. Por isso, um ferry Atenas – Mykonos pode levar entre 2h30 e 4h.

Os mais rápidos, logicamente, são mais caro que os mais lentos. Entretanto, mesmo dentro de um ferry há diferentes valores de passagem. Isso acontece porque existem distintas classes, que variam o tamanho e o conforto das poltronas. Como essa é uma viagem curta não é necessário gastar com uma classe mais cara.

Um informação essencial que você precisa saber é sobre a compra das passagens. Esse não é um meio de transporte que as passagens possuem grande variações de acordo com o dia que você procura, como as passagens aéreas.

Entretanto as passagens podem acabar, principalmente na alta temporada. Mesmo que não acabem todas as passagens, podem acabar as das classes mais baratas, poe exemplo. Por isso, é importante comprar com antecedência se viajar na alta temporada.

Já se viajar na baixa temporada, as passagens não acabam, mas há muito menos ofertas de horários e navios. O que pode influenciar no seu roteiro de viagem.

Quando ir para Mykonos

Decidir bem quando viajar para Mykonos (ou Míconos) fará total diferença na sua experiência nesta famosa ilha grega. Existem muitas pessoas que acabam se decepcionando na ilha por causa do período que viajaram. Então, para evitar que isso aconteça com você, eu lhe darei as dicas de quando é a melhor época para viajar para Mykonos de acordo com o que você busca na ilha.

Quando acontece as baladas de Mykonos

Mykonos é conhecida por ser a ilha das baladas. O destino ficou famoso e pessoas de toda a Europa desembarcam na ilha em busca de diversão. O que muita gente não sabe é que há um curto período do ano em que as festas acontecem, que é justamente a altíssima temporada na ilha: da metade de julho ao final de agosto.

Nesta época do ano, as praias de Paradise e Super Paradise ficam lotadas de pessoas bebendo, dançando e se divertindo. Os bares e boates ficam cheios e animados. É a melhor época para quem quer curtir a vida noturna da ilha.

Do finalzinho de junho a meados de setembro a ilha também fica cheia, mas não tanto quanto julho e agosto. Por isso, pode acontecer de algumas baladas não encherem e o astral não é o mesmo, segundo algumas pessoas que conhecem bem a ilha.

Então, a dica para quem quer aproveitar o que há de melhor na vida noturna de Mykonos é viajar em julho e agosto. Caso não seja possível, final de junho a meados de setembro ainda dá para aproveitar. Fora desses meses citados acima, você não encontrará nada de especial na vida noturna de Mykonos. Existem muitas pessoas que vão em outros meses buscando a vida noturna e se decepcionam.

ilha de mykonos
Praia de Paradise no começo de maio

Vale ressaltar que na alta temporada a ilha fica cheia e cara; os hotéis sobem consideravelmente os preços das hospedagens. Por isso, saiba que você gastará mais! Quem procura tranquilidade não deve ir nessa época do ano ou então se hospedar próximo a uma praia mais tranquila como Elia.

Melhores épocas para viajar a Mykonos

Mykonos é um destino de praia, logo é um local para visitar enquanto o clima estiver quente. No inverno a ilha fica vazia e você não encontrará nem passagens aéreas até lá, apesar de existirem barcos (ferry boats).

Férias de verão

Os meses mais quentes, julho e agosto, são também os mais cheios, quando as praias estarão lotadas e os preços mais altos. Por isso, para quem não quer gastar muito ou não gosta de multidões, deve escolher outro mês. Por outro lado, julho e agosto é quando existe a maior oferta de barcos e voos. Você encontrará, inclusive, voos diretos de outras capitais europeias como Paris e Londres. Esses também são os meses mais quentes do ano, mais propícios para pegar uma praia.

Começo e final do verão

Junho e setembro são meses em que a ilha está cheia, mas não lotada e o clima ainda está bom, ou seja, quente. Entre junho e setembro são os meses que menos chove em Mykonos. Esses são os melhores meses para viajar em questão de custo-benefício. Você encontrará muitas opções de voos e barcos de várias empresas-

Final da primavera e começo do outono

Maio e outubro são meses que podem estar um pouco mais quentes ou mais frios, dependendo das frentes frias e quentes. Porém, no geral, a temperatura não está suficientemente alta para se entrar no mar. Existe um pouco de incidência de chuva, mas costuma chover poucos dias do mês. Mesmo assim, tem um certo movimento na ilha. Os preços das hospedagens estão mais atrativos. A oferta de voos e barcos é bem mais reduzida, mas existem barcos e voos diários de Atenas.

Primavera

Abril é quando começa a temporada de turismo em Mykonos. É quando os hotéis e os restaurantes que fecharam durante o inverno reabrem. A temperatura ainda está fria, a cidade vazia e os preços bem baixos.

Mykonos na baixa temporada
Mykonos na baixa temporada – Foto: Home of three Amigos (CC BY-NC-ND 2.0)

Inverno

Novembro a março a cidade está completamente vazia. Quase não há turismo. O clima é frio, com as temperaturas podendo ficar abaixo de 10°C. Além disso, são os meses que mais chovem no ano. Muitos hotéis e restaurantes fecham. Não existem voos, porém há barcos. Essa não é uma época indicada para viajar às ilhas gregas.

Quantos dias ficar em Mykonos

O mínimo de tempo para poder conhecer a ilha são três dias.

Porém, para poder ir em Delos três dias pode ser pouco, porque você gasta meio dia para visitar a ilha.

Para quem quer aproveitar bem as praias de Mykonos e com calma a estadia precisa ser de pelo menos quatro dias. Apesar de praia ser um destino que as pessoas costumam ficar muito tempo, o limite em Mykonos são seis dias para quem está indo pela primeira vez.

Mais do que isso acredito que não valha a pena, pois existem outras ilhas próximas para você conhecer.

Praia de Elia

Vale ressaltar que para aproveitar as praias você deve viajar nos meses mais quentes do ano: junho a setembro. Nos outros meses o clima pode não estar tão quente suficiente para você entrar no mar.

De outubro a abril o clima estará um pouco mais frio, por isso considere a estadia mínima em Mykonos que são de três dias. Novembro a março o clima está frio e não é temporada turística nas ilhas gregas, especialmente as que possuem as praias como principal atração como Mykonos, por isso evite esses meses.

Onde hospedar 

Mykonos possui uma grande variedade de hotéis. Apesar de ser muito procurada por jovens que buscam festas, a ilha também possui uma grande quantidade de hotéis de luxo.

Diferente de outras ilhas gregas, os hotéis de Mykonos ficam espalhados pela ilha. A capital Chora, é onde concentra a maior quantidade. Porém, há também várias opções de hotéis próximos as principais praias.

Como esse assunto possui muitas particularidades, fizemos um texto exclusivo sobre o assunto. Veja nosso guia de onde ficar em Mykonos.

O que fazer em Mykonos

Muita gente acredita que a lista de o que fazer em Mykonos se resume a praias e balada. Entretanto, a ilha possui outros pontos de interesse.

Desfrutar as Praias

O que tem de mais interessante na ilha de Mykonos são suas belas praias! Como existem algumas praias bem interessantes, acaba que essa é a atração da ilha em que os turistas gastam mais tempo.

Existem várias praias ao redor da ilha. As da região sul da ilha são as mais famosas, visitadas e com melhor estrutura; as do norte possuem menos estrutura, são mais vazias e de mais difícil acesso, já que o transporte público não chega até lá.

Vale a pena conhecer pelo menos quatro praias na ilha. As mais conhecidas e famosas são Paradise e Super Paradise, devido às festas que acontecem na praia. A Super Paradise é muito bonita, apesar de ser pequena, possui um bar animado. Já a Paradise é bem maior, apesar de não ser tão bonita, possui mais de um bar na praia e é a preferida de quem gosta de balada.

super paradise beach praia mykonos
Praia de Super Paradise, uma das mais famosas de Mykonos Grecia

Elia é outra praia do sul, porém mais afastada do centro da ilha. A praia também é bem bonita e possui um bar. O sul ainda tem a praia de Platis Gialos que é a mais popular, com restaurantes e supermercados próximos e a Psarou que apesar de próxima a Petinos é a mais sofisticada e cara da ilha.

Agora falando das ilhas do norte, a Agios Sostis é a mais bonita de toda a ilha na minha opinião. Ela é uma praia grande e vazia, já que não tem barracas de praia. Muitos turistas acabam ficando na praia vizinha de Panormos que possui mais estrutura. Existem também algumas praias menos conhecidas que são dedicadas a prática de nudismo.

Agio Sostis praia mais bonita mykonos
Praia de Agio Sostis

Alugar um veículo para desbravar a ilha

scooter moto mykonos
Pilotando uma scooter e desbravando a Ilha de Mykonos Grecia

Essa é uma atividade que se relaciona com a anterior. As praias de Mykonos ficam distantes. Não é possível chegar até elas andando. Há transporte público (ônibus) para algumas delas. Por isso, para conhecer as praias é indicado alugar um veículo.

A maioria das pessoas escolhem a opção mais barata que é a scooter, aquelas motos pequenas (veja a foto acima) que são alugadas em várias lojas de Mykonos Town. Vale lembrar que você precisará de um telemóvel com internet para ver os caminhos.

Ao contrário de Santorini, que é uma ilha com estradas perigosas e que eu não recomendo se deslocar de moto, em Mykonos as estradas são mais planas e seguras. Por isso, andar de moto pode ser uma opção, não apenas por ser mais barato, mas também por ser diferente e interessante.

Mas, não se esqueça do seguro de viagem!

Por outro lado, quem nunca dirigiu uma moto costuma ter medo e prefere alugar um carro.

Excursão pela ilha

Para quem não pretende alugar um veículo há outras formas de conhecer a ilha. Você pode conhecer a ilha de ônibus, porém há algumas excursões que podem valer a pena, já que lhe permite conhecer mais lugares em menos tempo.

Para quem gosta de caminhar há um tour de 6 horas caminhando pela ilha. Neste caso precisa estar disposto a caminhar. Você também encontrará excursão tradicional de autocarros pela ilha com 4 horas de duração.

O bom do tour é que você conhece locais e descobre alguns informações de Mykonos que apenas um guia pode lhe proporcionar. Por outro lado, você não tem tanta liberdade quanto desbravando a ilha por conta própria.

Moinhos de Vento

Moinhos de Mykonos fica ao lado da Little Venice

Ao lado Little Venice ficam os moinhos de vento. Construídos pelos venezianos no século XVI. Esse é um dos locais mais fotografados da ilha de Mykonos.

É lá que a maioria dos turistas veem o pôr do sol. Lembre-se de levar um casaco, porque o vento pode ser bem frio durante grande parte do ano.

Conhecer as igrejas

igreja Panagia Paraportiani mykonos ortodoxa
Igreja de Panagia Paraportiani, a mais famosa de Mykonos Grécia

Mykonos possui muitas igrejas e capelas. A quantidade exata é difícil precisar, porque cada fonte fala em um número diferente, mas são algo entre 600 e 800 segundo o Greek Reporter.

Apenas em Chora você encontrará algumas dezenas. A mais fotografada delas é a Igreja Panagia Paraportiani (foto acima) que é a mais famosa de Mykonos.

Na verdade, ela não é uma única igreja, mas cinco capelas, quatro em baixo e uma em cima que foram construídas em períodos diferentes, sendo a primeira no século XV.

A igreja não chega a ser bonita, dá para ver pela foto, mas ficou famosa devido a sua forma inusitada.

Visitar a ilha de Delos

Ilha de Delos – Mykonos Grecia  – Foto: Wikipédia (CC BY 3.0)

Em frente a Mykonos, a apenas 30 minutos de barco, está a ilha de Delos. A ilha não é habitada, mas possui um importante sítio arqueológico.

Na antiguidade, Delos foi muito importante, pois era a sede da Liga de Delos que era composta pelos aliados de Atenas contra Esparta. Era na ilha onde guardavam o tesouro da liga.

A ilha também é conhecida por ser o local, segundo a mitologia grega, onde nasceram os deuses Apolo e Ártemis, filhos de Zeus.

Não sobrou muito das ruínas da cidade, mas para quem gosta de lugares históricos vale a pena a visita. A visita a Delos é o passeio de barco mais popular em Mykonos.

Outros Artigos