Seam: a marca de swimwear que produz peças intemporais que se destacam pelo fitting

As memórias de verão, que ficam connosco para a vida, são contadas com a lembrança dos pés na areia, da água no corpo e do sol no rosto. No caso da Seam, marca portuguesa de swimwear, essas histórias começaram a ser escritas há cinco verões. Porém, em abril de 2022, assumiram uma nova identidade e deixaram para trás a “Papaia Praia”, nome com que o projeto arrancou.

Dentista, mãe e empreendedora digital, Teresa Pinto Leal é a diretora-geral da marca. Aos 28 anos, continua a encabeçar o negócio que desenvolve com a Marina Pinto Leal e Laura Magro, mãe e irmã, respetivamente. O núcleo fundador da marca permanece o mesmo desde que foram lançadas as sementes da marca.

O gosto pela costura começou a fazer parte da família quando Teresa recebeu um curso na área, ao qual se juntou o interesse pelo swimwear. A possibilidade de criar peças 100 por cento personalizadas levou a que, num simples quarto de costura, construíssem a marca a criarem biquínis e fatos-de-banho para as amigas.

“Para além do nome e do aspeto visual da marca, nada mais mudou: mantêm-se as pessoas e os valores, mais claros e objetivos do que nunca”, conta à NiT Teresa Pinto Leal. A equipa não pretende que a marca dependa da fugacidade do verão, mas que que acompanhe as clientes ao longo do tempo. “A Seam quer ser uma marca de swimwear que incentiva o bem-estar físico e mental e o amor-próprio da sua comunidade.”

Na escolha do nome, juntaram os três elementos cruciais da marca. A palavra sea (mar, em português), essencial a uma marca de praia; a letra M, a inicial dos nomes de cada uma das fundadoras — Marina, Maria Teresa e Maria Laura — e formaram a palavra que significa costura em inglês, ou seja, seam.

Uma nova era

O rebranding veio acompanhado, no dia 3 de abril, de uma nova coleção. Intitulada 07:14, fazendo referência à hora exata do nascer do sol no dia do lançamento, encararam esta novidade como um renascer. Reuniram cinco modelos diferentes, com três biquínis e dois fatos-de-banho, que são o culminar da relação e das conversas que foram estabelecendo com as clientes ao longo do tempo.

“Quem já nos conhece há mais verões, facilmente vai perceber que as peças da marca são muito diferentes das dos outros anos”, acrescenta Teresa. Primaram, desde o início, por cortes que permitam o conforto e designs minimalistas. No entanto, este ano, têm menos cores e optaram por um visual mais clean: “Queremos destacar-nos pela qualidade e fitting e isso só se consegue trabalhando com matérias-primas de alta qualidade e escolhendo um atelier que prime pela perfeição dos acabamentos.”

Uma marca que representa um estilo de vida.

Uma outra novidade da Seam passa pela possibilidade de comprar as partes de baixo e de cima dos biquínis em tamanhos diferentes. Ciente de que esta era uma necessidade das mulheres que procuravam a marca, conseguem “respeitar todos os corpos para lá dos tamanhos estandardizados”.

“Neste momento, temos três parâmetros em sintonia perfeita: trabalhamos com design próprio, tentamos não nos deixar influenciar pelas tendências e criamos peças intemporais”, conclui. “Mais do que uma marca que vende roupa de praia, queremos ser um sítio onde as pessoas se sentem bem. As nossas mulheres são fortes e seguras e, quando ainda não o são, nós estamos aqui para ajudar nesse processo”.

Os valores das peças, apesar do aumento dos custos de produção e das matérias-primas, mantém-se os mesmos. O preço dos biquínis é de 74,90€, enquanto os fatos-de-banho custam 88,90€.

Veja na galeria para ver algumas das peças da nova coleção da Seam, que pode encontrar no site da marca.

Outros Artigos