Pelas suas especificidades, as praias podem ser divididas nas três regiões distintas da ilha de Santa Catarina: Norte, Sul e Leste. Siga este guia rápido e descubra a praia perfeita em Floripa.

Praias do Norte

Praia Brava

A maioria das praias do norte da ilha tem um mar calmo, com águas quentes, sendo o destino ideal para famílias. As praias dos Ingleses e de Canasvieiras são as mais populares, logo seguidas pelas praias de Jurerê e Cacupé. Aqui, podem fazer-se as actividades comuns de praia, incluindo o mergulho e outros desportos náuticos. Nesta área, existe uma oferta diversificada de hotéis, restaurantes, bares e discotecas.

A praia Brava, com águas quentes e ondas, é bastante concorrida no Verão, mas é também um paraíso de surfistas. Ponta das Canas, juntamente com Cachoeira do Bom Jesus e Canasvieiras, formam um areal ininterrupto sem uma divisão física entre elas. No noroeste da ilha, realçam-se as praias de Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, inseridas no cenário bucólico dos bairros açorianos que preservam a identidade de aldeia rural.

Praias do Leste

Praia do Gravatá

As praias do leste são bem diferentes das praias do norte. Com menos afluência de pessoas, enfrentam o mar aberto e têm águas mais frias. Nesta região, a Lagoa da Conceição cercada por montanhas oferece uma deslumbrante paisagem natural. Para uma vista panorâmica, suba ao Mirante Manoel de Menezes. Esta área é também famosa por ter os melhores restaurantes de camarão da América do Sul.

Nas praias, destacam-se a da Joaquina, local de encontro de surfistas, que recebe várias competiçoes de surf nacionais e internacionais. A praia Mole é também um destino de surf, enquanto que a praia Galheta, acessível apenas por um trilho, é ideal para quem procura sossego. A praia da Barra da Lagoa é boa para iniciação ao surf, e possui vários restaurantes especializados em peixe e marisco.

Praias do Sul

Praia de Campeche

No sul encontram-se algumas das praias selvagens e intactas de Floripa, que também são importantes destinos de surf. O extenso areal de Campeche, que se estende a Morro das Pedras, é perfeito para caminhadas na praia. Os pequenos barcos de pesca ancorados em Armação formam uma belíssima paisagem. A praia de Naufragados tem um farol, para além de oferecer uma paisagem natural deslumbrante. Uma boa maneira interessante de passar o tempo é fazer uma visita às aldeias de pescadores. Pântano do Sul é o local ideal para ficar a saber mais sobre as artes de pesca tradicionais.