O Que Ver e Fazer no Paraguai – 5 Melhores Atrações

O país possui uma combinação única das culturas europeia e guarani, arquitectura e história coloniais, e magníficas paisagens naturais de lagos, rios e cascatas.

Descubra o que ver e fazer no Paraguai, um país desconhecido que se pode revelar um destino surpreendente.

1. Cascatas de Monday

Saltos del Monday

Localizadas nos subúrbios de Ciudade del Este, as cascatas de Monday são uma das maravilhas naturais do Paraguai. Com 45 metros de altura, as águas caem no rio Monday (que se pronuncia monda-i em guarani e literalmente significa “água que rouba”). Embora o espectáculo seja impressionante, as cascatas de Monday são ofuscadas pelas vizinhas Iguaçu a apenas 24 km de distância. O local conta com miradouros, circuitos e um restaurante, que fazem parte do Parque Municipal de Monday.

2. Missões Jesuítas

Ruínas da missão jesuíta da Santíssima Trindade do Paraná

Na proximidade da cidade de Encarnación, as missões jesuítas da Santíssima Trindade de Paraná e de Jesús de Tavarangue são Património Mundial da UNESCO desde 1993. Estas missões testemunham o processo de cristianização das populações indígenas da América do Sul durante os séculos XVII e XVIII.

Originalmente construída em 1706, a missão da Santíssima Trindade é a mais completa, com uma Plaza Mayor onde se encontra a igreja principal e uma escola, e oficinas onde os indígenas trabalhavam para a missão. Fundada num local diferente em 1685, a missão de Jesús de Tavarangue mudou-se para o local actual em 1760 mas ficou inacabada. Possui um museu onde se pode ver uma maquete do sítio.

3. Assunção

Palacio de los López

Ao contrário de outras capitais sul americanas, como o Rio de Janeiro, Buenos Aires ou Montevideu, Assunção (ou Asunción) não é uma cidade voltada para o turismo. Ainda assim, possui um centro histórico com alguns pontos de interesse, a maioria concentrada no barrio La Catedral.

No barrio, destacam-se o Panteão Nacional dos Heróis, o icónico Hotel Guaraní, símbolo de Assunção desde a sua inauguração em 1961, o Palácio de los López, sede de governo, e a Casa de la Independencia (entrada gratuita), datada de 1772, e um dos poucos exemplos de arquitectura colonial na cidade. A Estacion Central del Ferrocarril, transformada em Museu Ferroviário, transporta o visitante no tempo até à mais antiga estação de comboios da América do Sul.

Para vislumbrar o verdadeiro Paraguai, caminhe cerca de 20 minutos até ao enorme Mercado Municipal Cuatro (4), com bancas que vendem frutas, legumes, carne, roupas e artigos electrónicos fabricados na China.

O melhor da arte paraguaia eoncontra-se no Museo del Barro (gratuito). O museu possui uma colecção interessante que inclui uma variedade de cerâmicas pré-colombianas, ícones e estátuas cristãs da época colonial e arte contemporânea.

4. Ciudad del Este

Barragem de Itaipu

São aos milhares os brasileiros que atravessam diariamente a fronteira em busca de pechinchas nos intermináveis mercados de rua e shoppings de Ciudad del Este. Não é por acaso que é chamada o Supermercado da América do Sul. Aqui, vende-se electrónica, vestuário, brinquedos e tudo o que se consiga imaginar. Para além de compras, os visitantes de Ciudad del Este podem maravilhar-se com a barragem de Itaipu, uma enorme obra de engenharia construída pelo Paraguai e pelo Brasil. Ciudad del Este é também a porta de entrada para visitar as cataratas de Iguaçu.

5. Areguá

Igreja de Areguá

Localizada a cerca de 30 km de Assunção, Areguá nas margens do lago Ypacaraí é conhecida como a capital paraguaia da cerâmica e do morango. Visite o colorido “mercado de artesanías”, uma rua inteira com lojas de artesanato que vendem potes, estátuas de gnomos, e todo o tipo de objectos em cerâmica. O tradicional Festival do Morango acontece em Agosto, sendo esta uma oportunidade para provar sobremesas e sumos à base desta fruta. Admire ainda os edifícios coloniais na Avenida Mariscal Estigarribia que conduz à elegante Igreja de Areguá.

Nos limites da cidade, visite o Cerro Koi, uma colina e uma atração geológica que ostenta arenitos em forma octogonal. Apenas em dois outros países (África do Sul e Canadá) é possível encontrar formações rochosas semelhantes, embora não exactamente iguais. O local também proporciona boas vistas sobre Areguá e o lago.

Outros Artigos