O Que Ver e Fazer no Uruguai – 5 Melhores Atrações

Na sombra dos países vizinhos durante vários séculos, o Uruguai é um segredo bem guardado desta região. As praias, a pitoresca Colónia de Sacramento e a cosmopolita capital Montevideu são algumas das razões para visitar este destino.

Colónia de Sacramento

Colónia de Sacramento

A cidade histórica de Colónia de Sacramento é um dos principais destinos turísticos do Uruguai, com um centro classificado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Aqui, conheça a Calle de los Suspiros, uma rua empedrada tipicamente portuguesa, com casas térreas coloridas que datam dos séculos XVII e XVIII. Aprecie os vários edifícios históricos em torno da Plaza Mayor. Suba ao ao topo do farol a 35 metros de altura, e aprecie as magníficas vistas sobre a cidade e o rio da Prata.

Montevideu

Palácio Salvo

A capital Montevideu situa-se no sul do Uruguai, na margem oriental do estuário do rio da Prata. A Praça da Independência é o ponto de partida para descobrir a Cidade Velha, onde vai encontrar a Catedral Metropolitana, o Teatro Solís, o Palácio Salvo e vestígios das muralhas da cidade. Não perca ainda o Mercado do Porto, uma estrutura trabalhada em ferro, datada do século XIX, onde as bancas de legumes e frutas deram lugar a restaurantes que servem as carnes grelhadas, especialidade da gastronomia uruguaia. A Rambla é o passeio marítimo de Montevideu: são 22 km ao longo do rio da Prata que ligam a Cidade Velha ao Carrasco.

Destaque para o Carnaval do Uruguai, o mais longo do mundo, em que os desfiles carnavalescos duram 40 dias um pouco por toda a cidade, e em especial nos bairros de Palermo e Barrio Sur.

Punta del Este

Escultura de Los Dedos, símbolo de Punta del Este

Localizada a 130 km de Montevideu, Punta del Este é uma espécie de St. Tropez da América do Sul, invadida por argentinos, brasileiros e uruguaios durante o Verão. Considerada por muitos, incluindo a revista Forbes, a melhor estância balnear da região, são várias as celebridades com casa de férias neste destino. Como o nome indica, Punta del Este situa-se no extremo do Uruguai na separação entre o oceano Atlântico e o rio da Prata. As praias dividem-se entre Playa Mansa do lado oeste, no rio da Prata, protegida dos ventos e correntes do oceano Atlântico, e a Playa Brava do lado oposto, com mar mais revolto.

Punta del Diablo

Punta del Diable

Outrora uma pacata vila de pescadores, Punta del Diablo é um hoje um destino de praia popular junto de brasileiros, argentinos e uruguaios. O ambiente que se vive em Punta del Diablo, mais descontraído, é bastante diferente daquele dos resorts de Punta del Este. Relaxar, fazer surf e passear no extenso areal são as principais actividades em Punta del Diablo. À noite, são vários os bares e discotecas que animam a vila de pescadores.

Salto

Barragem de Salto Grande

Localizada na margem do rio Uruguai, Salto é a segunda maior cidade do Uruguai. Trata-se de uma cidade descontraída com arquitectura do século XIX e uma magnífica frente ribeirinha. A cidade está muito próximo da Argentina, separada da vizinha Concordia pela ponte internacional que faz parte da enorme barragem hidroeléctrica de Salto Grande. As termas del Arapey são outra das atrações de Salto.

Outros Artigos