O Que Ver e Fazer na Argentina – 10 Locais a Visitar

De mochila às costas ou num circuito organizado, conheça o país de lés a lés. Visite as Cataratas de Iguaçu, a Patagónia e a Terra do Fogo, onde se concilia a descoberta cultural com o trekking numa aventura que passa pelas montanhas de Fitz Roy, pelo glaciar Perito Moreno, e pelo canal Beagle.

Para planear uma viagem à Argentina, sugerimos uma lista de 10 locais que vale a pena conhecer.

Cataratas de Iguaçu

Vista das cataratas de Iguaçu

Localizadas na fronteira com o Brasil, as Cataratas de Iguaçu são uma das visitas mais extraordinárias da América do Sul. As cataratas são compostas por 150 a 300 quedas de águas individuais, um número que varia em função da estação do ano, com uma altura que varia entre 60 e 82 metros. Graças a um elaborado sistema de passadiços e plataformas de observação, os visitantes podem aproximar-se das quedas de água e passear no interior do parque. De todas as quedas, a da Garganta do Diabo é a mais conhecida, e com maior fluxo de água.

As Cataratas de Iguaçu são servidas por um aeroporto, tanto do lado argentino, sendo de fácil acesso a partir de Buenos Aires, como do lado brasileiro (aeroporto Foz do Iguaçu). Aconselham-se dois dias para visitar as cataratas, o primeiro para visitar as cataratas no lado argentino e o segundo para apreciar as quedas de água no lado brasileiro. Os dois lados encontram-se a cerca de 30 minutos de distância. Para atravessar a fronteira (onde os controlos são mínimos), pode contratar um serviço de táxi, uma excursão, ou ainda alugar um carro.

Glaciar de Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno

O glaciar de Perito Moreno é um dos mais imponentes do mundo, com uma área de 250 km² e mais de 30 km de extensão. Faz parte da lista de Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Localizado na região da Patagónia, no Parque Nacional Los Glaciares, o glaciar é muito acessível a qualquer visitante. Fica apenas a 2 horas de carro (78 km) da cidade de El Calafate, e possui um sistema de passadiços e plataformas de observação.

No local, não deixe de fazer um passeio de barco, com a duração aproximada de uma hora, naquela que é uma oportunidade única de estar a poucos metros do glaciar e de tocar num dos pequenos icebergs. Existem também passeios de dia inteiro pelo lago Argentino que dão a conhecer outros glaciares.

Ushuaia

Vista de Ushuaia

Outrora uma colónia penal, Ushuaia é a capital da Terra do Fogo, e a cidade mais a sul, razão por que é conhecida como a cidade do fim do mundo. Localizada no canal Beagle, Ushuaia é hoje porta de entrada para os cruzeiros na Antárctida, e o local ideal para a prática de desportos de Inverno e a observação de vida selvagem.

Comece por conhecer a cidade passeando na margem do canal Beagle, onde pode apreciar a cordilheira dos Andes, e visitar o porto de Ushuaia, com a famosa placa a marcar o “fim do mundo”. Para conhecer a história de Ushuaia, visite o Museu Marítimo (antiga prisão) e faça um passeio no Comboio do Fim do Mundo pelo Parque Nacional Tierra del Fuego. Suba ao glaciar Martial de teleférico (ou a pé se tiver fôlego) para uma paisagem deslumbrante. Na estação alta (Outubro a Março), visite a Pinguinera com a PirTour (a única empresa autorizada a fazer esta excursão); no Inverno, divirta-se no Cerro Castor, uma das estâncias de esqui preferidas.

Buenos Aires

Casa Rosada em Buenos Aires

A capital do tango é uma das grandes cidades da América do Sul que se destaca pela diversidade. Com muito trânsito automóvel, noite e dia, a cidade possui coloridos bairros com edifícios históricos da época colonial, feiras de rua, parques e bons restaurantes a preços económicos. Não deixe de visitar as mais famosas pizzarias da cidade, a Guerrin e a El Cuartito.

Os locais clássicos que não pode deixar de visitar em Buenos Aires são o Caminito no bairro de La Boca, uma rua com prédios coloridos e lojas de souvenirs, a Plaza de Mayo e a Casa Rosada, sede da presidência da Argentina, a 9 de Julho, a mais larga avenida do mundo, o Obelisco, o Teatro Colón, o cemitério da Recoleta, onde se encontra o túmulo de Eva Péron, e Puerto Madero, um bairro moderno na margem do rio da Prata. No final do dia, assista a um tango numa das inúmeras casas de espectáculo espalhadas pela cidade.

Outros Artigos