Os fatos de banho e bíquinis intemporais e sóbrios da Volz pensados para mulheres urbanas

Oestilo maximalista é caraterizado pelo excesso. Se tivéssemos de o resumir numa palavra seria “mais”. Quando falamos de moda, traduz-se em combinar diferentes cores, padrões ou cortes — muitas vezes na mesma peça. Não é uma tendência consensual e apesar do espaço que conquistou nas lojas, muitas pessoas recusam-se a adotá-lo. No entanto, as propostas mais simples que muitas mulheres procuram, nem sempre são fáceis encontrar. Lançada a 23 de junho, a Volz, nova marca de swimwear com produção em Portugal, surgiu como alternativa a quem procura fatos de banho e biquínis menos decorados e com linhas mais intemporais.

Susana Volz tem 29 anos e é a designer e criativa por trás do negócio. Formada em Design de Moda, conta com quase 10 anos de experiência como stylist. Curiosamente, foi precisamente há uma década que este sonho começou a ser idealizado com o seu melhor amigo e atual sócio, Pedro Pinto, 28 anos. Após vários anos a ganharem experiência na área, dado o consecutivo adiamento por questões profissionais, conseguiram entrar neste segmento tão competitivo.

Apesar do mercado nacional já estar bastante explorado neste segmento da roupa de banho, sentiram que ainda existia uma lacuna. Ainda assim, além de se deixarem levar pelo sonho — “com uma abordagem quase cega de paixão” — aliaram a sua proposta com as necessidades do público-alvo.

“Existem marcas portuguesas fortíssimas que trabalham bem o swimwear, numa onda de padrões, cores fortes e muitos folhos. Nós acabámos por estudar o mercado e perceber que havia espaço para algo diferente”, explica Afonso Lage, 29 anos, porta-voz da insígnia.

As peças oferecem uma fuga ao quotidiano.

A Volz é orientada pelas linhas traçadas por Susana, mais minimalistas e focadas no design. Oferecem modelos que enaltecem o corpo da mulher, enaltecendo a silhueta através de cores mais sóbrias e desenhos mais intemporais.

Os modelos tanto podem ser usados por clientes de todas as idades, porém, a criação está pensada para a faixa entre os 25 e os 40 anos, ou seja, mulheres emancipadas e que não abdicam de afirmar a sua presença. Não obstante, o conforto mantém-se entre os principais pilares da etiqueta, oibjetivo garantido pela produção nacional.

A Volz conta com um atelier lisboeta com costureiras com anos de experiência que fazem cada modelo à mão. Para a confeção das peças, recorrem a forros que nenhuma outra marca utiliza em Portugal e a copas de fornecedores especializados: “Inicialmente, pensámos num produto 100 por cento português, mas houve ruturas de stock brutais. Temos tecidos espanhóis e italianos e acessórios que vêm do Brasil”.

Histórias vindas do mar

A coleção de estreia é inspirada na tranquilidade e vastidão dos mares. Através de um conjunto de 8 modelos, num total de 19 variações, o lançamento pretende refletir a evasão de que a mulher citadina precisa de um estilo de vida rotineiro.

“Tivemos várias sessões de brainstorming e decidimos evidenciar o escape urbano. A mulher emancipada tem o seu trabalho diário, mas precisa do seu escape. Já não fica em casa a tomar conta dos filhos e, daí, chegámos aos mares.”

No seio de uma equipa apaixonada pelo mundo aquático, abdicaram dos padrões e apostaram num jogo de cores estratégico. As peças apresentam tons associados à natureza, nomeadamente dos mares selvagens aos mais calmos. O cenário aquático é representado pelas texturas, com ondulações e nervuras, que representam o choque com as rochas, por exemplo.

As criações são inspiradas na tranquilidade dos mares.

Entre as várias fontes de inspiração, encontra-se o Marmara, o mar que separa o Mar Negro do Mar Egeu. Neste modelo, aposta-se “na elegância turca com a textura representada pela diversidade paisagística entre as margens europeia e asiática”.

As criações da Volz estão a ser bem recebidas no mercado, cujo foco são os canais digitais. Porém, têm estado a promover a coleção em eventos de referência, como o Spot Market ou a Feira do Artesanato do Estoril. Estão neste momento a explorar pontos de venda focados no mercado nacional antes de tentarem ir além-fronteiras.

“Nós estruturamos a marca para ser internacional, a nossa comunicação é em inglês e fazemos entregas para todo o mundo”, revela Afonso. No entanto, preveem a abertura de uma loja própria no futuro: “Quando um dos pilares é a distinção pela qualidade, o toque das peças é importante. O feedback que temos recolhido nas feiras é exemplificativo disso”, conclui.

A coleção Mar Mar está disponível no site da etiqueta. Os valores das propostas variam entre os 89€ e os 115€. Carregue na galeria para as descobrir.

 

Outros Artigos