Lembra-se das calças parachute? A tendência dos anos 2000 está de volta

Se há uns anos olhávamos com desdém para as principais tendências dos anos 2000, atualmente vamos buscar algumas das peças fundamentais daquela década e implementamo-las no nosso armário. Discretamente, as calças de cintura baixa fizeram um comeback, tal como a ganga (embora esta nunca tenha realmente desaparecido). Mais recentemente, verificámos o regresso das calças parachute, que se viam todos os dias na rua durante aquela época.

O ressurgimento desta indumentária deve-se à pandemia e aos confinamentos, alturas em que começámos a usar roupa mais confortável e folgada, para não nos sentirmos tão apertados — algo que sentíamos diariamente graças às diversas restrições. Continuámos a adotar este estilo: afinal, trocarmos para as calças e vestidos após meses em pijamas e calças de fato treino seria uma mudança demasiado radical.

O nome surge por causa do nylon, tecido de que são feitas e que se assemelha ao material que vemos nos paraquedas. O seu design mais baggy e o elástico à cintura são outras das principais características destas calças.

A tendência já chegou a alguns dos maiores nomes da moda. As supermodelos Bella Hadid e Hailey Bieber já foram fotografadas enquanto usavam calças parachute, muitas vezes juntando-as a um top ou uma T-shirt baggy. Selena Gomez, Rihanna e Katie Holmes foram outras celebridades que se renderam ao estilo descontraído que a peça evoca.

Em 2021, a marca dinamarquesa Remain Birger Christensen previu o regresso desta tendência, e apostou em algumas peças que se aproximavam do seu design — embora tenha optado pelo cabedal, algo intrínseco à insígnia de Copenhaga.

Outras marcas de luxo também têm vindo a apostar nesta silhueta, como é o caso da Stella McCartney, que tem umas calças parachute à venda por 1.964,25€ e a Bottega Venetta, com uma proposta por €. Escusado será dizer que nas lojas de fast fashion também existem muitas opções, com várias cores.

A geração Z é a principal fã desta nova tendência. No TikTok, a hashtag #parachutepants já arrecadou cerca de 40 milhões de visualizações, em vídeos de utilizadores a mostrarem os outfits que criaram.

A conjugação mais popular é com um crop top ou com bodies, bem como com camisolas e T-shirts bastante folgadas para a construção de um look altamente confortável e baggy.

Veja na galeria e conheça algumas das calças parachute que encontra no mercado.

Outros Artigos