O macacão extravagante da Bimba y Lola que está com mega desconto

Se há algo que (quase) nunca falta no guarda-roupa de uma mulher são os macacões. Uma peça fresca, confortável e elegante que pode ser usada durante todo o ano nas mais variadas situações.

Em inglês chamamos-lhe de jumpsuits, o que faz sentido após conhecermos a sua história. Foram usados pela primeira vez em 1919 por paraquedistas que saltavam (o verbo em português para “jump”) de aviões. Eram uma opção prática e não demorou até entrarem no campo da moda, no final dos anos 30.

A responsável pela sua introdução foi Elsa Schiaparelli, uma estilista que era também a grande rival de Coco Chanel — e dizer que tinham uma relação tumultuosa é um eufemismo. Durante uma festa, Chanel empurrou mesmo a designer italiana contra um candelabro com velas, após chamá-la para uma dança. Como resultado, o vestido de Schiaparelli pegou fogo, que foi rapidamente extinguido pelos convidados.

Os macacões criados por Elsa Schiaparelli eram muito falados, mas poucos eram aqueles que os usavam. Antes da Segunda Guerra Mundial criou uma coleção com várias propostas de seda e enormes bolsos frontais. As reações foram positivas, mas a sua produção foi posta em pausa devido ao conflito que decorria pelo mundo.

A popularidade desta peça foi aumentando gradualmente, mas foi nos anos 60 que se tornaram no ícone que conhecemos hoje em dia. Numa era em que o género parecia ser mais fluído, todos a usavam, desde homens, como Elvis Presley, a ícones femininos, como Cher. Eram um visual popular entre aqueles que iam às discotecas, e uma escolha com uma importância política numa altura em que as mulheres lutavam pelos seus direitos. Tinham o movimento livre de calças e o aspeto chique de um vestido.

Um macacão nunca desilude.

Os padrões foram ficando mais extravagantes, e isso confirma-se numa das várias propostas da Bimba Y Lola (algo pelo qual a marca espanhola é conhecida). Trata-se de um macacão com um estampado bastante selvagem, não tivesse ele repleto de cobras, tigres, pássaros, crocodilos ou girafas, entre outros animais.

É também um artigo com cores garridas e conflituosas, mas que, curiosamente, acabam por combinar bem umas com as outras. Destacam-se o roxo, o azul, o amarelo, o preto e o branco.

Habitualmente, custaria 165€. Graças à época de saldos, encontra-se disponível por um valor 40 por cento mais barato. Ou seja, pode adicioná-lo ao armário por 99€. Está disponível do XS ao L e pode ser adquirido online ou nas lojas.

Outros Artigos