O apaixonante vestido português que podia ser Valentino. Custa 29,99€

A psicologia das cores é um estudo fascinante, sobre isso não há dúvidas. Podíamos passar horas a ler sobre a imensidão de significados que fazem parte de algo tão intrínseco à nossa visão, sendo alguns deles muito inesperados. No entanto, há tons tão específicos que não precisam de grandes apresentações para os conseguirmos associar a sensações.

Um exemplo perfeito é o vermelho, que causa impacto independentemente da sua saturação. Porém, é quando surge com toda a sua intensidade que os nossos olhos ficam arrebatados pela sensação de poder e de tentação. É caso para dizer que red is the new black.

A marca portuguesa SMF rendeu-se à matiz, lançando uma proposta dramática que vai ser um statement em qualquer pessoa. Nas palavras do designer Valentino Garavani, fã confesso da cor, “uma mulher vestida de vermelho está sempre magnífica; ela é, no meio da multidão, a imagem perfeita da heroína”.

O vestido assimétrico tem um ombro descoberto, em contraste com um folho que atravessa as costas e constrói volume no lado oposto. Tanto o detalhe bufante como o resto da criação, de tamanho mini, são construídas em popelina, um dos tecidos mais lustrosos no mundo da moda.

A parte superior é um verdadeiro statement.

De facto, a proposta recupera o icónico vermelho Valentino, a cor em torno da qual o designer fundador da marca construiu o seu império. É certo que o couturier não inventou o pigmento, mas tornou-se a eleição do italiano para refletir o luxo e a paixão inerentes às suas criações. Após o ícone de moda se ter afastado da direção criativa da marca, em 2008, este legado continua a ser a principal trademark na maison, devido à intemporalidade do tom.

Além da cor, o próprio design faz lembrar muitas das criações que continuam a desfilar nas coleções da gigante da moda. Atualmente, Pierpaolo Piccioli dedica a linha de alta costura a propostas igualmente teatrais às da SMF — brinca com as proporções e explora o contraste entre o volume e a ausência dele.

Embora se assemelhe a uma peça de haute couture, o valor é bastante acessível. Custa apenas 29,99€. Está disponível no site da SMF em tamanhos entre o S e o XXL.

Outros Artigos