Glay: a nova marca portuguesa com modelos incríveis e que promovem a autoestima

Sempre que uma nova marca é lançada existe um fator que deve ser considerado: o que trará de novo a um mercado já tão explorado. Algumas etiquetas destacam-se pelo design, outras pela criação de padrões diferentes, ou pela oferta de elementos personalizados. No caso da Glay, o que a torna única é um elemento bem diferente daqueles a que estamos acostumados. A aquisição de cada peça permite-lhe aceder a conteúdos que a vão ajudar a desenvolver a sua autoestima e confiança.

Fernanda Fragoso e Mafalda Almeida são as responsáveis pela insígnia. Duas mulheres que, por incrível que possa parecer, profissionalmente nada têm a ver com a área. A primeira é diretora executiva de uma empresa de recursos humanos, e a segunda, exerce advocacia. Em comum têm — para além da amizade — o gosto pela moda, algo que como as próprias referem, as acompanha desde sempre. “Da nossa amizade, nasceu este projeto que pretende acima de tudo produzir peças de roupa confortáveis, elegantes e adequadas para usar no dia a dia”, começam por contar à NiT. “Fundamentalmente, que nos façam sentir bonitas, e que promovam a autoestima e autoconfiança.”

A paixão nunca foi suficiente para as fazer crer que um dia trabalhariam nesta indústria. O início da Glay aconteceu de forma bastante informal. A ideia surgiu no “seguimento de uma conversa, uma brincadeira e de algumas peças que fomos desenvolvendo individualmente com a ajuda de uma costureira. Aí verificamos que as peças eram, de facto, diferentes e começamos a falar seriamente sobre a criação de um projeto nesta área”, contam.

Desde que foi idealizado até se materializar passou aproximadamente um ano e meio. No final de 2021 foi lançada esta marca que preza pela elegância e pelo conforto. Para criar cada uma das peças as fundadoras inspiram-se, essencialmente “nas nossas necessidades e naquilo que nos traz conforto e no que nos faz sentir bonitas e elegantes. Temos como objetivo principal conjugar a elegância com o glamour. É daqui que vem a nossa inspiração”, revelam, acrescentando: “gostamos também de dar um toque criativo às nossas peças e, por isso, conseguimos aplicar-lhes detalhes inovadores e pormenores diferentes. Algo que é visível no design das calças, ou das mangas que são diferentes e nunca antes vistas no mercado. Assim conseguimos aliar a criatividade às peças que estamos a desenvolver”.

Existe outro elemento que torna a Glay diferente das demais marcas portuguesas e que fazem questão de apontar. “Ao encomendarem as nossas peças, todas vão acompanhados com um QR Code, que dá acesso a conteúdos motivacionais de coaching e desenvolvimento pessoal. A Mafalda também é coach e, nesse sentido, desenvolve de forma periódica conteúdos destinados exclusivamente às clientes da Glay. Ou seja, as clientes também são estimuladas a reforçar a sua autoestima, por dentro e por fora. Este é mais um dos fatores distintivos do nosso projeto”, descrevem.

Todas as peças da etiqueta são produzidas à mão, em Portugal, num atelier de costureiras. “Temos muito orgulho que assim seja, as criações não saem de uma fábrica, por isso, podem sempre ser customizadas e adaptadas às necessidades das nossas clientes e, desta forma, conseguimos também diferenciar a nossa oferta”, explicam.

Os modelos da Glay podem ser comprados através da página da marca, ou do Instagram. Os preços variam entre os 80€ e 120€.

Veja na galeria para conhecer algumas das peças.

Outros Artigos