Kryo: a marca de swimwear que traz o espírito brasileiro para as praias nacionais

O imaginário coletivo que se tem do Brasil passa, sobretudo, pelo encanto balnear. Entre as praias com cenários espetaculares, a energia contagiante do povo brasileiro e os fatos de banho invejáveis, o litoral do país torna-se num verdadeiro paraíso. O Rio de Janeiro, conhecido também pelas suas praias incríveis, foi precisamente a cidade brasileira que serviu de inspiração à Kryo, a nova marca portuguesa de swimwear.

No centro do projeto está “a alma carioca”, como descreve Benedita Monteiro, uma das fundadoras do negócio. Ao seu lado, na empresa tem o companheiro, José Pedro Leão. Por ter dupla nacionalidade e família a viver no Brasil, o jovem de 27 anos foi o ponto de ligação da criadora portuguesa, de 26 anos, ao fascínio pela roupa de praia que via por lá.

“Trabalho há vários anos na área da moda, até porque a minha mãe tem uma loja, o Bazar da Cerca. Sempre a ajudei nos mercados, no espaço físico e no online”, conta a cofundadora à NiT. Aproveitando este local como ponto de venda, concretizou a sua paixão pelo swimwear — lançou a Kryo na passada quarta-feira, 6 de abril.

Uma vez que o casal já se deslocava com frequência ao Brasil, viram no seu clima solarengo a oportunidade ideal para lançarem um negócio conjunto. Os custos dos tecidos são mais acessíveis, pelo que decidiram trabalhar com designers e costureiras locais, tudo produzido no Rio de Janeiro. “Na nossa primeira coleção, fomos lá e mandámos fazer as peças”, avança Benedita. “Se esgotar um modelo e for preciso repor, vai ser tudo feito à distância porque já temos os protótipos feitos”.

A vibe carioca está presente em todos os detalhes, começando pelo nome. “Kryo” resultou da fusão das palavras “criar” e “Rio”, com uma estilização própria. Em relação à confeção, todos os tamanhos estão identificados como no Brasil — P, M e G — mas seguindo as medidas europeias, que equivalem ao S, M e L.

“Procuramos acompanhar as tendências da moda de praia no Rio de Janeiro e trazê-las para cá, conjugando as tendências locais com vários tipos de designs e na escolha de modelos e tipo de tecido”, continua. Neste sentido, optam por tecidos com texturas para se distinguirem das demais ofertas do mercado. E a elevada qualidade da produção de biquínis, no estado brasileiro, permite uma boa relação entre o preço e a durabilidade das peças.

Na primeira coleção, apresentada em conjunto com o lançamento da marca, cada uma das propostas apresenta o nome de uma praia do Rio de Janeiro. O objetivo passou por transportar para as peças a energia singular que cada areal possui. Da Copacabana a Grumari, passando por Ipanema, Arpodoador e Leblon, a seleção passa pelos locais que todos os apaixonados pelo mar anseiam visitar.

Este lançamento de estreia consiste em 10 modelos onde predominam os tons de azul, lilás, rosa e creme. A aposta em biquínis de uma só cor, sem padrões, permite que as peças sejam intemporais e possam ser utilizadas durante muitos verões. É, essencialmente, a fundação para aquele que vai ser o ADN da marca. Os designs lisos e minimalistas, com diferentes tecidos e texturas, visam a durabilidade e o conforto. Todas as criações apresentam copas amovíveis e alças ajustáveis, visando servir a vários tipos de corpo.

Pode conhecer e comprar a coleção da Kryo no site da loja ou no seu ponto de venda, no Porto. O espaço fica situado no número 811 da Avenida do Brasil, ou seja, na loja Bazar da Cerca.

Veja na galeria para conhecer algumas das peças da Kryo.

Os biquínis custam 56€ e os fatos de banho podem ser comprados por 60€.

Outros Artigos