Montenegro, o pequeno país das belas praias e montanhas

Montenegro é o mais pequeno país da ex-Jugoslávia e um dos mais pequenos da Europa, mas tem ganho um reconhecimento internacional cada vez maior, que em muito se deve às suas magníficas praias e montanhas. Independente da Sérvia desde 2006, encontra-se em negociações para integrar a União Europeia, após a sua candidatura de adesão ter sido aceite em 2010. A melhor altura para visitar o país é entre os meses de maio e outubro. Pois fora desta altura a temperatura é normalmente bastante baixa.

Montenegro faz jus ao nome e significa mesmo “Monte Negro”, numa referência às muitas montanhas que compõem o país. A melhor para ser explorada encontra-se no Parque Nacional Durmitor, uma meca para quem gosta de grandes caminhadas em terrenos escarpados. Existem 48 picos com mais de 2000 metros de altura e 18 impressionantes lagos glaciais para explorar durante o verão.

Detox no Parque Nacional Durmitor - Viagens à Solta

Ainda no Parque Nacional Durmitor, encontramos o magnífico Lago Negro. Que tem como cenário uma floresta, um pequeno lago e uma montanha como pano de fundo. Curiosamente, podemos colocar a capital Podgorica de lado, pois pouco de interessante há a fazer por lá. A cidade não se destaca pela beleza e possui uma arquitetura no velho estilo soviético. Por outro lado, são poucas as atrações históricas.

A bela baía de Kotor

Baía de Kotor, classificada pela UNESCO Património da Humanidade, é a atração mais visitada do país, sendo uma mistura de litoral da Croácia, com os Alpes.

Dicas de Kotor, Montenegro: Paisagens de tirar o fôlego No interior da cidade, pode passear pelas ruelas medievais e visitar o seu monumento mais conhecido, a catedral de St Tryphon. A sua construção foi iniciada no séc. XII e várias vezes foi reconstruída devido aos sismos. A catedral serve de museu e no piso superior possui várias pinturas e relíquias do tempo em que foi iniciada a sua construção. É o edifício mais imponente na parte urbana de Kotor.

Se tiver fôlego, suba os quase 1500 degraus até à Fortaleza de Kotor.

Download imagens Kotor Fortaleza, Verão, Kotor, Montenegro, montanhas  grátis. Imagens livre papel de paredeMas prepare-se para uma caminhada que, à velocidade média, demora qualquer coisa como 40 minutos. O esforço é recompensado pela magnífica vista que se tem lá de cima. Quando estiver em Kotor, aproveite para alugar um pequeno barco e dirija-se para Perast, onde terá à sua espera duas ilhas pitorescas. À Baía de Kotor só falta mesmo mais opções de praia. A única em condições, ainda assim de dimensão muito reduzida, encontra-se a poucos metros da muralha de Kotor e nela podemos encontrar o Bar Havana, com excelentes cocktails.

As melhores praias

Praias maravilhosas são o que não falta no Montenegro. A mais conhecida é Budva, o local indicado para ver e ser visto e que atrai muitos jovens endinheirados, especialmente vindos da Rússia.

Budva Travel Cost - Average Price of a Vacation to Budva: Food & Meal  Budget, Daily & Weekly Expenses | BudgetYourTrip.comPara além da praia, a cidade destaca-se pela agitada vida noturna. A praia mais luxuosa é a do resort Stevi Stefan, o alojamento mais caro do Montenegro e que tem pouco mais de 50 quartos e suites. O preço mais barato por noite chega aos 950 euros.

HOTEL ADROVIC (SVETI STEFAN, MONTENEGRO): 264 fotos, comparação de preços e  avaliações - Tripadvisor

As habitações estão em casas de pedra, muitas com espaço verde em volta. A boa notícia é que mesmo ali ao lado existe a praia pública de Stevi Stefan. Também muito bonita e com uma água cristalina que apetece mergulhar vezes sem conta durante um dia. Para relaxar no mar Adriático, a melhor praia é a Praia de Przno. Sem dúvida das mais bonitas do país e que raramente está lotada.

Praia Milocer (Milocer beach)Outra praia muito bonita é a de Ploce, ponto de encontro de jovens e também palco de festivais de música no verão.

Praia Ploce (Ploce beach)

A comida típica

Peixe fresco não falta no Montenegro. Em Kotor e Budva, é muito comum encontrar espécies como o robalo e a dourada. Mas também outros habitantes do mar como polvo, lulas grelhadas ou choco. Mais para sul, no Lago Skadar, os peixes mais presentes nos menus dos restaurantes são as trutas e as carpas.

No que se refere à carne, o borrego e vitela são as mais populares, com o primeiro a ser muitas vezes cozido no leite. Normalmente, a carne é acompanhada por batatas assadas ou cozidas. Em qualquer ementa de restaurante existem sopas tradicionais do Montenegro, como sopa de borrego, de vitela, de peixe, de cogumelos ou de queijo. As sopas constituem muitas vezes uma refeição, pois são muito consistentes, tendo grandes quantidades de arroz ou massa.

Veja a galeria e as fotos de Montenegro.

Montenegro, o pequeno país das belas praias e montanhas

Montenegro, o pequeno país das belas praias e montanhas

Montenegro, o pequeno país das belas praias e montanhas

Montenegro, o pequeno país das belas praias e montanhas

Montenegro, o pequeno país das belas praias e montanhas

Montenegro, o pequeno país das belas praias e montanhas

Montenegro, o pequeno país das belas praias e montanhas

Montenegro, o pequeno país das belas praias e montanhas

Outros Artigos