DESBRAVANDO TIKAL NA GUATEMALA!

Desbravar a cidade Maya de Tikal, não é tão popular quanto desbravar a também cidade Maya de Chichen Itzá ou então a cidade Inca de Machu Picchu, muito por causa da menor frequência de boas opções de vôos para a Guatemala do que temos para o México ou para o Peru, porém o fato é que Tikal é um lugar extraordinário e merece ser visitado.

O Templo do Jaguar em Tikal na Guatemala

O Templo do Jaguar em Tikal na Guatemala

Quando se chega ao complexo de Tikal, diferente das outras cidades mencionadas no parágrafo anterior, onde a bilheteria é ao lado das ruínas, você irá se deparar com uma estrada de cascalho e irá caminhar por ela por alguns metros até chegar a uma guarita que funciona como bilheteria do local.

Após passar pela bilheteria, deverá seguir por essa estrada e por caminhos menores cercados de vegetação.

Vista a partir do Templo 4, na Guatemala

 

Após uma razoável caminhada (cerca de 20 minutos) chega-se a Praça Central de Tikal onde encontra-se de um lado o Templo 1, também conhecido como templo do Jaguar, e o Templo 2, onde se pode subir até seu topo e ter uma ótima vista da Praça Central e do Templo 1. Também estão na Praça Central construções conhecidas como Acrópole Norte e Acrópole Central.

Foto de Templo Tikal Jaguar Guatemala de THP-Creative na Envato Elements

 

Os grandes templos em forma de Pirâmide são as mais famosas e imponentes construções de Tikal, sendo seis no total. Além dos Templos 1 e 2 que se encontram imponentes na Praça Central, o Templo 3 encontra-se alguns metros atrás do Templo 2 e chega-se até ele através de uma trilha que se inicia ao lado deste. Como se encontra encoberto pelas árvores, passa meio despercebido.

Já o Templo 4, no extremo oeste de Tikal, apesar de também estar coberto por árvores, merece destaque pelo fato de que também é possível subir neste Templo e a partir do seu topo, é possível ver o topo dos outros templos surgindo sobre a vegetação local, vale muito a pena subir.

O Templo 5 em Tikal, na Guatemala

 

O Templo 5 se encontra a sul da Praça Central e chaga-se a ele através de trilhas na mata, o que torna a sensação de sair da mata fechada e se deparar com um grande Templo Maya algo bem interessante.

O Templo 6 é o que fica mais distante da Praça Central e na minha opinião o menos interessante, sendo assim, vá até ele no fim da visita e se ainda estiver disposto, já que a visita é cansativa.

Nem só de Templos consiste uma visita a Tikal e ao caminhar pelas trilhas mata adentro entre um Templo e outro, espere encontrar diversas construções, afinal, estamos falando das ruínas de uma grande cidade.

A Acrópole Norte de Tikal, na Guatemala

 

Outras construções que merecem destaque são a Acrópole Sul, a área conhecida como Mundo Perdido, o Palácio de las Ventanas, além de diversos palácios e zonas com ruínas, sendo que a melhor maneira de entender a região e planejar um trajeto para que possa otimizar a sua visita (lembre-se de que você andará por trilhas com vegetação fechada) e ter a explicação por trás de cada prédio da cidade de Tikal, é comprar o mapa oficial vendido na bilheteria (é barato).

Importante destacar que faz muito calor em Tikal e você terá que andar bastante caso queira conhecer todas as principais construções da cidade, sendo assim, vá com roupas leves, calçado confortável e uma boa quantidade de água. É possível comprar água em Tikal, mas obviamente a um preço bem acima do praticado no país.

Outros Artigos