Guia de Viagem: Riga, o Esplendor do Báltico

A cidade de Riga, capital da Letónia, é a maior das cidades do Báltico e é o principal pólo comercial, cultural, financeiro e económico da região.

Situada junto ao rio Daugava, a cidade estende-se por 300 km2 com uma população de 640 mil habitantes, sendo que quase metade da população residente é de nacionalidade russa.

O Que Ver

O centro histórico (Vecriga) de Riga com as suas ruas estreitas e os seus edifícios entre a Art Nouveau e o Gótico Nórdico foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1997.

Construído na sua maioria entre 1860 e a 1.ª Guerra Mundial, o centro histórico da cidade oferece inúmeros pontos de interesse:

  • Catedral Luterana construída no século XIII;
  • Estátua da Liberdade (Brivibas piemineklis);
  • Castelo de Riga (Rīgas Pils) que alberga o Museu da História da Letónia e o Museu de Arte Estrangeira, sendo ainda a residência oficial do presidente;
  • Igreja de São Pedro com a sua torre de 120 metros de altura e de onde pode obter uma vista deslumbrante sobre a cidade;
  • Torre da Pólvora (Pulvertornis) que se encontra dentro da muralha da cidade;
  • Museu da Ocupação da Letónia, que retrata a vida durante os três períodos de ocupação: primeira ocupação soviética (1940-1941), ocupação nazi (1941-1944/45) e segunda ocupação soviética (1944/45-1991).

Próximo da catedral ortodoxa, encontra-se em desenvolvimento uma nova cidade virada para o futuro com diversos edifícios de escritórios, bancos, lojas e hotéis espalhados por avenidas arborizadas e jardins.

Riga

A área mais recente da cidade de Riga

Relativamente à oferta cultural destaca-se a Opera Nacional da Letónia fundada em 1918, e o Ballet de Riga, berço do bailarino mundialmente conhecido Mikhail Baryshnikov.

Numa visita a Riga não deve deixar de experimentar a gastronomia letã, nomeadamente o tradicional zirni, constituído por favas, cebola e banha fumada, ou as maizes zupa, sopas de pão embebido em natas, ou as panquecas com doce ou salgadas e ainda o típico licor rigas balzams.

As praias de Jurmala, próximo de Riga, são outro dos atractivos desta região. Com cerca de 30 km de extensão que se estende do golfo de Riga ao rio Lielupe, as praias de areia branca, são um dos locais mais aprazíveis para os habitantes de Riga e para os turistas que visitam a capital. De Riga a Jurmala são cerca de 30 minutos de transportes públicos (autocarro ou comboio).

Edificios em Riga

Centro histórico de Riga

Quando Ir

O melhor período para visitar Riga é no período entre Abril e Outubro, depois da passagem do Inverno rigoroso. Os meses mais frios são Janeiro e Fevereiro com as temperaturas médias a não ultrapassarem os -5ºC e a neve praticamente sempre presente.

No Verão as temperaturas médias máximas rondam os 21ºC e as temperaturas médias mínimas situam-se nos 12ºC. A precipitação é frequente durante todo o ano, sendo que o período mais chuvoso ocorre entre Junho e Outubro. Mais informações sobre o clima de Riga.

Como Ir

Não existem ligações directas entre Portugal e a Letónia. A melhor opção é através da Lufthansa ou a Finnair que oferecem voos entre Lisboa e a capital letã a partir de 250 euros. Frequentemente a Lufthansa, nas suas campanhas promocionais, oferece tarifas desde 179 euros, ida e volta.

Onde Ficar

Para obter os melhores preços de hotéis em Riga, sugere-se ainda a consulta da nossa página de reserva de hotéis baratos.

Consulte a lista dos melhores hotéis em Riga.

Hotel Bergs

Hotel Bergs

O Bergs é um hotel de 5 estrelas com quartos espaços e uma decoração contemporânea. No restaurante do hotel, pode saborear vários pratos da gastronomia letã.
Reservar agora Hotel Bergs

Wellton Centrum Hotel & Spa

Wellton Centrum

O Wellton Centrum de 4 estrelas oferece uma excelente relação preço/qualidade. Ocupa um edifício moderno que cruza a estrutura original com a construção mais recente. O hotel tem uma localização privilegiada no coração do centro histórico, com óptimos acessos aos lugares mais emblemáticos da cidade.
Reservar agora Wellton Centrum

Avalon Hotel

Avalon Hotel

O Avalon é um hotel com a categoria de 4 estrelas situado na zona histórica de Riga nas proximidades da Ópera e do Monumento da Liberdade. Os quartos são espaçosos, com ar condicionado, televisão de ecrã plano e acesso Wi-Fi gratuito.
Reservar agora Avalon Hotel

Wellton Hotel Riga & Spa

Wellton Hotel

O Wellton possui uma excelente localização no centro histórico, junto ao edifício da Ópera Nacional e do Mercado Central de Riga. O pequeno-almoço está incluído na tarifa.
Reservar agora Wellton Hotel

Neiburgs Hotel

Neiburgs  Hotel

O Neiburgs Hotel está situado no coração do centro histórico e dispõe de quartos com vistas para a Praça Dome está localizado a menos de 100 metros da Catedral de Riga e da Câmara Municipal.
Reservar agora Neiburgs Hotel

Clarion Collection Hotel Valdemars

Hotel Valdemars

Este hotel de 3 estrelas da rede hoteleira Clarion é uma excelente opção para orçamentos mais limitados e que oferece uma boa relação preço/qualidade. O hotel ocupa um edifício de arquitectura Art Noveau no centro da cidade
Reservar agora Hotel Valdemars

Outros Artigos