Encantos da Finlândia: Visitar a Lapónia no Verão

A Finlândia possui um território, onde predomina um ambiente natural intacto único na Europa, desde as planícies com pouca elevação e as florestas boreais do Sul, até aos montes moldados pelos glaciares e à vegetação rasteira do Norte.

A Finlândia situa-se no Norte da Europa entre as latitudes 60 e 70. Um quarto da sua superfície situa-se a Norte do Círculo Polar Árctico (Lapónia).

O país faz fronteira com a Suécia a Oeste, a Noruega a Norte, a Rússia a Leste e a Estónia, na margem Sul do Golfo da Finlândia.

O território tem uma superfície de 338.145 km2 com uma população de 5 milhões de habitantes, sendo o quinto maior país da União Europeia em termos de superfice. Cerca de dois terços é ocupado por florestas e o restante por lagos e cursos de água.

O Que Ver

A região da Lapónia estende-se desde o extremo norte da costa do Golfo de Bótnia até às florestas gradualmente menos densas em direcção a Norte.

A capital e a maior cidade da província, Rovaniemi, encontra-se à latitude do Círculo Polar Árctico, onde se pode encontrar um mundo muito próprio associado a uma das mais conhecidas personagens do mundo: o Pai Natal.

À parte do Pai Natal e das renas, a Lapónia oferece paisagens deslumbrantes para quem gosta de viajar pela Natureza no seu esplendor.

O Verão é o período indicado para esta exploração. As oportunidades para actividades ao ar livre são infinitas, desde caminhadas, a BTT, passando pela pesca, a canoagem ou o rafting.

As colinas e montes do extremo Norte são uma região perfeita para fazer grandes caminhadas e praticar BTT. Os cursos de água desde Kilpisjärvi, no Norte, até Tornio, no Sul, são ideais para canoagem e rafting.

Kilpisjärvi - Wikipedia

Os principais pontos de interesse são: a C situada numa fascinante região geográfica rica em minerais e conhecida pela extracção de ferro e pela famosa mina Mainari.

Encantos da Finlândia: Visitar a Lapónia no Verão Kemijärvi a primeira grande cidade a norte do circulo árctico, situada numa península deslumbrante, no estuário do rio Kemijoki e rodeada pelos lagos de Kemijärvi, Kuumalampi e Pöyliojärvi;

In English | Visit Kemijärvi o museu da cultura Sami em Inari; e Luosto.

Inari - The center of Sámi culture in Finnish Lapland | Inari-Saariselkä

Durante o Verão tem a possibilidade de efectuar um passeio à noite a bordo de um barco tradicional da Lapónia navegando no rio Kemijoki, desfrutando do bonito cenário.

Quando Ir – Melhor Época para Visitar

Para a prática de actividades ao ar livre o melhor momento para visitar a Lapónia é entre Junho e Agosto. Em Maio começa a época do Sol da Meia-noite, que vai até finais de Julho, durante cerca de 70 dias. As temperaturas médias durante estes meses rondam os 20ºC.

Onde Ficar

A Lapland Safaris & Hotels oferece programas em que pode explorar a Lapónia por si próprio, através de automóvel e pernoita em hotéis seleccionados. A Lapland Hotels é a maior cadeia de hotéis na Lapónia com uma grande oferta de actividades durante todo o ano com alojamento, programas e aluguer de automóveis.

Cada um dos nove hotéis Lapland tem a sua própria identidade e oferece férias à medida, pelo que pode escolher entre os que se encontram nos pontos mais centrais dos centros de férias ou lugares mais calmos e selvagens. Além dos quartos de hotel dispõem ainda de excelentes apartamentos e chalés confortáveis.

A Lapland Safaris & Hotels oferece um programa de 8 dias e 7 noites desde 499 euros por pessoa (mínimo 2 pessoas) incluindo alojamento em quarto duplo, pequeno-almoço e aluguer de automóvel durante toda a viagem. O preço não inclui voos.

Os hotéis disponibilizados são os seguintes: Rovaniemi (Hotel Sky Ounasvaara); Levi (Hotel Sirkantähti); Ylläs (Hotel Äkäshotelli o Ylläskaltio); Olos (Lapland Hotel Olos); Hetta (Hotel Hetta); Pallas (Hotel Pallas); Kilpisjärvi (Lapland Hotel Kilpis); Saariselkä (Hotel Riekonlinna);

Para reservas e informações consulte o site da agência em www.laplandhotelsandsafaris.com

Pacotes de Viagens na Finlândia

A agência Abreu oferece um pacote denominado “Cabanas da Finlândia – Fly&Drive” durante 8 dias com, voo, automóvel e alojamento nas localidades de Rovaniemi, Ounasvaraan, Luosto, Saariselka, Ruka, Kuusamo e Helsínquia a partir de 1680 euros por pessoa em regime de alojamento duplo de 1 de Junho a 30 de Setembro.

A Nordictur propõe uma viagem durante 7 dias e 6 noites à Lapónia, durante o Verão (Junho a Agosto), por 2025 euros (com voos) ou 1370 euros (sem voos).

Como Chegar

A TAP voa directamente de Lisboa para Helsínquia com tarifas a partir de 176 euros, ida e volta. Para chegar a Rovaniemi, a porta de entrada da Lapónia, a melhor opção é através da Finnair com voos directos a partir de Helsínquia por 199 euros, ida e volta.

Outra opção mais confortável, mas menos económica, é através da Finnair que voa a partir de Lisboa para Rovaniemi, com escala em Helsínquia, a partir de 438 euros.

Outros Artigos