Tiwala Beachwear: a marca nacional de biquínis personalizados para todos os corpos

A palavra tiwala significa “confiar” em filipino e chega a Portugal através de uma etiqueta que tem, precisamente, merecido a confiança de inúmeras mulheres. Trata-se de uma marca 100 por cento portuguesa que usa propostas ímpares para alcançar uma audiência feminina que se quer distinguir das demais.

Criado no auge da pandemia, em 2020, o projeto foi fundado por Rita Melo. A criativa de 27 anos contou com a ajuda da avó, que a ensinou a costurar, e com o apoio da irmã no corte das peças e no design da comunicação nas redes sociais. O negócio tem crescido a olhos vistos.

“Nunca pensei vir a conseguir costurar e muito menos fazer biquínis”, revela a fundadora, que está dividida entre o trabalho quase a tempo inteiro na marca e um part-time numa loja de moda. A ideia foi surgindo ao perceber que, devido aos seus tamanhos díspares, era difícil encontrar modelos que assentassem bem em todos os corpos. Ao mesmo tempo, enquanto apaixonada por swimwear, era constantemente confrontada com peças iguais às suas na praia — e embarcaou numa nova aventura.

A personalização total das duas partes do biquíni foi uma decisão inevitável. As clientes têm a oportunidade de escolher tamanhos diferentes para a parte de cima e de baixo, conjugar modelos e definir combinações de padrões e de cores. O fator exclusividade nasce da ambição de vender uma peça que “adapta ao tipo de corpo, gosto e tamanho da cliente”.

A nível da matérias-primas, a Tiwala Wear opta por licras recicladas de plásticos retirados dos oceanos. Os sacos onde colocam os biquínis são feitos de algodão orgânico e são enviados em envelopes  100 por cento biodegradáveis. Quando sobram pedaços de licra, Rita explica que são aproveitados para fazer fitas para os óculos e para o cabelo.

A nova coleção, intitulada Lamang — que significa “única” em filipino — revela o desejo de fazer com que as mulheres considerem as especificidades do seu corpo como algo que as torna incomparáveis. “Apelamos sempre à aceitação do corpo, e este ano realizamos uma sessão fotográfica com diversos tipos de corpos, para que todas as mulheres se sintam incluídas no nosso conceito”, acrescenta Rita.

Todos os modelos correspondem a locais que a fundadora já visitou ou tenciona visitar. Um desses exemplos é um fato de banho, uma das mais recentes apostas do negócio, e que “está a ser um sucesso”. O modelo chama-se Thai, em homenagem à viagem mais marcante na vida da fundadora da etiqueta, e “cerca de 80 por cento das encomendas, são desse modelo de fato de banho”.

Apesar de Portugal estar vincado em tudo o que diz respeito à marca, o catálogo já chegou a países como a Suíça, Inglaterra, França, Luxemburgo e Angola. No território nacional, as peças são conhecidas de norte a sul e, claro, nas ilhas.

Os biquínis custam 49,90€ e os fatos de banho 65€, com portes incluídos. Os modelos estão à venda na página de Instagram da Tiwala Swimwear, onde pode encontrar tamanhos do XS ao XXL.

Veja na galeria para conhecer algumas das propostas da marca.

Outros Artigos