O Que Ver e Fazer em Salvador – A Cidade Mulata

Hoje, esta cidade mestiça, com influências portuguesas e africanas, destaca-se pelo património histórico e arquitectónico, pela gastronomia e pelas belas praias e paisagens do litoral baiano.

Numa cidade única no Brasil, caracterizada pela diversidade étnica, cultural e religiosa, destacamos alguns dos locais que vale a pena conhecer em Salvador.

1. Pelourinho

Salvador

Pelourinho, o centro histórico de Salvador

O centro histórico de Salvador – Pelourinho – foi classificado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1985. Este bairro da Cidade Alta é o coração da cidade e um dos locais mais emblemáticos da capital da Bahia. Pelourinho é um excelente exemplo do urbanismo colonial português, onde se destacam os casarões coloridos dos séculos XVII e XVIII, as igrejas, os conventos, os museus e as ruas empedradas.

Para conhecer a cultura e a história da capital da Bahia visite o Museu da Cidade, localizado na Rua Gregório de Matos, o Museu Abelardo Rodrigues que possui uma coleção de arte sacra e popular e a Fundação Jorge Amado, onde pode ficar a conhecer a dimensão deste escritor originário da Bahia.

2. Igreja e Convento de São Francisco

Convento de São Francisco

Interior da Igreja de São Francisco

A Igreja de São Francisco, mandada construir em 1708, é considerada um dos mais belos exemplares do estilo barroco existente no Brasil. Destacam-se as balaustradas em jacarandá negro, as pinturas ilusionistas, os altares revestidos em ouro, os tectos com pinturas associadas à Virgem Maria e a figura de São Pedro de Alcântara. O convento de São Francisco, que faz parte do complexo, é outro dos locais a visitar, em particular o pátio interior com paredes revestidas em azulejos tradicionais portugueses.

3. Elevador Lacerda

Um dos símbolos de Salvador

Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda é um dos principais símbolos da cidade. O elevador foi inaugurado em 1873, com 72 metros de altura, fazendo a ligação entre a Cidade Alta (Praça Tomé de Sousa) e a Cidade Baixa (Praça Cairu) em apenas 30 segundos. A viagem custa $R 0,50. No topo, o miradouro oferece uma vista magnífica da baía.

4. Catedral de Salvador

Catedral de Salvador

A Catedral de Salvador, antiga igreja jesuíta, foi construída entre 1656 e 1672. Alguns dos elementos mais significativos desta obra arquitectónica são a fachada em pedra lioz, importada de Portugal, o acervo de arte sacra e os altares com estilos renascentistas e maneiristas.

5. Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Senhora do Bonfim

Fachada da Igreja Nossa Senhora do Bonfim

A Igreja do Bonfim, como é popularmente conhecida, é um dos templos religiosos mais conhecidos da capital da Bahia e um dos ícones da fé baiana. A igreja em estilo rococó no exterior e neoclássico no interior foi inaugurada em 1772.

6. Mercado Modelo

Mercado Modelo (Salvador) - ATUALIZADO 2021 O que saber antes de ir - Sobre  o que as pessoas estão falando - Tripadvisor

O Mercado Modelo é o melhor local para comprar artesanato em Salvador, estando localizado junto ao Elevador Lacerda, na Praça Cayru no bairro do Comércio. Actualmente, existem mais de 260 lojas neste espaço, que vendem diversos artigos de origem local como tapeçarias, rendas, bijutaria, produtos em couro e pinturas. O mercado alberga ainda bares e restaurantes, onde pode saborear petiscos e pratos da gastronomia baiana.

7. Praias

Litoral de Salvador

Praias de Salvador

As praias de Salvador são também bilhetes-postais da capital da Bahia. As piscinas naturais das praias do Farol da Barra e de Ondina, a famosa praia de Itapuã, junto à Lagoa do Abaeté, e a praia do Forte são algumas das mais conhecidas.

Outros Artigos