O Que Ver e Fazer em Fortaleza: A Cidade do Sol

As praias, a gastronomia e as paisagens naturais são alguns dos atractivos turísticos da capital do Ceará, onde há muito para descobrir.

Desfrute do pôr-do-sol na Praia de Iracema, mergulhe nas águas de Porto das Dunas, e saboreie os famosos caranguejos e a água de coco numa esplanada da Praia do Futuro.

Para visitar este destino, sugerimos uma lista de locais a não perder e ainda algumas dicas sobre o que ver e fazer em Fortaleza.

1. Avenida Beira-Mar

A maioria das unidades hoteleiras de Fortaleza está localizada na Avenida Beira-Mar, uma avenida que se prolonga por cerca de 3 quilómetros e atravessa os bairros de Iracema, Meireles e Mucuripe. Aproveite para passear ao longo do calçadão e visite a feira de artesanato com centenas de barracas que vendem produtos locais como a renda de labirinto, roupas, bijuterias, malas e comida. A feira está aberta todos os dias a partir das 18h.

2. Mercado Central

Mercado Central

O Mercado Central de Fortaleza possui quatro andares e cerca de 600 pontos de venda. Vende-se um pouco de tudo, desde frutas a artesanato e diversas bugigangas. Vale a pena fazer uma visita e comprar alguns produtos do Ceará como a castanha de caju e as tradicionais toalhas de renda. Nos restaurantes, aproveite para provar os pratos típicos da região.

3. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Dragão, como também é conhecido o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, é o principal centro cultural de Fortaleza e um dos maiores do Brasil, com mais de 30 mil metros quadrados dedicados à arte e à cultura. Situado em Iracema, este espaço é ocupado pelo Planetário Rubens de Azevedo, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu da Cultura Cearense, uma biblioteca, uma escola de artes, um cinema e áreas com exposições temporárias. A área envolvente não é turística, e deve ser evitada à noite.

4. Teatro José de Alencar

Teatro José de Alencar

Teatro José de Alencar

O Teatro José de Alencar, inaugurado em 1910, é uma das principais referências arquitectónicas da capital do Ceará. Faça uma visita a este teatro centenário e aprecie a fachada em estilo Art Noveau, a estrutura em ferro, os vitrais coloridos do interior e os jardins projectados pelo arquitecto paisagista brasileiro Roberto Burle Marx. As visitas guiadas custam R$ 6, e têm a duração aproximada de uma hora.

5. Praia de Iracema

Vista da praia de Iracema

Iracema com a sua praia urbana é uma das zonas mais animadas da cidade com diversos bares, restaurantes e discotecas. É também aqui que acontece uma das maiores festas de passagem de ano do nordeste.

6. Ponte dos Ingleses

Ponte dos Ingleses

Ponte dos Ingleses

A Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica, é outro bilhetes-postais de Fortaleza e da praia de Iracema, e um dos melhores locais da cidade para assistir ao pôr-do-sol. A estrutura foi inicialmente construída em 1921 para servir o porto de Fortaleza. No entanto, devido a problemas financeiros, nunca foi totalmente concluída e utilizada como tal. Em meados dos anos 90, a ponte foi reabilitada e passou a ser utilizada como uma área de lazer aberta ao público.

7. Praia de Meireles

Vista da Praia Meireles e dos arranha-céus de Fortaleza

A praia de Meireles, também situada no litoral da Avenida Beira Mar, é outra das áreas balneares mais movimentadas de Fortaleza. A praia possui uma infraestrutura que inclui quiosques, campos de jogos e uma pequena feira de artesanato.

8. Praia do Futuro

A mais famosa praia de Fortaleza é a praia do Futuro, localizada a cerca de 10 quilómetros do centro da cidade. Este é o local ideal para provar os famosos caranguejos, acompanhados com molho e farofa, e beber uma cerveja ou uma água de coco com vista para o mar. O Chico do Caranguejo é um dos melhores locais para o fazer, em particular às quintas-feiras, quando se celebra o Dia do Caranguejo.

9. Praia de Porto das Dunas

Praia do Porto de Dunas vista do Beach Park

A cerca de 25 quilómetros do centro de Fortaleza, no município de Aquiraz, a praia de Porto das Dunas é o local ideal para quem procura tranquilidade. As extensas praias rodeadas de coqueiros são o cenário ideal para desfrutar de uns dias de férias sem a agitação da cidade.

Em Porto das Dunas, encontra ainda um dos maiores parques aquáticos da América Latina – o Beach Park, onde não faltam opções de entretenimento com escorregas e uma enorme piscina de ondas. O parque funciona das 11h às 17h, e os bilhetes estão disponíveis nas modalidades de um dia e de passes de 3 e 7 dias.

10. Praia de Cumbuco

Localizada no lado oposto à praia de Porto das Dunas, a cerca de 30 quilómetros de Fortaleza, a praia de Cumbuco é outra das áreas balneares mais frequentadas da região. Para além das praias e dos coqueiros, Cumbuco oferece ainda condições ótimas para a prática de kitesurf e windsurf, para passeios de jangada no mar e para passeios de buggy nas dunas.

Saborear a Gastronomia Local

Gastronomia de Fortaleza

Camarões, um dos “petiscos” de Fortaleza

Na capital do Ceará é possível comer muito bem e a preços económicos. Os peixes, o marisco, a carne de sol e as tapiocas fazem parte da maioria dos menus dos restaurantes de Fortaleza.

Para saborear o famoso caranguejo opte pelos restaurantes da praia do Futuro e pelos bairros da Aldeota, Varjota e Meireles. O Mercado do Peixe, em Mucuripe, é outro dos locais mais famosos para comer peixe fresco e lagosta.

Para finalizar o roteiro gastronómico, visite a Sorveteria 50 Sabores (Av. Santos Dumont, 3131) com gelados de sabores únicos e frutas exóticas que incluem a graviola, cajá, sapoti e a cupuaçu.

Outros Artigos