Que Ver e Fazer em Lima – 5 Locais a Visitar

Prova disso é a reabilitação do centro histórico, em especial da Plaza de Armas onde se encontra aquele que é considerado um dos mais belos conjuntos arquitectónicos da época colonial existente no continente americano.

A culinária é outro dos pontos fortes deste destino. Lima é considerada a capital gastronómica da América Latina e estima-se que existam mais de 200 mil restaurantes e cafés na cidade. Por isso, não deixe de saborear os pratos típicos da cozinha peruana como o ceviche de pescado (peixe cru marinado com limão), o chairo (sopa de carne seca), ou o ocapa (batatas cozidas com molho de amendoim branco).

Descubra Lima e aventure-se numa cidade única na América do Sul. Para planear a sua viagem sugerimos 5 locais que não vai querer perder numa visita à capital peruana.

Centro Histórico de Lima

Palácio do Governo -Por fortes (http://www.flickr.com/photos/fortes/2090238532/) [CC BY-SA 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)], via Wikimedia Commons

Palácio do Governo -Por fortes (http://www.flickr.com/photos/fortes/2090238532/) [CC BY-SA 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)], via Wikimedia Commons

O centro histórico de Lima, designado pela Unesco como Património Mundial da Humanidade em 1991, é o ponto de partida para visitar a cidade. No coração do centro histórico encontra-se a Plaza de Armas, rodeada por outros locais de interesse como a Catedral, reconstruída por três vezes após abalos de vários sismos, o Palácio do Governo, o Palácio Episcopal, o Mosteiro de Santo Domingo, e o Convento de São Francisco.

Não deixe ainda de admirar a arquitectura colonial das construções, de visitar a Plaza San Martin e a Casa da Gastronomia Peruana, que abriu portas recentemente, e que ocupa um edifício histórico do século XIX.

Bairro Miraflores

O bairro Miraflores é um dos locais mais populares da cidade, tanto por parte dos locais como dos turistas. Esta área da cidade dispõe de uma ampla oferta de restaurantes, lojas, cafés, centros comerciais e espaços verdes, como o Parque Kennedy, que fazem de Miraflores um lugar único no contexto da capital peruana.

Neste bairro não deixe ainda de visitar o centro comercial Larcomar, com uma arquitectura arrojada e vistas panorâmicas para o Oceano Pacifico, de passear à beira-mar até à Plaza del Amor, e de jantar num dos restaurantes existentes nesta zona. Os restaurantes Astrid & Gaston e La Rosa Nautica, considerados dos melhores de Lima, são as nossas sugestão para saborear a autêntica gastronomia peruana.

Plaza de Armas

Palácio Arzobispal © Manuel González Olaechea y Franco

Palácio Episcopal © Manuel González Olaechea y Franco

A Plaza de Armas, também conhecida como Plaza Mayor, é um dos lugares mais emblemáticos da capital peruana pela sua importância histórica e arquitectónica. Nesta área visite ainda a Catedral de Lima, com estilo barroco-renascentista, o Palácio Episcopal, e admire os edifícios da época colonial como o Palácio do Governo e a Câmara Municipal. No centro da praça, destacamos ainda a fonte em bronze que foi encomendada pelo vice-rei do Peru em 1650.

Ao longo dos últimos anos, a Plaza de Armas tem sido alvo de obras de reabilitação urbana com a recuperação de edifícios históricos, a melhoria da iluminação pública, a realização de arranjos exteriores e a implementação de maior segurança.

Igreja e Convento de São Francisco

Lima

Interior do Convento São Francisco

O conjunto monumental de San Franciso de Lima, que inclui a igreja, o convento, as capelas de La Soledad e de El Milagro e as catacumbas, é outro dos locais de visita obrigatória. O complexo é um excelente exemplo da arquitectura de estilo barroco espanhol, onde se destacam as duas torres laterais, o altar de estilo neoclássico, o tecto mudéjar (estilo artístico dos reinos cristãos da Península Ibérica) e um importante espólio de arte sacra, azulejos sevilhanos, pinturas e esculturas em madeira

A visita guiada ao museu e às catacumbas realiza-se todos os dias das 9h30 às 17h30 e custa 10 soles.

Centro histórico de Lima

Localização dos principais pontos turísticos no centro histórico de Lima

Museu Larco

Museu Larco (Museo Arqueológico Rafael Larco Herrera) é um dos espaços museológicos mais relevantes da América do Sul pelo espólio único que possui. Entre as peças existentes destacam-se a coleção de jóias do período pré-columbiano, bem como objectos em cerâmica e metal associadas às civilizações pré-incaicas.

Aproveite para fazer a visita guiada ao museu, tirar fotografias, e tomar uma pequena refeição ou um café no restaurante do museu rodeado por um jardim florido.

Outros Artigos