Tonga, o paraíso que ainda é desconhecido para muitas pessoas

Tonga é um dos países que faz parte das “Ilhas Amigáveis”, que fica na Polinésia, ou seja, na Oceânia. A ilha recebe cerca de 45 mil turistas por ano. O arquipélago é de origem vulcânica, porém encontrou-se por muitos anos submerso. Isso deu origem à existência de vários corais, recifes e formações rochosas. O país está dividido em cinco partes: Tongatapu, ‘Eua, Vava’u, Ha’apai e Niuas.

Cada uma das partes tem a sua importância, sendo que na Tongatapu é onde se encontra a capital, Nuku’alofa. A Eua é uma ilha ainda por descobrir a sudeste de Tongatapu. Vava’u é o local favorito para aqueles que vão de iate para Tonga. Ha’apai é a ilha que tem menos pessoas a habitar. Por último, as Niuas são a última parte de Tonga, as ilhas remotas a norte.

Como nasceu Tonga

O povo que habita em Tonga é ainda indígena, por isso ainda hoje é uma das poucas monarquias indígenas do Mundo. Em 1845 foi o ano em que o conjunto de ilhas se juntou à Polinésia. Passado 30 anos, começou a ser governada por uma monarquia constitucional e 15 anos depois, em 1990, passou a ser um protetorado britânico. A independência deste país só veio em 1970, no qual fica como monarquia absoluta, por indígenas, e torna-se integrante da Comunidade das Nações.

Por ser uma monarquia absoluta funciona como antigamente. O rei é quem gere as terras, as posições e é o próprio que toma as decisões sem precisar de um corpo eleito. Em 2010, foi feita uma eleição na qual houve uma redução dos poderes do rei e da nobreza, com o objetivo de haver um governo mais democrático. Tonga ainda é um local pouco explorado por isso a maioria das pessoas que poderá ver na rua são habitantes, sendo que são povos indígenas. Os turistas que possivelmente vai encontrar são europeus, chineses.

Veja a galeria as fotos de Tonga.

Outros Artigos