Descubra as razões que fazem de Busan um dos destinos da moda na Ásia

Busan, cidade no sudeste da Coreia do Sul, está na moda e não por acaso foi eleita em 2018 o melhor destino asiático pelo conceituado “Lonely Planet”. A escolha foi perfeitamente justificada, dada a impressionante mistura entre paisagens deslumbrantes, intensa vida cultural e magnífica gastronomia.

Aliás, Busan é um local eclético, pois oferece atividades para todo o tipo de viajantes. Pode optar por caminhar por colinas até aos célebres templos budistas, banhar-se em fontes termais e deliciar-se com marisco e peixe soberbo. Venha à descoberta da segunda maior cidade da Coreia do Sul, onde vivem cerca de 4 milhões de habitantes. E Busan é tão perfeita que até o clima ajuda, pois muito raramente está muito frio ou excessivo calor.

Explore as montanhas

Busan é famosa pelas montanhas, sendo a mais conhecida a de Jangsan. Vale a pena subir até ao seu topo, pois de lá tem-se uma bela vista sobre a cidade. Pelo caminho há diversas estátuas de Buda para apreciar, máquinas de exercício para quem quiser manter a forma e muitas fontes e cachoeiras para se refrescar.
Outra boa montanha para escalar é a de Hwangyeongsan, de onde se tem uma fabulosa vista noturna da cidade. Não existem transportes públicos para subir até lá de noite, mas não faltam turistas na montanha depois do pôr-do-sol, que viajam de carro.

Duas belas praias

Nesta cidade tão completa nem sequer faltam excelentes praias, com destaque para duas. Bem próxima do centro fica a Praia de Haeundae, a maior da Coreia do Sul. Para além do extenso areal, há muita animação, com música e atividades desportivas nos meses quentes de verão.

Haeundae é famosa pelas fontes termais e mesmo quando a temperatura não convida a banhos, há muitas pessoas a caminhar pelo areal. Costuma acolher muitos casamentos e aniversários e durante a noite há várias barraquinhas que vendem comida.

Outra praia muito popular é a de Gwangan, também muito próxima do centro. É a mais badalada entre a juventude local e acolhe concertos e festivais durante todo o ano. Não faltam bares espalhados pela praia e de noite, é possível ter-se uma bela visão da ponte de Gwang – a segunda maior do país depois de Incheon– que é iluminada depois do pôr do sol.

A cidade dos mercados

Busan é certamente das cidades mundiais com mais mercados e, com algum exagero à mistura, pode dizer-se que existe um em cada canto. O mercado de Gukje é o mais famoso. Foi inaugurado durante a Guerra da Coreia em 1950 e o objetivo era que fosse um local para os refugiados se estabelecerem e conseguirem juntar algum dinheiro. A verdade é que rapidamente se transformou num mercado próspero. Hoje em dia, vende essencialmente produtos vintage a preços acessíveis.

O mercado Jagalchi, perto do porto de Nampo, é o maior mercado de marisco, peixe e frutos secos do país. Lá só trabalham praticamente mulheres, as “Ahjummas Jagalchi”, especialistas no corte dos peixes. Existem barraquinhas onde é possível fazer degustações.

Já o mercado de Haeundae possui uma grande variedade de peixes, carnes, frutas, mas também roupas e outros produtos do dia a dia. Há ainda restaurantes espalhados pelo mercado onde é possível apreciar a magnífica gastronomia local. Esta é a dica perfeita para responder à pergunta: afinal de contas, o que se come em Busan?

Cuidado com o picante

Numa cidade marítima, que tem o maior porto da Coreia do Sul, não é de estranhar que o peixe e o marisco frescos sejam as estrelas da culinária local. Um prato típico é o Ciat Hottok, massa frita com mel, nozes e amendoim. Outra delícia é o Bibimbap, uma tigela de arroz servido com legumes, ovo estrelado e pasta de pimenta vermelha.

Mas o prato mais típico, não só em Busan, mas em toda a Coreia do Sul, é o Tteokbokki, um snack feito com rolinhos de arroz e molho doce de pimenta vermelha. Mas atenção que é extremamente picante. No que toca à doçaria, não deixe de provar os deliciosos bolos de feijão. São pequenos (mais ou menos metade do tamanho de um pastel de nata), por isso não se faça rogado e coma logo dois ou três de uma vez.

Lugares a visitar

Existem múltiplas atrações que merecem uma visita na cidade. Começamos por destacar o Busan Aquarium, que possui mais de 30 mil espécies de peixes, algas, répteis e anfíbios. O Parque Taejongdae Park é um dos símbolos de Busan, com cerca de 200 variedades de árvores. Trata-se de um local que transmite uma enorme paz de espírito e onde é possível respirar ar puro.

Busan é também uma cidade com vários templos. Um dos mais famosos é o templo de Beomeosa, que fica no monte Geumjeong. Para além de fazer uma visita, os turistas podem conversar com os monges, meditar, tomar chá e subir à montanha.

E não poderíamos deixar de fazer referência à Fonte dos Sonhos, localizada na praia de Dadaepo e que foi eleita a maior fonte do mundo. É iluminada durante a noite e dispara jatos de água até 55 metros de altura. Ao seu redor costuma haver concertos e outros eventos culturais.

Veja a galeria e veja mais fotos de Busan.

As razões que fazem de Busan um dos destinos da moda na Ásia

As razões que fazem de Busan um dos destinos da moda na Ásia

As razões que fazem de Busan um dos destinos da moda na Ásia

As razões que fazem de Busan um dos destinos da moda na Ásia

As razões que fazem de Busan um dos destinos da moda na Ásia

As razões que fazem de Busan um dos destinos da moda na Ásia

As razões que fazem de Busan um dos destinos da moda na Ásia

As razões que fazem de Busan um dos destinos da moda na Ásia

Outros Artigos