Dê um mergulho em Curaçao

Curaçao localiza-se no mar do Sul das Caraíbas, que juntamente com Aruba e Bonaire formam as chamadas ilhas ABC. É a maior ilha das Antilhas Holandesas, encontrando-se fora da rota dos furacões.

As águas são cristalinas e azuis, com temperaturas que variam entre os 23 e os 25 graus, e a sua visibilidade atinge 30 metros de profundidade.

Composta por uma mistura de povos (de raízes judaicas, portuguesas, holandesas e sul-americanas), proporcionando uma rica diversidade cultural, a sua economia gira, basicamente, em torno do turismo, do petróleo e da fabricação de bebidas originais: cerveja Amstel e o licor Curaçao (700 litros por mês), sendo que a inflação não ultrapassa os três por cento ao ano.

Metade dos 150 mil habitantes concentra-se na capital, Willemstad, que é cortada ao meio pela baía de Santa Ana, dividindo-se em duas partes: Punda é, atualmente, uma região mais turística, com lojas e bancos; Otrobanda é o centro residencial e comercial dos habitantes da ilha.

Em toda a cidade, a arquitetura colonial holandesa é visível, com prédios e edifícios coloridos e originais. As ruas estreitas e com calçada em pedra dão um ar bucólico à cidade.

Património cultural

Os museus proliferam por toda a cidade, como o Banco das Antilhas Holandesas (possui uma coleção incrível de moedas) e o Museu Postal. O Museu Cultural Judeu fica ao lado da sinagoga Mikve Israel-Emanuel, construída em 1732.

O museu e hotel Kura Hulanda, em Otrobanda, também é um local interessante: em 1999, cerca de dez ruas de um antigo bairro de descendentes de escravos foram comprados e transformados num hotel – as ruas estreitas formam os corredores e as antigas casas foram transformadas em suites, sendo que cada quarto deste hotel é único. Ao lado fica o museu, que é um memorial aos tempos de escravidão, onde é possível ver os instrumentos usados para castigar os escravos.

Paraíso para os mergulhadores

Com um clima sempre quente e sol durante quase todo o ano, Curaçao é o local ideal para praticar desportos como windsurf, kitesurf e vela, para além de ser um verdadeiro paraíso para os mergulhadores, por causa do mar calmo e transparente. Em toda a ilha existem cerca de 50 locais de mergulho, com as mais diversas características.

Praias que não deve deixar de conhecer

Com certeza não terá tempo para visitar todas as praias da ilha, mas não se preocupe, porque as distâncias entre elas são curtas. Assim, não pode perder Jan Thiel Beach, Kenepa, Kontiki Beach e Port Marie. São todas praias públicas e que vale a pena visitar.

Se quiser mais exclusividade e mordomia, há praias particulares que funcionam como parques. A mais visitada é a Seaquarium Beach, onde a atração principal é nadar com golfinhos. Inclua também Cas Abou no seu roteiro.

Se quiser conhecer melhor os habitantes locais, um bom lugar (também é pago) é a praia da Baía Azul, a oeste da capital. Bares, restaurantes e um parque infantil, além de um centro desportivo com passeios de caiaque no mar, são algumas das atrações.

Percorra a galeria para conhecer este destino.

Guia do viajante

Onde ir

Pontes de Curaçao
Mercado flutuante
Cavernas Hato
The Rif Fort
Sea Aquarium
Mansion Chobolobo
Den Paradera

Onde comer

Barbarossa
Chogogo Terrace
Bistro le Clochard
Scampis Eet Café
The Wine Cellar
Mangos
Fusions Restaurant and Bar
Emerald Lounge Sea Food Beat

Onde ficar

Morena Eco Resort
Superclubs Breezes Curaçao
Lodge Kura Hulanda and Beach Club
Curacao Marriott Beach Resort & Emerald Casino
Floris Suite Hotel – Spa & Beach Club
Hilton Curaçao
Hyatt Regency Curacao Golf Resort, Spa and Marina
Marazul Dive Resort
Baoase Luxury Resort

Clima

A temperatura média é de 27º C, com pouca humidade e ventos refrescantes durante todo o ano, tornando as temperaturas mais baixas. Aqui o sol brilha todos os dias – os meses de novembro e dezembro são os mais chuvosos, no entanto, o índice pluviométrico máximo é de 55,9 cm por ano.

Documentos

Passaporte com validade mínima de seis meses.

Outras Informações

Moeda Florim Idioma O holandês é a língua oficial na ilha, no entanto, não há razões de preocupação, uma vez que o inglês e o espanhol são falados pela grande maioria. A língua materna, o papiamenro, é uma mistura melódica de espanhol, português, holandês, inglês e dialetos africanos. Fuso horário + 5 horas Electricidade A corrente elétrica é de 110-130 V

Outros Artigos