A marca portuguesa de sapatos que a tornará numa verdadeira Cinderela

Gisela Cunha sempre esteve ligada à indústria do calçado. O pai tinha uma empresa que fabricava sapatos para mulheres. No entanto, decidiu tirar a licenciatura em gestão de empresas na Católica do Porto. Quando teve cuidar do progenitor, viu-se forçada a desistir do curso para que o negócio familiar não fechasse. A partir daí a sua paixão pela arte da sapataria começou a evoluir. Tirou várias formações na área e, em janeiro deste ano, lançou a Yours. A 1 de julho expandiram-se às propostas masculinas.

Não quis que fosse apenas mais uma marca. As criações para ambos os géneros — e para todas as idades — são totalmente personalizáveis, daí o nome. “São modelos exclusivos a cada pessoa. Decidimos escolher este nome para identificar que são unicamente de alguém.” Escolher um par de sapatos da Yours é um pouco como viver a história da Cinderela, onde cada proposta assenta perfeitamente ao pé de quem a escolhe.

“Podemos desenhar um salto, uma aplicação em específico, o material pode ser pele ou não. Tudo é personalizado, até o formato. Pode ser quadrado ou redondo”, explica a fundadora de 29 anos, que conta com a ajuda do marido Marco Cunha, de 30. Ele atua, contudo, “na sombra”, na administração da etiqueta. As opções são ilimitadas e perfeitas para dar asas à imaginação de cada uma.

Para que tenha a certeza que tudo é do agrado dos clientes, é feito um acompanhamento muito pessoal. Para ajudar na escolha dos detalhes, recebem em casa amostras de peles ou materiais, forros, saltos, aplicações. Tudo é alvo de seleção, desde os traços gerais do modelo aos pormenores específicos. E enquanto o par de sapatos idealizado está a ser criado, os clientes recebem vídeos com todo o processo e acompanham de perto a produção.

A empresa do pai desenhava apenas modelos femininos. Para chegarem a um novo público tiveram de criar parcerias com diferentes negócios especializados em modelos masculinos. “Também produzimos para os miúdos”, acrescenta. A grande estrela da Yours é a própria criadora. Além de gerir, Gisela desenha e é responsável pela modelação de cada pedido. “Materializo aquilo que os clientes querem”, assegura. Situada em Oliveira de Azeméis, o negócio também ajuda outras marcas e ateliers a criarem os seus sapatos.

Sendo que cada uma par é único e criado de acordo com as especificações que vão sendo definidas pelos clientes, é impossível calcular antecipadamente quanto irá custar. O preço final pode mudar consoantes os materiais e pormenores escolhidos. “Se alguém quiser colocar uma aplicação em ouro é um valor, enquanto que uns sapatos com um design simples têm um custo completamente diferente”, confessa.

Estão há cerca de oito meses no mercado e, por enquanto, preferem continuar a focar-se naquilo na produção de sapatos personalizados. Isto não significa, porém, que não estejam dispostos a mergulhar noutras aventuras. “Quem sabe talvez um dia possamos personalizar joias, ou qualquer outra coisa.” É uma possibilidade futura que não descartam.

O plano que está a ser delineado a mais curto prazo é abertura de um atelier na zona do Porto. “Ainda não temos nada em concreto, mas queremos proporcionar uma experiência mais imersiva e trazer os clientes a conhecerem o processo de criação”, conta-nos. Atualmente, as reuniões de brainstorming são feitas online, algo que irá mudar com esta novidade. “O design será criado à frente dos clientes, assim como o desenho e a modelação”, acrescenta. Enquanto o atelier não abre portas, pode marcar a sua reunião digital através do site da Yours.

Veja na galeria para conhecer melhor o processo e algumas das criações que a Yours criou para uma outra marca, a Muranti Signature.

Outros Artigos