Brilhantes e originais, as molas para o cabelo regressaram com (muito) estilo

A atriz Sienna Miller foi fotografada num torneio de ténis em França, em junho, com um acessório que poucas pessoas esperavam ver. Tinha uma mola a prender o cabelo — um descrição que não remete para algo requintado — ao estilo dos anos 90. As reações não foram propriamente unânimes, mas muitas mulheres de todo o mundo não tardaram a recorrer ao acessório que, em 2022, está a consolidar o seu regresso aos visuais de street style.

O regresso em força deste item é fácil de explicar. Num momento em que o fluxo da moda determina o retorno a várias tendências das décadas de 90 e 2000, o cabelo e a beleza não ficam de fora. Na verdade, complementam-se neste revivalismo que levou a que as calças de cintura descaída, por exemplo, voltassem a sair à rua.

São acessórios nostálgicos e ajudam a lidar rapidamente com o cabelo pela manhã. Por isso mesmo, têm sido um dos focos dos conteúdos criados para o TikTok para a geração Z e tornaram ainda mais populares. Também assistimos a celebridades, modelos e muitas influencers a aderirem à tendência, por exemplo.

É claro que as molas para o cabelo nunca deixaram de ser compradas nem usadas para domar cabeleiras longas, por exemplo. Ajudam a prender os cabelos de uma forma prática e muito rápida e são muito usadas em casa, na praia ou simplesmente numa ida ao supermercado Nunca foram bem-vistos pelos peões da indústria da moda, que anunciaram o seu fim. E agora estão de volta.

O exemplo de um dos modelos mais populares.

Em 2018, o designer Alexander Wang levou as molas de cabelo para os desfiles de moda. Na apresentação da sua coleção para a estação fria desse ano, as modelos apresentavam o acessório num tom de prata com o logótipo da insígnia estampado. Elevou-se um artigo desprimoroso e provou-se que pode ser um sucesso.

Laços e elásticos nem sempre são a melhor opção para prender o cabelo de forma cuidada. Porém, quando os fios capilares estão molhados, por exemplo, o uso de elásticos pode ser prejudicial. Isto não acontece com as molas, de modelos mini aos tamanhos maiores, que exercem menos pressão sobre as fibras do cabelo.

Com o regresso das molas, os vídeos sobre formas de as usar multiplicaram-se nas redes sociais. Pode usá-lo com o cabelo solto ou mais apertado, mais alto ou mais baixo e até na lateral.

Além do modelo clássico, simples e preto, os estilos com padrões têm conquistado fãs porque permitem aprimorar o penteado sem grande esforço. A essência effortless chic está presente nos motivos tartaruga, xadrez, ou no recurso a glitter.

Se cresceu a ver Rachel Green, interpretada por Jennifer Aniston, a recorrer ao acessório sem remorsos, ou se viajar no tempo através das séries dos anos 90 e 2000, vai perceber que as molas para o cabelo eram o acessório favorito de muitas atrizes. As décadas passaram, o legado permanece e as opções são cada vez mais e melhores.

Veja na galeria para ver alguns modelos que a podem convencer a adotar esta tendência.

Outros Artigos