Momoa: a marca portuguesa que cria biquínis lindos a partir de materiais reciclados

Não existe um único biquíni ou fato de banho que possam ser distinguidos como os melhores, uma vez que o critério de avaliação depende sempre de quem o escolhe.

Se algumas mulheres preferem modelos mais simples, outras gostam de arriscar seja nas cores, no corte ou nos detalhes. Porém, existe um critério transversal a quase todas as escolhas: o conforto. A partir deste ponto comum, a marca portuguesa de swimwear Momoa, criou propostas para todos os gostos e silhuetas.

Sem qualquer formação na área, Bruna Peixoto, de 33 anos, começou a desenhar os modelos, a escolher os tecidos e a produzir as peças no início de 2021. A exploração do mundo da swimwear arrancou em modo autodidata, sempre com a diversidade do catálogo em mente. O objetivo da criadora é oferecer propostas que agradem a clientes de várias idades, mais arrojadas ou mais conservadoras.

Um dos traços diferenciadores do projeto é o uso de tecidos ecológicos. “Tenho fornecedores sobretudo em Itália e em Espanha. Quando peço as amostras dos tecidos, peço especificamente que sejam reciclados”, explica

. Os materiais resistentes, elásticos e respiráveis são feitos a partir de resíduos marinhos.

A ideia inicial passava por concentrar a produção numa fábrica. Porém, o acumular de trabalho numa altura atípica dificultou a possibilidade de conseguir produzir a coleção como planeava. Por isso, em 2022, Bruna optou por comprar as máquinas industriais necessárias, contratou uma costureira e decidiu concentrar toda a confeção num espaço situado na zona de Picoas, em Lisboa. “Construí o meu próprio atelier para acompanhar a produção do início ao fim”, explica.

Esta opção da responsável da Mamoa resultou, em maio, num novo lançamento. A coleção Harmonia afasta-se dos primeiros passos dados com a marca, definindo uma nova direção para o projeto. Os modelos, que “eram muito mais simples e básicos” transformaram-se em termos de cor e de texturas. Destacam-se os tecidos entrelaçados e os fechos metálicos, por exemplo, que acrescentam sofisticação e qualidade às peças.

“Fiz várias pesquisas do que seriam as paletas da estação, o que estaria na moda, como os entrelaçados e as partes de cima só de uma alça. Foi uma procura pelo que estaria mais em voga este verão de 2022.”

Neste momento, Bruna encontra-se em conversações com o restaurante Yard of Greens para ali fazer a apresentação da nova coleção, que está prevista para dia 24 de junho, no número 70 da Rua do Conde de Redondo, em Lisboa.

Além das vendas no site da marca, este verão, a Momoa também terá um ponto de venda físico no Hotel Anantara em Vilamoura, no Algarve. Sobre abrir um espaço em nome próprio, a fundadora não esconde a ambição de concretizar esse desejo no próximo ano. “Um passo de cada vez”, afirma.

Veja na galeria para conhecer as peças de swimwear da coleção Harmonia. Os preços oscilam entre os 46,50€ e os 65€.

Outros Artigos