Nesta lagoa em Punta Cana pode ver iguanas e mergulhar em águas cristalinas

A Reserva Ecológica Ojos Indígenas é uma área protegida, que fica a menos de dez minutos de carro de Punta Cana, na República Dominicana. O parque, com mais de 600 hectares, pertence à Fundacion Grupo Punta Cana.

Os indígenas Taíno que viveram neste local eram maioritariamente agricultores, daí que ainda hoje existam mais de 500 espécies de plantas e árvores de fruto no parque. No meio da vegetação encontram-se 12 lagoas, chamadas de “olhos” pelos Taínos. Este nome advém da parecença das lagoas a olhos devido ao seu formato e cor azul turquesa das suas águas.

A reserva também protege várias espécies de animais, que pode encontrar ao longo da visita, como caranguejos, iguanas ou tartarugas. Há várias atividades que pode fazer no parque como ver iguanas, ir a um zoológico para miúdos ou dar um passeio a cavalo. Também pode fazer uma caminhada a pé pelos vários trilhos da reserva e visitar as exposições, onde ficará conhecer a história e cultura da ilha. Estas atividades e caminhadas podem ser feitas a solo ou com um guia turístico.

As visitas acabam sempre com um mergulho nas lagoas, por isso, não se esqueça de levar roupa de praia. Estas 12 nascentes formaram-se através do rio subterrâneo Yauya. Apenas é possível mergulhar em três delas. A maior e mais conhecida tem uma plataforma de madeira com uma prancha de onde pode saltar para a água. Se for mais aventureiro também pode lançar-se das lianas que se encontram à volta da lagoa.

A paisagem é muito bonita.

Este espaço está aberto de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 17 horas. O preço de entrada ronda os 46€ para o público em geral e é gratuito para os hóspedes dos hotéis Westin, Four Points e Tortuga Bay. Recomendamos que leve repelente para mosquitos e protetor solar, neste caso, biodegradável para não danificar as águas das lagoas.

Deve levar sapatos confortáveis para as caminhadas e fato de banho, claro. Existem balneários para trocar de roupa e também um bar para que se possa refrescar.

Se é um fã de natureza e aventura, não pode deixar de conhecer a Reserva Ecológica Ojos Indígenas. Caso ainda não tenha marcado a sua viagem, tem um programa de uma semana para Punta Cana, válido para os dias 12 a 19 de junho. Custa 690€ por pessoa em regime de tudo incluído.

 

Outros Artigos