Descobrir a Croácia: Entre a História e a Natureza

Neste circuito terá a oportunidade de conhecer cidades históricas com mais de dois mil anos e descobrir as paisagens naturais avassaladoras de Plitvice, um dos Parques Naturais mais fascinantes do continente europeu.

O circuito inicia-se na capital da Croácia. Situada nas margens do rio Sava, Zagreb é o principal pólo económico, industrial, cultural e artístico do país. Em 1991 com a independência, Zagreb tornou-se no centro político e administrativo da República da Croácia.

A cidade encontra-se dividida entre o centro histórico (Gornji grad) com os seus bairros medievais Kaptol e Gradec, e a área cultural, religiosa e comercial (Donji grad).

Os principais pontos de interesse são o complexo da Catedral e o Palácio arcebispal, a Praça do Teatro, o cemitério e as arcadas de Mirgoj, o Museu Mimara com uma colecção de obras de arte do período pré-histórico até ao século XX, o Museu Arqueológico, o Museu de Arte Contemporânea, a Catedral de São Marcos, o Mercado situado no bairro de Dolac, o Palácio de Banski e ainda o forte medieval de Medvedgrad e o Pavilhão da Arte, um edifício Art Noveau datado do final do século XIX.

A gastronomia é outros dos atractivos de Zagreb, nomeadamente o “strukli de zagorje” que corresponde a uma massa recheada com abóbora, maçã, ou queijo fresco, o cozido húngaro de vinho (vinski gulaš), o peru com mlinci ou o lombo de porco recheado com ameixa preta e aguardente do mesmo fruto (šljivovica).

Após dois dias em Zagreb é altura de rumar em direcção a Sul até ao Parque Nacional de Plitvice, Património da Humanidade pela UNESCO desde 1979. Situado na região montanhosa de Lika a cerca de 150 km da capital, Plitvice possui paisagens deslumbrantes, com lagoas de águas límpidas, cascatas, vales declivosos, vegetação frondosa, e uma biodiversidade faunística assinalável.

Parque Nacional Lagos Plitvice

Parque Nacional Lagos Plitvice

 

 

 

 

 

 

 

 

Os ex-líbris do parque são os 16 lagos unidos por sucessivas quedas de água numa topografia cársica com tonalidades que variam entre as cores esmeralda e turquesa. Este Parque Nacional é um excelente exemplo do equilíbrio entre o desenvolvimento turístico e a preservação ambiental, sendo considerado um dos mais belos da Europa.

Depois de um dia em Plitvice é altura de rumar para a cidade histórica de Sibenik e realizar um breve passeio pelo centro histórico.

Šibenik – Wikipédia, a enciclopédia livreO destino seguinte é Split, situada na margem oriental do Mar Adriático na base das montanhas Kozjak e Mosor. Com cerca de 200 000 habitantes é a segunda maior cidade da Croácia e o centro administrativo da região da Dalmácia.

Split, Croácia: pontos turísticos, mapa, roteiro e dicas de viagem

Na cidade de Split destaca-se o Palácio Diocleciano cuja origem remonta à ocupação romana (284 a 305 AC), a Praça do Peristilo, a Catedral de Santo Domingo, a galeria Meštrović, o Museu Arqueológico ou o Templo Romano de Júpiter, que corresponde actualmente à Catedral de São João.

A cidade de Split na Croácia - o palácio de Diocleciano

Em direcção a Sul pela costa do Adriático, segue-se para a cidade Património da Humanidade, Dubrovnik.

O que fazer em Dubrovnik: destino favorito da CroáciaA A cidade é actualmente o destino turístico por excelência da Croácia. Aqui poderá explorar o centro histórico e passear pela Placa Stradun, visitar os Palácios Rector e Sponza, a Torre Bell, a Catedral da Assunção e da Virgem Maria, o Mosteiro Dominicano, o Museu Marítimo, o Museu do Convento de Sigurata, o forte Lovrijenac, ou subir até à parte alta da cidade e usufruir de uma bela panorâmica sobre Dubrovnik.

Deixando para trás esta bela cidade do Adriático é altura de rumar a Norte em direcção a Trogir, cujo centro histórico figura na lista do Património Cultural da UNESCO.

Trogir: uma ilhota com castelo medieval na Croácia -Aqui não deve deixar de visitar o seu centro histórico com mais de dez igrejas e edifícios do século XIII, a Fortaleza Camerlengo datada do século XV, o Palácio Ducal, a Catedral de São João e as muralhas e o portão da cidade.

O próximo destino é Zadar situada no Norte da região da Dalmácia, cujos pontos de interesse são a Catedral de Santa Anastácia, a igreja pré-romanesca de São Donato, a cidadela ou o fórum romano.

Zadar, a cidade croata com monumentos originais e um famoso pôr do solO circuito termina onde começou, na capital Zagreb.

Croácia: guia para o país das praias, dos lagos e da história

Este programa corresponde a um circuito com a duração de oito dias que inclui alojamento em Zagreb, Plitvice, Sibenik, Dubrovnik e Zadar, passagem aérea de ida e volta Lisboa-Zagreb em voo directo da TAP, aluguer de viatura durante sete dias e seguro de viagem.

Outros Artigos