Alerta tendência: o rosa vibrante é a cor de 2022 e vai querer usá-la todos os dias

Após dois anos de pandemia, a chamada moda dopamina — em referência ao neurotransmissor que causa a sensação de felicidade — já se instalou no nosso dia a dia. Esta expressão é usada para descrever a roupa e os acessórios de cores fortes e eletrizantes, que nos ajudam a despertar a boa disposição. E sobretudo o bom humor e otimismo que os sucessivos confinamentos acabaram por abalar.

No meio de tantas opções garridas, há uma cor que se tem destacado e à qual não conseguimos escapar. O rosa vibrante marca presença tanto nas passarelas internacionais como nos looks de street style, que espalham alegria e entusiasmo.

A obsessão foi confirmada pelo “WGSN”, uma plataforma de pesquisa de tendências, em parceria com a Coloro. Destacaram o orchid flower — nome atribuído a este pigmento — como a cor do ano de 2022 pela forma como possibilita o escapismo e dá resposta à necessidade de alguma positividade. Em tempo de incertezas (agravadas pelo conflito na Ucrânia), o mundo volta-se para a força do impacto visual.

“[A cor] orchid flower tem uma qualidade intensa, hiper-real e energizante que se destacará tanto na vida real como nos ambientes digitais”, referem em comunicado. “Também é versátil o suficiente para funcionar em todas as estações e continentes”.

Se dúvidas ainda restassem, as semanas da moda, que continuam a ser responsáveis por ditar as tendências da roupa, dos acessórios e até da maquilhagem, reforçaram a presença deste rosa forte na indústria — a que nem as marcas de luxo resistem.

As propostas da Valentino para a estação fria de 2022 resultaram em quase 50 silhuetas monocromáticas, com o diretor criativo da marca, Pierpaolo Piccioli, a fugir do emblemático vermelho da casa de moda italiana e a inspirar-se na saturação visual e na subversão deste tom de rosa. As possibilidades foram exploradas em inúmeras formas e materiais, incluindo nas carteiras que as modelos carregaram.

Da roupa de desporto aos coordenados de ocasião, a cor orchid flower é transportada dos ambientes mais sérios até aos espaços para descontração. Afinal, a sua presença revitalizadora é eficaz independentemente do espaço onde nos encontramos – e é especialmente importante quando se trata da nossa própria casa. Cadeiras, toalhas e outros objetos de decoração também não escapam à tendência do momento.

Veja na galeria para conhecer algumas formas de usar o rosa vibrante, de forma a que o seu guarda-roupa seja capaz de despertar a energia revigorante da tonalidade.

Outros Artigos