O QUE É QUE ANGUILLA TEM?

Anguilla é considerada uma das ilhas mais belas do Caribe. A razão disso é clara: as praias são impressionantes. O mar azul turquesa cintilante contrasta perfeitamente com a areia fina e branca das praias.

A apenas 25 minutos de distância da ilha Saint Martin, Anguilla oferece atrações diversas e inúmeras praias de tirar o fôlego, além de mergulhos e resorts luxuosos com tudo incluso: restaurantes, spas, passeios e áreas de entretenimento. Ideal para passar em família ou à dois numa viagem romântica.

O que fazer em Anguilla

O principal atrativo das ilhas são as belas praias. As mais famosas são Sandy Ground, Barnes Bay, Maundays Bay e Shoal Bay onde é possível relaxar ao som do mar e contar com restaurantes e bares para servirem o almoço.

Além disso, é possível realizar diversas atividades como snorkeling, mergulho, caminhadas pelos parques National Trust e National Explorers Anguilla e cavalgadas pelas praias e trilhas da região.

Outro passeio que vale a pena investir na ilha é velejar pela área, uma vez que este é o desporte nacional das Anguillas. Todos os anos, no dia da independência da ilha, 30 de maio, é realizada uma corrida de barcos a vela.

As praias de Anguilla: o paraíso do Caribe

As principais atrações turísticas de Anguilla são suas praias de areia branca, fina e desertas, que contrastam lindamente as águas azul-turquesas do mar do Caribe.

A ilha tem um total de 33 praias, das quais uma dúzia são verdadeiramente superlativas, entre os quais podemos citar Shoal Bay East, Cove Bay, Rendezvous Bay, Savannah Bay, Meads Bay, Shoal Bay West, Maunday’s Bay.

A praia mais bonita de todas é Shoal Bay East, mas todas as praias de Anguilla são para visitar e explorar.

PRAIA DE SHOAL BAY EAST

Shoal Bay East, Anguilla. Author and Copyright Marco Ramerini

A mais bela praia em Anguilla é sem dúvida Shoal Bay East, que é considerada uma das mais belas praias do Caribe. Esta praia está localizada ao longo da costa norte da ilha e é formada por uma extensão de areia branca e fina dum quilômetro e meio de comprimento com vista ao longo de um mar colorido azul-turquês.

Altamente recomendado é um relaxante passeio ao longo da praia até a ponta de areia branca e fina, onde começa o Upper Shoal Bay, uma secção mais curta e menos freqüentada da praia de Shoal Bay East.

O mar é geralmente calmo e protegido por um recife de coral, onde a água não é muito profunda e por isso a praia é adequada para o banheiro de crianças.

A praia tem um mínimo de equipamento. Você pode alugar guarda-sóis e cadeiras (10 US$ por dia) e relaxar sob o sol do Caribe. Há também diversos restaurantes (Gwen’s Reggae Bar, Elodia’s Bar & Grill, Sandpipers e Uncle Ernie’s) e alguns hotéis. Entre os hotéis com vista para a praia há o Kú e o Shoal Bay Villas.

Uma curiosidade: Perto da praia de Shoal Bay East, especificamente no interior oeste da praia, é o Fountain Cavern, uma caverna de calcário grande, onde foram descobertos petroglifos ameríndios e uma estalagmite grande esculpida representando o deus Jocahu, um deus dos índios Arawak. A caverna, que é uma das mais bem preservados sítios arqueológicos dos aborigines americanos do Caribe.  Está na lista indicativa da UNESCO, mas não pode ser visitada.

PRAIA DE UPPER SHOAL BAY EAST

Esta praia é a continuação de Shoal Bay East, na prática é a parte de Shoal Bay East, que continua para além da ponta.

PRAIA DE COVE BAY

Bela praia ao longo da costa sudoeste entre as menos afetados pela expansão urbana,que às vezes é muito intrusiva em Anguilla. Uma ótima praia para as crianças.

PRAIA DE SHOAL BAY WEST

Uma bela praia localizada no extremo sudoeste da ilha, parcialmente desfigurada por prédios horríveis atrás da praia.

PRAIA DE MEADS BAY

Bela praia na costa norte-ocidental de Anguilla, uma das mais longas da ilha com água profunda a partir da costa, não muito adequada para crianças.

PRAIA DE SAVANNAH  BAY

Praia no extremo leste da ilha. Para alcançá-la você tem que fazer um desvio numa estrada de terra. Praia deserta e selvagem, mas parece de ter projetos faraônicos para a sua exploração turística. A areia na praia é rosa.

PRAIA DE MAUNDAY’S BAY

Praia localizada ao longo da costa sudoeste da ilha entre Cove Bay e Shoal Bay West. É praticamente a praia do Hotel de luxo Cap Juluca.

PRAIA DE RENDEZVOUS  BAY

Um longo trecho de areia branca na costa sudoeste de Anguilla. É basicamente uma extensão norte da praia de Cove Bay. Uma ótima praia para as crianças.

Onde ficar em Anguilla

Anguilla é conhecida por resorts all inclusive luxuosos e hotéis de excelente infraestrutura tanto para casais quanto para família e grupos de amigos. A maioria das hospedagens estão dispostas ao longo de belas praias, por isso nossa dica é pedir um quarto com vista para o mar.

Four Seasons Resort and Residences AnguillaZemi Beach House, LXR Hotels & Resorts

Onde comer em Anguilla

A ilha não dispõe de grandes centros comerciais, porém a maioria dos resorts e hotéis oferecem restaurantes e bares de excelente qualidade para hóspedes e não-hóspedes.

Tenha em mente que a gastronomia da região se baseia em frutos do mar e pescados, por isso vale a pena investir em pratos como lagostim e peixes assados.

Anguilla clima

A ilha de Anguilla ou Anguila tem um clima tropical húmido, embora bastante seco para os padrões do Caribe. As temperaturas sofrem apenas ligeiras variações ao longo do ano e são moderadas pelos ventos constantes, que sopram do nordeste.

A ilha tem temperaturas máximas, que variam entre 28°C em Janeiro e 31°C em Agosto, enquanto as temperaturas mínimas variam entre 25°C em Julho e 22°C em Fevereiro.

Devido à falta de montanhas a ilha de Anguilla é entre as ilhas das Pequenas Antilhas uma das mais secas. A precipitação anual é de 900-1.000 mm. Os meses entre Junho e Novembro são aqueles em que podem ocorrer furacões, que são mais freqüentes entre Agosto e meados de Outubro. O mês mais chuvoso de todos é Outubro e o mês mais seco é Março.

A temperatura do mar é adequada para nadar durante todo o ano. É um pouco mais quente entre Julho e Outubro, quando há 28°C, enquanto a temperatura reduz-se ligeiramente entre Janeiro e Abril, quando chega a 26 ° C.

QUANDO IR PARA ANGUILLA

Excluindo o período de furacões ou seja os meses entre Junho e Novembro os meses do ano são adequados para uma visita à ilha. Os melhores meses são os mais secos entre Dezembro e Março.

Outros Artigos