A CAUS é a primeira marca portuguesa a vender T-shirts em NFT

O tópico das NFT é ainda, de alguma forma, sensível — até porque a grande maioria das pessoas ainda não faz a menor ideia do que se trata. Se faz parte deste grupo, saiba que o acrónimo significa Non-Fungible Token, e este produto é uma espécie de objeto que só existe e só pode ser comprado no universo digital. Sabemos que pode parecer estranho e provavelmente estará a pensar: “Porque é que alguém haveria de comprar uma coisa que só existe dentro do computador?” . No entanto, a verdade é que muitas marcas de moda já começaram a apostar neste segmento. A portuguesa CAUS clothing, por exemplo, tornou-se na primeira etiqueta a fazê-lo com T-shirts.

A ideia para este projeto surgiu durante um jantar de amigos em que estavam Carolina Marque e Mónica Domingues, duas jovens de 22 anos e estudantes de design. “Começou-se a falar muito de NFT. Na altura, já se falava bastante no assunto e, depois, alguém de fora da marca disse que fazia sentido termos NFT, já que trabalhávamos muito com a exclusividade”, começa por contar Carolina.

“Então nós começámos a pensar sobre o assunto e decidimos lançar uma coleção flash, para aproveitar o hype do momento. Para isso, imaginámos como é que faríamos a parte das ilustrações e qual é que seria a ideia principal. Como nos chamamos CAUS, e parte da origem do nome vem da teoria do Caos — que é uma ideia em que uma pequena mudança no presente pode mudar muita coisa no futuro —, decidimos seguir por aí”.

Foram então criadas três T-shirts, que tinham por base as três etapas da Teoria do Caos. Cada uma delas com uma disponibilidade diferente como nos conta a fundadora da marca.

“Para testarmos também esta coisa da exclusividade nos NFT, cada peça tem um diferente tipo de exclusividade. Uma tem dez exemplares, outra tem cinco e uma só um”.

 

As peças que estão à venda no site OpenSea, desde o dia 19 de janeiro, têm preços que variam entre os 0,035 e 0,02 ETH (moeda digital do site, que equivale a valores entre os 46,73€ e os 81,78€). Assim que são adquiridos, além de ficar com a imagem na sua posse, recebe ainda um modelo na versão física.

“Assim que as pessoas compram essa NFT, elas recebem um link que depois nos podem enviar e nós enviamos-lhe a T-shirt física. Daí ser também diferente daquilo que normalmente se vê, porque uma NFT não traz, necessariamente, um produto físico”, explica Carolina Marques.

A CAUS clothing foi lançada durante o verão de 2021, pelas mãos de Carolina Marques e Mónica Domingues. “A nossa ideia era criar uma marca portuguesa que fosse confortável e que fosse exclusiva. As nossas peças fazem todas parte de edições limitadas. Nós fazemos coleções com os produtos numerados, e não são refeitas — daí nos termos lembrado da questão das NFT, porque também é algo exclusivo. O outro objetivo da marca é trabalhar com artistas ou ilustradores mais pequenos. Dessa forma, pegamos nesses desenhos e trazemo-los para as nossas peças”, conta-nos a fundadora da etiqueta que foi lançada no passado mês de setembro.

Veja na galeria para conhecer os três NFT criados pela marca portuguesa.

Outros Artigos