A nova coleção da Primark é ideal para os fãs de ganga (e moda sustentável)

A Primark é uma das lojas preferidas dos portugueses, o que justifica as enormes filas que muitos dias se formam à porta (já acontecia antes do início da pandemia e, entretanto, piorou). A cadeia irlandesa vende um pouco de tudo: maquilhagem, malas de viagem, comida, produtos de skincare mas, principalmente, roupa.

As parceria entre a marca e diferentes fenómenos da cultura pop são frequentes. Coleções de “Friends”, da Disney, da Marvel, de “Riverdale” e de “Fortnite” são apenas alguns dos exemplos de como a Primark está sempre a par das tendências — especialmente entre os mais jovens.

No entanto, a nova coleção da cadeira não é de nenhuma série ou filme, mas sim de um outro sucesso intemporal no mundo da moda: a ganga. A nova coleção faz parte do projeto “The Jeans Redesign” (uma iniciativa da Ellen MacArthur Foundation) e apresenta peças que são desenhadas, produzidas e criadas em linha com a visão da fundação de uma economia circular para a moda.

As diretrizes de produção asseguram que a ganga é fabricada com produtos seguros e reciclados ou renováveis e seguindo o princípio de que é feita para ser refeita e para ser usada até à exaustão.

A Primark aderiu a este projeto e lançou uma coleção de jeans e casacos (para adultos e crianças) com ganga feita de algodão orgânico e fibras recicladas. As peças foram desenhadas para serem facilmente recicladas —  ou transformar numa nova peça, quando já não podem ser mais usadas.

Os artigos não têm os tradicionais rebites de metal que podem dificultar a reciclagem dos jeans. A rotulagem também inclui orientações sobre a remoção de botões e fechos antes de serem enviados para a reciclagem. É então, bastante eco-friendly, outra tendência também cada vez mais crescente.

As calças são feitas de 70 por cento de algodão orgânico, 29 por cento de algodão reciclado e 1 por cento de elastano e os casacos são feitos de 80 por cento de algodão orgânico e 20 por cento de algodão reciclado.

A coleção é par todos: homens, mulheres e miúdos. A nova coleção de ganga circular segue o lançamento da estratégia de sustentabilidade da Primark lançada no mês passado. Nela a distribuidora internacional delineou os planos para reduzir pela metade as emissões de carbono na sua cadeia de valor e melhorar a vida das pessoas que fabricam os produtos da marca.

Quanto a esta novidade, Lynne Walker, diretora da Primark Cares (o programa sustentável da marca) diz: “A ganga é uma peça que faz parte do guarda-roupa básico dos nossos clientes, desde calças a casacos. Estou orgulhosa desta nova coleção, que dá vida à nossa ambição e que mostra o que estas mudanças significam na realidade. Mais importante, estamos a mostrar que podemos fazer isso sem comprometer o estilo e a acessibilidade que os nossos clientes adoram em nós.”

Veja a galeria para conhecer os artigos desta nova coleção sustentável da Primark.

Outros Artigos