O que fazer em Cholula – Cidade da maior Pirâmide do Mundo.

É em Cholula que está a maior Piramide do Mundo, a Pirâmide de Tepanapa, ou Grande Piramide de Cholula. Mas além da Grande Pirâmide, Cholula possui outras atrações.

Confira o que fazer em Cholula:

Cholula – México

Cholula já foi uma das maiores cidades da Mezoamérica chegando a ter uma população de cerca de 100 mil pessoas. Na região que hoje forma o México, Cholula era o segundo maior centro urbano, atrás apenas de Tenochtitlán (atual cidade do México), a capital dos Mexicas (Aztecas). Cholula é considerada como a cidade continuamente habitada mais antiga da América, já que foi habitada por diversos povos distintos ininterruptamente.

O que fazer em Cholula - Mexico-18
Cholula – México.

Cholula quer dizer no idioma náhuatl algo como: “água que cai no lugar da fuga” e tem relação com a chegada a região de povos Toltecas, depois que foram expulsos de Tula, no século X.

Embora Cholula fosse um grande centro urbano, ao contrário de outros locais, seus habitantes eram pacíficos e religiosos. O local era considerado um lugar sagrado, o que facilitou para os espanhóis, que estavam acostumados a combaterem nativos guerreiros. Quando chegaram a região encontraram um povo pacífico e desarmado. O resultado foi uma grande matança e parte da população foi dizimada em poucas horas. Foram milhares de mortos e templos saqueados, queimados e destruídos. A Grande Pirâmide escapou, já que os espanhóis não a encontraram.

O que fazer em Cholula - Mexico-Pirâmide de Tenapa.
A Igreja de Nuestra Señora de los Remédios sobre a Grande Pirâmide de Cholula.

A cidade de Cholula também leva a fama de ser a cidade com uma igreja para cada dia do ano. Tudo deve-se ao fato de que como o local tinha centenas de templos antes da chegada dos espanhóis, Hernán Cortés (conquistador espanhol) mandou que se construíssem centenas de igrejas, no caso uma para cada dia… Seu desejo não se concretizou, ainda assim o local conta com muitas igrejas por todos os lados.

O que fazer em Cholula - Mexico-Convento Franciscano de San Gabriel Arcángel
Convento Franciscano de San Gabriel Arcángel ao lado da Capilla Real (esq.).

Quando se fala em Cholula nos dias de hoje, vale ressaltar que atualmente existem duas cidades: San Pedro Cholula e San Andrés Cholula. As cidades são divididas apenas por uma rua. Juntos os 2 municípios formam o Pueblo Mágico de Cholula.

O maior atrativo da cidade de Cholula não poderia ser outro e milhares de pessoas saem da Cidade do México, ou da cidade de Puebla, só para ver a maior pirâmide do mundo!  Há também quem prefira dormir na cidade para aproveitar a noite, que dizem ser bem animada, devido a grande quantidade de estudantes na cidade.

Grande Piramide de Cholula-túnel
No interior da Pirâmide de Tepanapa.

Mas além de ver a Grande Pirâmide de Cholula, o visitante que vai até a cidade também pode aproveitar para passar o dia conhecendo um pouco mais da cidade

 O que fazer em Cholula

  • Grande Pirâmide de Cholula

Maior atrativo da cidade, a Pirâmide de Tepanapa, ou Grande Pirâmide de Cholula, é a maior pirâmide do mundo, no que se refere a volume construído. Para se ter uma ideia ela possui quase o dobro de volume da Grande Pirâmide de Gizé, no Egito.

Grande Piramide de Cholula-Puebla -Piramide
Parte da Grande Pirâmide de Cholula.

Com 4,5 milhões de metros cúbicos, esta pirâmide é considerada o maior monumento construído no mundo, entre todas a civilizações!

Você pode visitá-la por dentro e visitá-la por fora. Isso mesmo é possível percorrer o interior da pirâmide, através de 800 metros dos mais de 8 km de tuneis. Já por fora,  poderá subir até seu cume, onde está a Igreja de Nuestra Señora de los Remédios. De lá é possível avistar boa parte da colorida cidade, além de visualizar, em dias propícios, os quatro vulcões (Popocatepetl, Iztaccíhuatl, Malinche e Orizaba) que cercam a cidade.

Grande Piramide de Cholula-Vista Panorâmica da cidade
Vista da cidade a partir do alto da Piramide de Tepanapa.

Também é possível visitar um pequeno museu anexo e a Zona Arqueológica de Cholula, onde é possível ver várias partes dos diversos períodos de construção da pirâmide.

  • Santuario de Nuestra Señora de los Remedios

Localizada no alto da Pirâmide de Tepanapa, o Santuário de Nuestra Señora de los Remédios foi construído em 1594 pelos espanhóis. A construção substituiu um templo cholulteca  que ficava sobre a “grande montanha”, em demostração da supremacia católica.

Grande Piramide de Cholula-Santuario de Nuestra Señora de los Remedios
Santuario de Nuestra Señora de los Remedios.

A igreja sofreu com inúmeros terremotos, entre eles um que a destruiu totalmente em 1864 (a igreja foi reconstruída) e o último que a danificou em 2017 ( já foi reparada).

  • Zócalo

Plaza Central de Cholula, oficialmente Plaza de la Concordia, mais conhecida como Zócalo, é o coração de Cholula. Ao seu redor estão alguns dos principais atrativos da cidade, como o Convento Franciscano de San Gabriel ArcángelLos Portales, a Paroquia San Pedro de Cholula, a Capilla Real, a Capilla de la Tercera Orden e o Templo de San Gabriel. 

O que fazer em Cholula - Mexico-Zócalo.
Paroquia San Pedro de Cholula – Zócalo.

Não deixe de se sentar na sombra da praça  e observar o cotidiano dos mexicanos, assim como, os animais que habitam o local.

O que fazer em Cholula - Mexico-Esquilo no Zócalo de Cholula.
Esquilo no Zócalo de Cholula.
  • Convento Franciscano de San Gabriel Arcángel

Um dos templos mais antigos do México, fundado em 1549 sobre as ruínas de um templo de Quetzalcóatl destruído pelos invasores espanhóis.

O que fazer em Cholula - Mexico-Convento Franciscano de San Gabriel Arcángel
Convento Franciscano de San Gabriel Arcángel – Frente.

Tem como característica um estilo arquitetônico que remete a uma fortificação. Além da igreja, o visitante também pode visitar a ala de jantar, o claustro e os dormitórios do convento.

O que fazer em Cholula - Mexico-Convento Franciscano de San Gabriel Arcángel - Lateral.
Convento Franciscano de San Gabriel Arcángel – Lateral.
  • Los Portales

Também conhecido como Portal Guerrero, os arcos de Los Portales são um conjunto de 46 arcos que juntos somam 170 metros de comprimento.

O que fazer em Cholula - Mexico-Los Portales
Los Portales – Zócalo.

Estão localizados em frente ao Zócalo e abrigam em seu interior vários comércios, como restaurantes, cafés e lojas de souvenirs.  Los Portales foram construídos em 1573 e formam o maior portal do México.

  • Capilla Real

Construída por indígenas convertidos, a Capilla Real foi fundada no ano de 1540 e possui arquitetura com influência no estilo árabe.

O que fazer em Cholula - Mexico-Capilla Real
Capilla Real e suas várias cúpulas.

Seu maior destaque fica por conta de suas 49 cúpulas, semelhantes a cúpulas de mesquitas.

  • Museo Regional de Cholula

O Museo Regional de Cholula está abrigado no antigo Hospital Psiquiátrico de Nossa Sra. de Guadalupe. O edifico foi fundado em 1910, o edifício abriga um grande acervo arqueológico, com um alto valor histórico. Tem um ar meio sinistro e ainda é possível ver os sinais do tempo em que o local era um Sanatório.

O que fazer em Cholula - Mexico-Museo Regional de Cholula
Museo Regional de Cholula.

O museu fica localizado ao lado da Grande Pirâmide de Cholula.

  • Centro de Cholula – Casas Coloridas

Caminhar pelas ruas do Centro de Cholula é uma passeio bastante agradável. O casario colonial ressalta a tradição do colorido mexicano e enche o os olhos.

O que fazer em Cholula - Mexico-Centro de Cholula
Centro de Cholula e suas cores.

No centro de Cholula existem inúmeros restaurantes, bares, e cafés. Muitos bares só abrem durante a noite, quando existem muitos jovens. Já os restaurantes tem como público os turistas que vão até a cidade. Também existem muitas lojas de louças e lembranças. Vale ressaltar que em Cholula as coisas são mais baratas do que em todos os demais lugares do México. Então se for comprar lembranças, ou louças Cholula é o lugar.

Grande Piramide de Cholula-Ruas coloridas
Ruas de Cholula. 
  • Igrejas

Hernan Cortez prometeu construir em Cholula uma igreja para cada dia do ano, mas não teve exito na promessa. Ainda assim, a cidade possui centenas de igrejas por todos os lados e algumas delas são lindas. Destaque para as igrejas de Santa Maria de Tomantzintla, que fica a 5km no sul ao sul de Cholula, e a Igreja de San Francisco Acatepec, que fica a apenas 1,5 km do centro.

Como chegar em Cholula.

Cholula está localizada a cerca de 9 km da cidade de Puebla e aproximadamente 120 km da capital, a Cidade do México.

Partindo de Puebla é bem simples chegar até a cidade de Cholula. Utilizando o transporte público, existem várias linhas que fazem o trajeto e o preço é bem barato, cerca de 10 pesos. O tempo é de aproximadamente 1 hora.

Também existe um trem turístico de Puebla a Cholula que faz o trajeto em cerca de 40 minutos. São 3 horários durante a semana e 4 horários nos sábados, domingos e feriados. O preço é de 60 pesos para turistas estrangeiros.

Partindo da Cidade do México, a empresa Estrella Roja, parte do Terminal de Buses Oriente (TAPO) e tem ônibus direto para Cholula. O preço é aproximadamente 140 pesos.

Da cidade do México e de Puebla também partem tours de agências de viagens.

Outra opção é alugar um carro na Cidade do México, ou em Puebla.