O Que Ver e Fazer em Estocolmo – 10 Atrações Turísticas

A capital sueca combina arquitectura moderna com os clássicos edifícios em tons terracota. É considerada uma das mais belas cidades da Escandinávia, e uma das capitais europeias com melhor qualidade de vida.

As nossas sugestões de visitas e actividades em Estocolmo incluem o centro histórico, museus emblemáticos da cidade (alguns com entrada gratuita), passeios de barco, e até lojas de design sueco.

1. Gamla Stan

Visita ao centro histórico de Estocolmo

Gamla Stan

Gamla Stan corresponde ao núcleo histórico da capital sueca, por vezes chamado “cidade velha”, fundado sobre a ilha de Stadsholmen, em 1252. Nesta área de ruelas e becos medievais, encontram-se os edifícios mais antigos da capital em torno da praça principal Stortorget. Para além do Palácio Real, na cidade velha vai encontrar a Catedral de Estocolmo, o Museu Nobel e o restaurante Den Gyldene Freden que, de acordo com livro do Guiness, é o mais antigo estabelecimento do mundo que se mantém inalterado (com traços de taberna do século XVIII) desde que abriu em 1722.

2. Museu Vasa

Navio de guerra Vasa

Localizado na ilha de Djurgården, o Museu Vasa alberga o navio de guerra do século XVII que naufragou na sua viagem inaugural, em 1628, após velejar menos de uma milha na baía de Estocolmo. Após tentativas para recuperar os canhões, o navio com 69 metros de comprimento foi esquecido durante mais de 300 anos. Em 1961, foi encontrado com o casco quase intacto e recuperado para o museu.

3. Ilha de Djurgården

Museu Nórdico

A ilha de Djurgården é um oásis tranquilo no meio de Estocolmo. Para além de museus como o Vasa, o Skansen, o museu Nórdico e o museu dos Abba, a ilha oferece parques e actividades para as famílias. Acessível de autocarro e ferry, num dia de sol aproveite para fazer a pé o trajecto ao longo da Strandvägen, entre o Teatro Dramático Real e a ponte de Djurgårdsbron.

4. Passeio de Barco

Passeios de Barco - Estocolmo

Passeios de Barco em Estocolmo

Um passeio de barco é uma das melhores formas para descobrir Estocolmo. Under the Bridges, operado pela companhia Stromma, é o passeio turístico mais completo, que visita as principais atrações de Estocolmo, passando sob 15 pontes. O passeio tem a duração de 2h15, e funciona entre Abril a Dezembro. No Inverno, é substituído pelo Stockholm Winter Tour. Uma alternativa mais barata é viajar nos ferries que fazem parte do sistema de transportes públicos de Estocolmo. O ferry de Djurgården liga Slussen à ilha de Djurgården passando por Gamla Stan. Pode usar o SL Card ou comprar o bilhete no cais.

5. Museu ao Ar Livre Skansen

Casa típica em Skansen

Localizado na ilha de Djurgården, Skansen é o mais antigo museu ao ar livre do mundo, datado de 1891. Para além de albergar o jardim zoológico, com espécies nativas, Skansen é uma espécie de mini Suécia pré-industrial, com 150 quintas e casas típicas de diferentes regiões do país. São feitas demonstrações das ferramentas e de várias facetas da vida no século XIX. É também neste local que se celebram diversas tradições suecas, como o sol da meia-noite, e festa de Santa Lúcia.

6. Stadshuset (Câmara Municipal)

Stadshuset

Stadshuset é o edifício da Câmara Municipal de Estocolmo, e um dos ícones da capital sueca. É aqui que todos os anos tem lugar o luxuoso banquete que presta homenagem aos vencedores dos prémios Nobel. Quem não tiver sido convidado, terá de se contentar com uma refeição no Stadshuskällaren, o restaurante que tem servido os menus do banquete desde 1901.

7. Museu Medieval

Medeltidsmuseet

Interior do Museu Medieval (Medeltidsmuseet)

Sob a ponte Norrbro, que liga Gamla Stan à pequena ilha de Helgeandsholmen, vai encontrar o Museu Medieval de Estocolmo, que preserva vestígios arqueológicos que remontam a 1530 (parte da muralha mandada construir por Gustavus Vasa e da igreja medieval Helgeandshuset), descobertos no decorrer de obras de recuperação do Riksdagshuset (edifício do Parlamento sueco) e da construção de garagens sob os jardins Riksplan.

O museu retrata ainda o desenvolvimento da cidade de Estocolmo durante a Idade Média, através de reconstruções fiéis de casas típicas, mercados e oficinas, com recurso a elementos multimédia. A entrada é gratuita. O museu encerra à segunda-feira.

8. Mercados de Estocolmo

Bancas de frutas e legumes em Hötorget

Os mercados são sempre excelentes locais para observar a vida local. O mercado coberto de Östermalm data de 1888, e possui bancas onde se vendem todo o tipo de produtos locais, como legumes, carne, peixe, queijo, chocolate. Nos restaurantes, pode provar as especialidades suecas, com destaque para o peixe e o marisco. Na Hötorget, uma praça no centro de Estocolmo, vai encontrar bancas de frutas e legumes, que ao domingo dão lugar a uma feira da ladra.

9. Design Sueco

O design sueco é conhecido por desafiar a estética tradicional. Não perca os produtos únicos das lojas de Estocolmo. A Bookbinders confere estilo a artigos de papelaria, desde simples cadernos a caixas, passando por agendas e álbuns de fotografias.

Na Designtorget, os artigos do dia-a-dia criados por promissores designers suecos são colocados ao lado de artigos de designers suecos de renome. Os artigos são seleccionados por um júri para venda exclusiva nestas lojas em função de critérios de estilo, funcionalidade e inovação. Os artigos para o lar da Svenskt Tenn são também famosos. Tecidos estampados, originais vasos em vidro ou latão, e almofadas com o cunho do design sueco, são alguns dos artigos que pode encontrar nesta loja.

10. Museu de Artilharia

Palácio Real

Apesar de fazer parte do Palácio Real de Estocolmo, o Museu de Artilharia (Livrustkammaren) pode ser visitado em separado. Trata-se do mais antigo museu de Estocolmo e exibe armas de fogo e uniformes históricos da Coroa sueca. A entrada é gratuita. O museu abre todos os dias nos meses de Verão; no Inverno, encerra à segunda.

Outros Artigos