Cidades da Irlanda: O Que Ver em Dublin e Cork

Dublin é a capital e a maior cidade, com mais de um milhão de habitantes. A cidade de Cork, situada nas margens do rio Lee, é a segunda maior cidade da Irlanda com cerca de 200 mil habitantes.

Dublin

Cidades da Irlanda

Trinity College em Dublin

Dividida pelo rio Liffey, o centro da capital agita-se com uma imensa variedade de lojas, restaurantes e bares. As ruas Georgianas, a cerveja Guiness, o escritor James Joyce e os pubs são os ex-libris da cidade.

Dos locais a visitar, destacam-se:

  • Trinity College: A universidade mais antiga da Irlanda conta com alguns dos nomes mais famosos do país entre os seus alunos, como sejam Jonathan Swift, Oliver Goldsmith e Theobold Wolfe.
  • Fábrica da Cerveja Guiness (Guinness Storehouse): É o local para descobrir tudo sobre todos os tipos de cerveja stout.
  • Catedral de Christ Church: Também conhecida como Catedral da Santíssima Trindade, data do ano de 1030, sendo a mais antiga das duas catedrais protestantes de Dublin, juntamente com a Catedral de São Patrício.
  • Galeria Nacional da Irlanda: Inclui mais de 2.500 quadros e 14 mil obras de arte (aguarelas, desenhos, esculturas) irlandesas e europeias. A entrada para a exposição permanente é gratuita.
  • Castelo de Dublin: Foi a sede do governo britânico até à Independência da Irlanda. Actualmente, está aberto ao público e a entrada é livre.
  • Temple Bar: Trata-se de uma área caracterizada por ruas estreitas e empedradas, recheadas de lojas invulgares, excelentes restaurantes e locais de entretenimento nocturno.

Cork

Vista de Cork

O condado de Cork é uma região admirável da Irlanda, e a sua principal cidade está associada há quase um século com o melhor da literatura, da música e do cinema.

Numa vista a esta cidade irlandesa, os destaques incluem:

  • Old English Market: Situado na Grand Parade, o antigo mercado inglês é considerado o melhor mercado de produtos alimentares da Irlanda.
  • Igreja de Santa Ana (St. Anne’s Church): Conserva os oito sinos originais datados do século XVIII.
  • Castelo de Blarney: Esta fortificação do século XV, localizada na proximidade da cidade, é uma das suas principais atracções turísticas. Para além do local e da sua envolvência, muitos são os que se aventuram a beijar a Pedra de Blarney, também conhecida como Pedra da Eloquência. Mas ganhar o dom da palavra não é tarefa fácil. A pedra encontra-se sob uma ameia; para a beijar, é necessário deitar-se e inclinar-se para trás, o que só é possível com ajuda de alguém.

Como Ir

A Aer Lingus voa directamente de Lisboa e Faro para Dublin por tarifas desde 103€ ida e volta. A companhia irlandesa também faz o trajecto directo entre Lisboa e Cork com tarifas a partir de 98€.

Onde Ficar em Dublin e Cork

Em Cork, o destaque vai para o River Lee Hotel, localizado nas margens do rio. O Clayton Hotel Cork City é outra boa opção. O hotel está localizado em frente à Câmara Municipal, e também oferece vistas do rio Lee.

Outros Artigos