À Descoberta de Colónia do Sacramento no Uruguai

Colónia dispõe de excelentes acessibilidade a partir de Buenos Aires (menos de uma hora de viagem de ferry) e de Montevidéu (cerca de duas horas de automóvel), sendo um destino perfeito para fazer uma visita de dia inteiro a partir destas duas cidades.

Colónia de Sacramento foi fundada em 1680 pelo português Manuel Lobo, que à data era o Governador da Capitania Real do Rio de Janeiro. Ao longo de várias décadas, a cidade foi governada por portugueses e espanhóis, sendo que a partir de 1778 a cidade passou a ser administrada pela coroa espanhola.

Em 1995, o centro histórico da cidade foi elevado a Património Histórico da Humanidade pela Unesco.

O Que Ver e Fazer

Antes de começar a visita, passe pelo centro de informação turística, localizado junto ao terminal marítimo, e obtenha um mapa gratuito e um guia com informações sobre as principais atrações da cidade.

A melhor forma de descobrir Colónia é passear a pé pelo centro histórico. Os principais pontos de interesse estão concentrados numa área relativamente pequena, sendo muito fácil circular pelas ruas.

O passeio pelo casco histórico pode começar pela Porta da Cidadela ou Portón de Campo. Vire depois à esquerda e siga junto à muralha. Aprecie as vistas panorâmicas para o Rio da Prata e prossiga o passeio até à Calle de los Suspiros, um dos locais mais fotografados e pitorescos da cidade, onde se destaca a rua empedrada tipicamente portuguesa e as casas térreas coloridas que datam dos séculos XVII e XVIII.

Calle de los Suspiros

Calle de los Suspiros

Continue o passeio até chegar à Plaza Mayor, passando pelas ruínas do Convento de São Francisco, a Basílica del Santíssimo, a Casa de Nacarello e a Casa del Gobernador. Nesta área, não deixe de visitar os Museus de Colónia de Sacramento, o do Azulejo, o Espanhol, o Português e o Municipal, e fique a conhecer a história e o património cultural da cidade.

Depois, suba até ao topo do farol, e aprecie as magníficas vistas sobre a cidade a cerca de 35 metros de altura. Para completar o passeio, dirija-se para a zona da marina e passeie ao longo da Avenida General Flores.

Farol

Farol de Colónia

Quando Ir

A cidade de Colónia do Sacramento pode ser visitada em qualquer época do ano. O clima é temperado húmido com temperaturas médias anuais de 18ºC. Nos meses de Verão, as temperaturas médias variam entre 24ºC e 26ºC e no Inverno entre 14ºC e 16ºC. A chuva está presente o ano inteiro, sendo que o período mais chuvoso ocorre entre outubro e fevereiro.

Onde Comer

Em Colónia do Sacramento, vai encontrar uma grande oferta de restaurantes com opções gastronómicas para todos os gostos. A maioria dos restaurantes está localizada no centro histórico e na Avenida General Flores.

La Florida

O restaurante La Florida é conhecido pela culinária de fusão, onde se destaca o cordeiro, o ojo de bife, o ravioloni negro de salmão, e os mexilhões com molho de queijo e caril. O restaurante está situado na Calle Florida, próximo do Portón do Campo, na entrada do centro histórico.

El Buen Suspiro

O restaurante El Buen Suspiro fica situado na Calle de los Suspiros. É um óptimo local para petiscar e saborear os famosos queijos uruguaios com um bom vinho ou provar os enchidos, as massas e as tartes. O ambiente é acolhedor e o atendimento é cordial e eficiente.

Mesón de la Plaza

O Méson de la Plaza está situado no centro histórico (Vasconcellos, 153) e uma ótima escolha para almoçar ou jantar. As especialidades apresentadas no menu incluem o raviolli de tinta com legumes e camarões e o ragout de cordeiro com vinho tinto. Para sobremesa, sugerimos os crepes de banana com gelado e o flancito de laranja.

La Parrilla Santa Rita

O restaurante Parrila Santa Rita (Calle Santa Rita y el Río) destaca-se pela diversidade de pratos que oferece, desde os pratos mais típicos da gastronomia uruguaia, passando pelos mariscos, os peixes frescos, as massas caseiras, e os pratos vegetarianos.

Como Chegar

A partir de Buenos Aires existem boas acessibilidades para Colónia do Sacramento, através dos ferries disponibilizados por três empresas.

Para viajar entre Buenos Aires e Colónia é necessário passaporte, não sendo necessário visto para permanências inferiores a 90 dias. No embarque, é aconselhável chegar pelo menos com uma hora de antecedência, pois é preciso passar pelo controlo de segurança e pelos postos de imigração argentina e uruguaia, onde se faz a recolha de impressões digitais e de uma fotografia.

Buquebus

A empresa Buquebus é melhor opção para fazer a travessia entre Buenos Aires e Colónia. O serviço funciona todos os dias com 4 travessias em cada sentido. As viagens são realizadas em embarcações rápidas que demoram cerca de 1 hora. As embarcações dispõem de serviço de bar e lojas duty free.

Uma viagem de ida e volta fica por cerca de 1170 pesos argentinos (cabine económica). Os bilhetes podem ser comprados online ou nas bilheteiras existentes na zona de embarque. O terminal do Buquebus está localizado na Avenida Antártida em Puerto Madero.

Buquebus

Interior do Buquebus

Seacat

Seacat é a opção mais económica para chegar a Colónia do Sacramento, com tarifas de ida e volta desde 1100 pesos argentinos. Existem três ligações diárias com saídas às 8h, 11h30 e 18h55.

As embarcações saem do mesmo terminal da empresa Buquebus. Os bilhetes podem ser comprados online ou no local.

Colonia Express

Colonia Express é outra das opções a considerar para chegar a Colónia. A empresa disponibiliza três travessias diárias, com preços desde 1120 pesos argentinos (ida e volta). O terminal de embarque está situado na área sul de Puerto Madero, no Terminal Internacional de Cruzeiros (Pedro de Mendoza, 330).

Outros Artigos