O Que Ver e Fazer na Letónia – 5 Atrações Turísticas

Se nunca pensou em fazer férias na Letónia, deixe-se surpreender com 5 atrações turísticas que fazem deste pequeno país um grande destino.

Riga

Visita a Riga

Edifício no centro de Riga

Riga é a capital da Letónia e a maior e mais cosmopolita metrópole dos países bálticos. Nesta cidade, visite a Riga Antiga junto ao rio Daugava, onde pode apreciar a catedral gótica e os edifícios medievais. Conheça o Mercado Central, construído em 1930, que é Património Mundial da Unesco. Com quatro pavilhões (carne, peixe, legumes e lacticínos), é o maior mercado da Europa. A arquitectura Art Nouveau é outra das atrações da capital da Letónia. Mais de um terço dos edifícios da cidade evidenciam este estilo arquitectónico, mas Alberta iela é a rua com maior concentração, onde praticamente todos os edifícios são verdadeiras obras-primas. No final da rua, encontra o Museu de Art Nouveau de Riga.

Jurmala

Vista das praias de Jurmala no Inverno

As praias de Jurmala, uma cidade costeira localizada não muito longe de Riga, estendem-se ao longo de 30 km, desde o golfo de Riga ao rio Lielupe. Embora sejam as praias e os spas as principais atrações desta região, o património mais valioso em Jurmala são as casas de madeira em estilo Art Nouveau. Não deixe de passear nas ruas Jūras e Jomas no bairro de Majori, onde vai poder apreciar alguns dos melhores exemplos. De Riga a Jurmala são cerca de 30 minutos de carro ou de transportes públicos (autocarro ou comboio).

Parque Nacional de Gauja

Castelo de Sigulda no Vale de Gauja

Localizado a uma hora de Riga, o Parque Nacional de Gauja é o maior e mais antigo parque da Letónia. Com uma enorme diversidade de fauna e paisagens, desde cavernas, fontes naturais a formações de arenito, o parque é o local ideal para fazer caminhadas nos inúmeros trilhos, explorar os castelos medievais, viajar no teleférico que liga Sigulda a Krimulda, ou quem sabe até desafiar todos os limites com uma experiência de bungee jumping 43 metros acima do rio Gauja.

Cabo Kolka

Vista de Kolka

O Cabo Kolka é o ponto de encontro entre o mar Báltico e o golfo de Riga. Durante a Primavera, dezenas de milhares de aves migratórias podem ser observadas a sobrevoar o cabo. Este é um bom local para iniciar uma visita ao Parque Nacional de Slitere, conhecido pelas florestas temperadas ao longo da costa. Numa visita a esta região, não deixe de provar o salmão fumado pelos pescadores locais.

Kuldiga

Catarata do rio Venta no Outono

Kuldiga é uma povoação nas margens do rio Venta, localizada na região ocidental da Letónia. Com um centro histórico impecavelmente conservado, a cidade revela uma combinação única entre o esplendor do Barroco e as pitorescas casas de madeira. No rio Veda, que atravessa a cidade, vai encontrar a mais larga catarata da Europa, com cerca de 110 metros, não ultrapassando 2 metros de altura, onde na Primavera e no Outono se podem ver peixes-voadores. De Riga a Kuldiga são cerca de 2 horas carro ou de transportes públicos (autocarro apenas).

Outros Artigos