Visitar Munique: roteiro 2 dias com o que ver e fazer

Visitar Munique geralmente não consta da lista “viagens de sonho” de muitos de nós. A não ser que o sonho seja assistir ao maior e melhor festival de cerveja do mundo, a Oktoberfest. Mas a capital da cerveja tem muito mais para oferecer. Munique tem uma linda e bem preservada cidade velha, castelos de conto de fadas, museus de classe mundial, parques urbanos impressionantes e tradições vivas. Especial, graciosa e terra-a-terra, descubra como tirar o melhor partido da sua visita sabendo os lugares que não pode perder em Munique para planear a sua viagem e traçar o seu roteiro.

Visitar Munique RoteiroMunique é posta em segundo plano como destino de viagem porque somos mais atraídos pela vibração de Berlim ou pelo exotismo de Hamburgo. Todavia, a verdadeira alegria alemã encontra-se na Baviera e visitar Munique é arriscar-se a encontrá-la a cada esquina.

A melhor época para visitar Munique é entre maio e outubro, os meses mais quentes quando os dias são longos e as temperaturas amenas. É nesta altura que acontecem os maiores eventos culturais e artísticos, muitos deles ao ar livre.

Visitar Munique RoteiroOs invernos são frios e neva com frequência. Munique é mundialmente famosa pela Oktoberfest (setembro-outubro), pelos mercados de Natal (novembro-dezembro), e pela posição estratégica no sopé dos Alpes e vasta oferta de estâncias de ski (dezembro a março). Não é de espantar que muita gente procure visitar Munique em dezembro.

Uma coisa é certa, Munique tem um calendário preenchido e encontra sempre uma desculpa para visitar em qualquer altura do ano.

 Onde ficar em Munique? Sugestões de alojamento

Não sabe onde ficar em Munique? A escolha da melhor zona de Munique para reservar alojamento depende do seu gosto. A cidade tem bairros cheios de personalidade e com atmosferas diferentes. Para o ajudar na tarefa de escolher onde reservar alojamento em Munique, apresentamos umas sugestões que podem satisfazer as suas necessidades.

Altstadt: animado, dentro da ação e perto dos melhores pontos de interesse de Munique, o Altstadt é a área mais prática para ficar. Claro que é também a mais procurada, e os preços sobem com a procura.

Lehel: o bairro de Lehel, a nordeste do centro, é o bairro burguês. Chique, seguro e tranquilo, com feeling de cidade oitocentista e promenade ao lado do rio Isar.

Maxvorstadt: na zona de Maxvorstadt, a oeste do centro, respira-se arte e cultura e encontram-se alojamentos a preços mais simpáticos. A Hauptbahnhof (estação central de comboios) e a universidade ficam na zona mas à noite é admiravelmente calma.

Schwabing: é uma espécie de Quartier Latin de Munique, o bairro jovem, animado, dos artistas e da boémia, vivo de dia e de noite.

 Um hotel onde já ficamos alojados em Munique foi o Arthotel Munich. Tinha ótima relação qualidade-preço e ficava perto da estação ferroviária, o que nos deu muito jeito. Para chegarmos à Marienplatz não levávamos mais que 15 minutos. O parque do Oktoberfest também é perto do parque Theresienwiese onde se realiza a Oktoberfest, portanto, tem a localização perfeita para quem vai a Munique para se divertir no festival da cerveja. O Arthotel Munich surpreendeu-nos porque, para hotel de 3 estrelas, tinha uma qualidade e serviços que só se vêem em hotéis de categoria superior. Tem um ambiente refrescante, decorado com detalhes de inspiração na pop art, o que até nos deixou agradados. Destacamos o pequeno almoço, simplesmente fantástico!

Outros dois hotéis que apresentam ótima relação qualidade-preço (e considerámos reservar) são o Hotel Bayer’s e o King’s Hotel Center Superior.

 Oktoberfest em Munique

Visitar Munique RoteiroQuando se fala em visitar Munique, toda a gente associa automaticamente à Oktoberfest. É verdade, se há cidade onde a cultura da cerveja é coisa séria, é Munique.

Esta cidade alemã é mundialmente conhecida pelas incontáveis cervejarias, biergartens e brauerei (nomeadamente a famosa Hofbräuhaus, fundada em 1589) e pelo seu festival internacional Oktoberfest.

Entre fins de setembro e inícios de outubro, consomem-se milhões de litros de cerveja mas também algumas especialidades gastronómicas da Baviera, e não são só salsichas. O ambiente festivo no parque do Theresienwiese não tem igual. Oktoberfest só há uma. Bem que a tentam copiar, mas nada lhe chega aos calcanhares.

Os pretzel de Munique são deliciosos

 O que visitar em Munique?

Muito além do mega evento que mais fama lhe trouxe, visitar Munique é sinónimo de cultura e tradição em simbiose com visão futurista. A arquitetura do centro histórico, Altstadt, oscila entre o rococó do século XVIII e o neoclassicismo do século XIX com exemplares emblemáticos da arquitetura bávara.

Quando visitar Munique, estes são os lugares a não perder para aproveitar ao máximo o que a capital da Baviera tem para oferecer e planear o seu roteiro de Munique.

 Dica: a melhor maneira de conhecer a cidade é a pé. A maioria dos lugares a não perder na sua próxima viagem a Munique que aqui apontamos, são acessíveis a pé. Ou considere alugar uma bicicleta, Munique tem excelentes ciclovias.

Marienplatz e o Centro Histórico, Altstadt

Visitar Munique RoteiroImperdível! A praça Marienplatz é o coração de Munique desde o século XII e é um verdadeiro must em qualquer roteiro de Munique que se preze. Deambule e demore-se por lá. Entre a monumentalidade dos edifícios deste centro histórico e arquitetónico, encontra duas Rathaus: a Câmara Municipal Velha, com cara lavada, e a gótica e altiva Câmara Municipal Nova.

Esta aloja o Glockenspiel, um mecanismo rudimentar que, diária e pontualmente às 11h e às 12h, atrai multidões para ouvir o carrilhão de sinos ao som do qual uns bonecos dançam, desde o século XIX. Tem a reputação de ser uma das atrações turísticas mais dececionantes a par da Pequena Sereia de Copenhaga e do Manneken Pis de Bruxelas, mas não deixa de ser algo curioso e até hilariante. Basta ir com baixas expectativas e acaba por se divertir.

No centro da praça tem a Coluna de Santa Maria. Na Idade Média tinham aqui lugar torneios e mercados. Desses tempos ficou a tradição do Mercado de Natal, um dos melhores da Alemanha.

Cervejaria Hofbräuhaus

Explorando mais do centro histórico em redor da Marienplatz, não perca a famosa cervejaria Hofbräuhaus. Mais bávaro do que isto é impossível. Se não puder ir a mais nenhuma, esta é a cervejaria onde pode degustar pratos típicos da região religiosamente regados com cerveja. A seleção é de alucinar e os preços até não estão mal para o local tão turístico que é. E afinal de contas um roteiro de Munique tem que incluir uma Brauerei.

Viktualienmarkt

Também colado à Marienplatz, o Viktualienmarkt é um dos mercados mais conhecidos da Alemanha onde pode satisfazer o seu apetite por experiências gastronómicas. E no que a mercados diz respeito, Munique tem-nos todos, desde os mais locais aos mais internacionais, passando por feiras da ladra e gastronómicos.

Igrejas

As igrejas em Munique marcam a linha do horizonte e a joia da coroa é a Catedral de Nossa Senhora, Frauenkirche. Aliás, há uma lei em Munique: nenhum edifício pode ultrapassar as torres gémeas da Fraunkirche. Curiosidades acerca desta catedral são as cúpulas das torres inspiradas no Templo da Rocha de Jerusalém e a lenda do Teufelstritt (a pegada do diabo) enganado com a promessa que a catedral não teria nenhuma janela – parece que o diabo não tem sorte nenhuma com as igrejas alemãs.

Visitar Munique Roteiro

No que diz respeito a igrejas, em Munique não há duas iguais. Se por fora são admiráveis, os interiores competem em unicidade, opulência e maravilhamento decorativo.

Na mesma rua, Weinstrasse, também terá a oportunidade de descobrir a igreja Theatinerkirche com uma típica fachada rococó. E aproveite para apreciar mais uma mão cheia de belezas arquitetónicas em redor da Odeonsplatz.

Recomendamos fortemente uma visita à Igreja de São Pedro. A mais antiga igreja de Munique, identificável pelos dois relógios em cada fachada da torre sineira, é acarinhada pelos locais designando-a de Alter Peter, Pedro Velho.

Visitar Munique Roteiro
Igreja de São Pedro

Para as melhores vistas sobre o centro de Munique, clame por tudo o que há de desportista em si e suba os 299 degraus da torre. Prometemos que vale a pena o esforço. Se tiver sorte e apanhar um dia bem limpo, ainda vê os Alpes. Vai ser literalmente o ponto mais alto do seu roteiro de Munique!

Jardins e Parques

Visitar Munique Roteiro
Jardim Inglês

Munique não tem competição no que a espaços verdes diz respeito. O maior parque urbano é o Jardim Inglês e não chega um dia para conhecer os cantos todos. Mas há um que tem que ver com os seus próprios olhos para acreditar: é possível surfar no centro de Munique. Leu bem. A Eisbachwelle é uma onda permanente surfável o ano inteiro. Portanto, não se ria quando vir um surfista a carregar a prancha ano meio de Munique.

Visitar Munique Roteiro
Parque Olímpico

Parque Olímpico é outro espaço verde obrigatório em qualquer roteiro de Munique. Construído para os Jogos Olímpicos de 1972, manchado pelo rapto e assassinato de atletas israelitas, situa-se em colinas artificiais. Por baixo estão os destroços resultantes dos bombardeamentos que destruíram Munique na Segunda Guerra Mundial. Estão longe esses tempos negros e hoje é o local de eleição para prática desportiva, com lagos a convidar a banhos e espaços para concertos.

Melhores Palácios a visitar em Munique

Todos sabem que a Alemanha é pródiga em palácios de contos de fadas. A Baviera reúne alguns dos mais belos e ricamente decorados e Munique é a base ideal para os conhecer.

Visitar Munique Roteiro
Nymphenburg

Na cidade tem o opulento complexo palaciano e museu Residenz. Ou o Nymphenburg (tradução literal, Castelo das Ninfas), exemplo máximo da arquitetura barroca e principal residência de verão dos antigos governantes bávaros da Casa de Wittelsbach, rodeado de jardins barrocos de sonho.

Adicione um dia ao seu roteiro de Munique e vá conhecer o Neuschwanstein

Mas a verdadeira visita a um palácio de conto de fadas só com uma viagem pelas montanhas da Baviera até Neuschwanstein. Diz-se que foi a fonte de inspiração de Walt Disney. Considerado um dos castelos mais belos do mundo, é também tido como uma obra arquitetónica soberba, fruto da mente megalómana de Ludwig II.

Museus de Munique

Na categoria museus, um adepto de coleções soberbas de arte ou história não tem mãos a medir ao visitar Munique. O Deutsches Museum especializa-se em ciência e tecnologia e é o maior do mundo.

Museu da BMW

Amantes da arte terão muitas dificuldades em escolher mas um bom ponto de partida é o complexo das “pinacotecas”: Pinakothek der Moderne, com a maior coleção de arte moderna da Alemanha , Alte Pinakothek e Neue Pinkothek, um manancial de arte desde o século XIV ao século XX. Numa tónica distinta, o Museu da BMW é um must-see para os apaixonados das altas rotações num edifício futurista de deixar o queixo caído.

 Tours a partir de Munique

Existem várias excursões de um dia que pode fazer a partir de Munique. Clique nos links abaixo para ver as nossas favoritas, ler reviews e fazer as suas reservas:

 Dica: Na escolha dos tours, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às excursões e actividades que têm boas reviews e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.

 Munique: Mapa dos principais pontos turísticos a visitar


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa de Munique com os principais pontos de interesse turístico a visitar.

Outros Artigos