As jardineiras são uma das paixões de Rita Rugeroni — e lançou uma marca para os miúdos

Caso ouça rádio no carro nas deslocações matinais para o trabalho ou para ir pôr os miúdos à escola é provável que já tenha ouvido a voz de Rita Rugeroni. A locutora da Comercial é conhecida pela sua personalidade extrovertida e estilo brincalhão e descontraído. Características que se refletem na marca Favorite People que lançou a 1 de setembro com a irmã Madalena.

“Ela [Madalena] é uma das minhas pessoas favoritas”, conta Rita, 39 anos, à NiT. Também adora os seus três filhos e foi graças a estas pessoas que admira que surgiu o nome da etiqueta. Os modelos também foram criados a pensar nos mais novo s, claro. “Há muito tempo que queria lançar uma coisa minha em paralelo com a rádio, algo que envolvesse miúdos”, recorda. Antes de chegar a este conceito já tinha pensado em restaurantes e até organização de festas. Durante uma noite em que não conseguia pregar olho foi a ideia de criar uma marca de roupa lhe veio à cabeça.

Fez uma pesquisa intensiva e rapidamente percebeu que jardineiras existem muitas. No entanto, poucas são divertidas e únicas como as da Favorite People, que primam por padrões berrantes, coloridos e divertidos, características que resumem perfeitamente os mais pequenos.

E são uma peça que Rita Rugeroni não dispensa: “É algo que gosto muito e sempre usei durante toda a minha vida. E os miúdos também as adoram porque são confortáveis. Quis criar uma marca de monoproduto”, como forma de dar resposta a uma lacuna no mercado. “Queríamos oferecer algo irreverente, divertido e cool”, resume.

O packaging das jardineiras segue à risca o conceito do projeto. As diferentes propostas vêm em caixas de pizza, mas há uma razão por detrás desta escolha. “Nelas diz que somos a escolha número dois dos miúdos, porque a número um será sempre a pizza”, brinca a fundadora. “Não temos medo de ficar em segundo lugar.”

As irmãs demoraram cerca de um ano até terem o projeto concluído. O processo foi intenso e muitas vezes desafiante.  Além da falta de know how sobre o mundo têxtil, viram-se confrontadas com os impactos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. “Tivemos de lidar com o aumento do custo das matérias-primas. Desde março que sentimos muito a muita dificuldade em gerir os preços de venda, de compra e fornecedores. Uma caixa de pizza tinha um valor em janeiro e em março já custava, por exemplo, mais 25 por cento”, explica. Porém, deram “muito ao litro”, foram resilientes e fizeram com que as suas ideias se tornassem numa realidade.

E como o mundo do futuro pertence àqueles que atualmente são apenas miúdos, quiseram ter uma vertente de sustentabilidade. Ainda não utilizam materiais reciclado, porque sentem que precisam de aprofundar o conhecimento dentro dessa área para tomarem decisões conscientes. Aa jardineiras são feitas com 100 por cento de algodão e têm uma enorme durabilidade. O objetivo é que passem de geração em geração, quase como um legado familiar. “Favorite People Last a Lifetime” (“as pessoas favoritas duram uma vida inteira”), explica.

São produzidas numa fábrica no norte de Portugal — mas vendem online para todo o mundo. “Temos aqui muito material de boa qualidade, e assim também sabemos que a mão de obra não é explorada”, explica Rita em relação ao porquê desta decisão. E também é uma boa ajuda para o mercado nacional, claro.

A radialista confessa que estava assustada com o feedback que pudesse receber, mas este tem sido positivo — afinal, o negócio reflete a sua personalidade. “Quem me conhecer olha para a marca e vê muito de mim: a forma como me visto, como falo, como me dou com os outros. Também foi uma boa forma de aprendizagem”, realça a locutora da Rádio Comercial.

Por enquanto, a Favorite People apenas produz jardineiras para miúdos, mas já receberam milhares de pedidos para fazerem modelos para adultos — mantendo, claro, os padrões fofinhos. “Queremos ser uma marca de referência, e ideias não nos faltam”, conclui. As peças que estão disponíveis no site da Favorite People e custam 69,90€ cada.

Outros Artigos