Brilho nunca é demais: a tendência das peças metalizadas une o passado e o futuro

O fluxo da moda assume duas direções. Por vezes, observamos fenómenos do street style a invadirem as passarelas, mas também é frequente as ruas adotarem tendências ditadas por designers. É neste segundo cenário que surge a febre das roupas com efeito metalizado, que já não fazem apenas parte do imaginário dos anos 80 ou de um contexto festivo.

A premissa do estilo passa por uma estética que remete para o futurismo, mas sem perder a contemporaneidade e o caráter prático indispensáveis para o dia a dia. Acaba por ser uma forma de elevar o look, tornando uma blusa básica num verdadeiro statement ou sendo a combinação perfeita com um par de jeans.

Não é estranho, portanto, que a Paco Rabanne, que construiu a sua identidade em torno do retrofuturismo, seja uma fonte de inspiração. Nas suas propostas para a primavera-verão de 2023, apoiou-se em todo o seu glitz e glamour para uma coleção que capta o melhor das cores metálicas. Afinal, falamos da insígnia que apresentou os tops de malha metálica ao mundo.

Em calças, saias ou vestidos, as peças que seguem este efeito são múltiplas. No entanto, são as saias em tons metálicos, normalmente plissadas, que têm vindo a conquistar mais espaço no guarda-roupa das entusiastas da moda. Surgem em tamanho maxi ou midi, revestidas de vários tons, e são usadas no dia a dia por várias mulheres que não têm receio de opções mais vistosas.

Como é habitual, celebridades como Rihanna, Kendall Jenner e Bella Hadid foram as primeiras a dar o passo nesta direção. Seguiram-se várias influencers espalhadas pelo mundo até que, sem darmos por isso, também os escaparates das lojas começaram a mostrar que a adesão ao estilo é um caminho sem volta.

É claro que há formas mais eficazes de usar peças metalizadas do que outras. Um desses caminhos é conjugá-las com peças em tons mais neutros, como o bege ou o cinza, balançando a sobriedade com a força visual do brilho emanado. Uma produção visual que junte este efeito a peças de alfaiataria torna o visual ainda mais sofisticado.

No caso de ainda estar cética, pode começar aos poucos por acessórios. Afinal, existem muitas carteiras ou sapatilhas que resultam na perfeição com um look mais simples.

Uma das vantagens é que não se limita a uma só estação. Os casacos puffer, por exemplo, são uma das peças de inverno que têm feito sucesso e que prometem continuar a fazer furor. Enquanto a altura de explorar esta tendência nos casacos não chega, resta apostar nos tops, nos vestidos curtos em tubo e nas saias.

Veja na galeria para ficar a conhecer várias peças metalizadas para adicionar ao seu armário.

Outros Artigos