Cléo Studio: a nova marca de biquínis pensada para quem tem cicatrizes

Quando a prima Rosa morreu devido a um cancro no estômago, Cláudia Andrade, conhecida como Cléo, descobriu que tem um gene raro chamado CDH1, que é responsável pelo desenvolvimento precoce de cancro do estômago e da mama. Essa descoberta permitiu que boa parte da família fosse salva a tempo de complicações maiores, mas não evitou que aos 22 anos tivesse que submeter-se a uma gastrectomia total que lhe retirou o estômago, onde já tinha cancro numa fase inicial. Atualmente, com 25 anos, acabou de lançar a sua própria marca de biquínis.

A Cléo Studio nasceu a 6 de junho, segunda-feira, juntamente com a sua primeira coleção, Scars — cuja tradução é cicatrizes. Além de ser um projeto que Cléo queria concretizar há muito, até porque é designer de moda, tem muitas particularidades pensadas especialmente para quem tem cicatrizes de algum tipo.

“Retiraram-me o estômago na totalidade em 2019 e correu tudo bem. A partir daí, entrei numa comunidade internacional de doentes sem estômago cujo símbolo é um cavalo marinho, um animal que também não tem estômago”, explica Cléo Andrade

.

Daí percebe-se melhor o motivo pelo qual o logótipo da sua marca é também um cavalo marinho. Entre os outros detalhes da Cléo Studio está um dos seus slogans “A shape that fits your scar”, que poderá ser traduzido livremente como “um modelo que se adapta à tua cicatriz”, e que mostra como a marca está pensada para ser inclusiva.

“Sempre quis lançar uma coleção de biquínis e gostava de poder chegar a mais pessoas. Por isso, a coleção tem pormenores que lembram cicatrizes e que ajudam também a aceitá-las”, diz, acrescentando: “É algo que há muito queria fazer, ultrapassei [a doença] e agora é o momento de fazer o que sempre quis”.

A ideia começou em 2021, quando Cléo começou também a desenhar os modelos. Tinha feito um curso especializado em biquínis e em fevereiro deste ano passou a procurar materiais, fazer moldes e encontrar a costureira ideal para materializar as ideias. Tudo é feito à mão, no Porto, em coleções pequenas e cheias de detalhes.

Esses detalhes estão, por exemplo, nos franzidos dos vários modelos, que querem simbolizar as cicatrizes, ou nos cortes assimétricos, que pretendem mostrar como não temos que ser simétricos para sermos bonitos ou perfeitos à nossa maneira. Muitos dos modelos são também multiposições ou têm cortes especiais que permitem que todos encontrem um que possa ajustar-se às suas cicatrizes.

A primeira coleção da marca tem quatro modelos — três de biquínis e um de fato de banho —, sendo que cada um é uma homenagem a uma mulher especial para Cléo e com uma história de vida inspiradora, como a prima Rosa ou a própria mãe. Há o conjunto Alice, inspirado numa mulher resiliente e multifacetada, que se expressa no facto de ser um biquíni realmente versátil, uma espécie de três em um que pode ser usado sem mangas, com manga curta e com manga comprida.

O conjunto Edna é inspirado numa mulher sensível e intuitiva, tem um corte de triângulo mais simples mas complementado com um cinto de franzidos (cicatrizes) na parte de baixo. Por sua vez, o conjunto Rosa é inspirado numa mulher forte e lutadora, com cueca de cintura baixa e uma parte de cima assimétrica. O fato de banho Maria está inspirado numa mulher bondosa e de sorriso fácil, com um decote profundo e um cinto de franzidos.

Cada um dos quatro modelos está disponível em duas cores diferentes e os preços variam entre os 120€ e os 136€. Pode comprá-los através das redes sociais, enquanto o site da marca não está pronto.

Entre os próximos planos da marca, que se orgulha de ser sustentável e usar materiais reciclados nos tecidos, está a conclusão do site e, idealmente, a chegada a pontos de venda físicos e, mais tarde, ao estrangeiro. Depois, o objetivo será ir acrescentando outras peças que não sejam apenas de swimwear.

Veja na galeria para descobrir as peças da Cléo Studio.

Outros Artigos