RUMO A POLINÉSIA FRANCESA

Chegar lá não é das tarefas mais fáceis. É distante! Também não é um destino barato. Mas, certamente é um belo investimento em nome do amor e da felicidade.
Bangalôs sobre a água, um sonho no Tahiti.

Desde que o capitão francês Louis-Antoine de Bougainville atracou no arquipélago, em 1768 e espalhou para o mundo que havia encontrado o “Jardim do Éden”, o lugar passou a habitar o imaginário coletivo dos casais apaixonados.

É um privilégio poder desfrutar desse paraíso perdido, com alguém especial, em bangalôs sobre essa água azul cristalina.

Convido vocês a embarcarem nessa viagem.

TAHITI, A PORTA DE ENTRADA

Polinésia Francesa – chamada pelos locais de “Tahiti e suas Ilhas” – é formada por um conglomerado de 118 ilhas e atóis divididos em cinco arquipélagos paradisíacos, no Pacífico Sul (Ilhas da Sociedade – onde ficam as famosas ilhas Bora Bora e Moorea; Marquesas; Austrais; Mangarevas e Tuamotu).

De todas elas, apenas 12 ilhas têm infraestrutura para receber turistas. As outras são praticamente inabitadas e só podem ser alcançadas por embarcações particulares. É muito comum ver as pessoas chamando todo o arquipélago de Tahiti, embora esse seja o nome apenas da ilha mais conhecida.

A região se formou devido a grandes erupções vulcânicas e ocupa uma área gigantesca. É enorme e longe de tudo. A Nova Zelândia é a vizinha mais próxima e está a mais de 4 mil quilômetros de distância.

Sendo a ilha do Tahiti, a maior, a mais populosa (250 mil habitantes) e onde fica a sede do governo, ela serve como porta de entrada para qualquer viajante que vá a Polinésia Francesa. Sua capital é Papeete. E saiba com antecedência que a ilha não oferece grandes atrativos, além de um belo pôr do sol. Mas, como todos os voos internacionais chegam no aeroporto de Papeete (PPT) e geralmente em horários muito ruins, no final do dia ou de madrugada, é preciso dormir em Papeete para partir para as ilhas de sonho no dia seguinte. Então, já que está por ali, aproveite para dar uma circulada, conhecer o centro, comprar umas pérolas negras, ir ao mercado e comer num bom restaurante (indico Lotus, Coco ou Belvedere).

Mapa da Polinésia Francesa.

COMO CHEGAR NO PARAÍSO

O voo mais rápido para Papete de Portugal dura 30h 10m (Lisboa Humberto Delgado para Papete Faaa). Há 3 companhias aéreas com voos para Papete, como a American Airlines, a United Airlines e a Air France.

Quais empresas operam serviços entre Portugal e Taiti, Polinésia Francesa?

COMPANHIAS AÉREAS

American Airlines

Air Tahiti

Air France

French Bee

Air Tahiti Nui

O Tahiti é distante, mas vale cada minuto de voo.

COMO CIRCULAR PELAS ILHAS

Morea
 é a ilha mais próxima do Tahiti e uma das mais visitadas. O melhor modo de chegar em Moorea é de Ferry Aremiti. Já, para as demais ilhas – Bora Bora, Huahine, Taha’a, Raiatea, TetiaroaRangiroaTikehau, Fakarava, Manihi, Marquesas – os voos domésticos da Air Tahiti são a melhor opção. Esses deslocamentos não são muito baratos. Vale a pena comprar todos os voos num passe aéreo disponível no site da companhia.

PARA APROVEITAR O SOL


O ideal é conhecer a Polinésia Francesa numa época ensolarada. De maio a outubro é considerado inverno, ou seja, não costuma chover muito. A altíssima temporada é no mês de setembro, quando são férias escolares e as baleias jubarte estão na área. O verão vai de novembro a abril, essa época é mais chuvosa, e pode ter ventos fortes e furacões, especialmente em janeiro. As temperaturas ao longo do ano costumam ficar entre 20 e 30 graus.

Embarcação típica da Polinésia Francesa, piroga.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Os cidadãos de nacionalidade Portuguesa não necessitam de visto para entrada no país. É obrigatório passaporte com validade mínima de 6 meses a contar desde a data de regresso da sua viagem. Os viajantes de outras nacionalidades deverão entrar em contacto com a embaixada e informar-se sobre as condições de entrada no país.MOEDA

A moeda oficial é o Franco Polinésio, XPF. Prefira levar euros para trocar no Tahiti. Cartões de crédito são aceitos na maioria dos lugares. No entanto, quando for para as ilhas menores leve dinheiro. Cotação: 1 euro vale 119 francos polinésios.

Outros Artigos