10 parkas com capuz para enfrentar sem medo os próximos dias de chuva

Criadas pelos membros da tribo Caribou Inuit para se manterem quentes no frio canadiano, as parkas eram originalmente feitas de pele de foca ou rena coberta com óleo de peixe para se tornarem impermeáveis.

Durante a guerra entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul (que decorreu entre 1950 e 1953) as tropas dos Estados Unidos começaram a usar uma versão modernizada deste tipo de agasalho, a que acrescentaram um pormenor: o cordão na bainha que permitia apertar o casaco às pernas para manter o corpo quente.

Quando o conflito terminou e os militares regressaram a casa, trouxeram as parkas com eles. Ao longo das décadas seguintes, foram sendo reinterpretadas por retalhistas e designers. Tornaram-se mesmo numa peça de moda nos anos 90, muito graças a Liam Gallagher, o vocalista dos Oasis, que as usava durante os concertos e até em red carpets de eventos.

parka

O artista britânico Liam Gallagher com uma parka durante um concerto, em 2017.

Caso ainda não o saiba, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera indica que o tempo vai piorar já esta quinta-feira, 28 de outubro. Já há nove distritos do continente com aviso amarelo do IPMA por causa da chuva que se espera — Lisboa e Porto são dois deles. Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Vila Real, Viseu, Coimbra e Leiria são os restantes.

Antes de sair de casa, o melhor é pegar numa parka para se proteger da chuva. Se ainda não tem uma no armário, veja na galeria para conhecer algumas sugestões.

Outros Artigos