Estocolmo é Capital Verde da União Europeia

Este prémio consagra uma das cidades da Europa que mais tem feito para o desenvolvimento urbano sustentável e para a qualidade de vida dos cidadãos. Este é mais um motivo para visitar uma das cidades mais fascinantes da Escandinávia.

A iniciativa “Capital Verde Europeia” foi lançada pela Comissão Europeia com o intuito de distinguir anualmente a cidade com melhor desempenho ambiental.

Este ano, a cidade eleita foi Estocolmo, que se destacou pela implementação de medidas ambientais de grande alcance, como a redução do tráfego automóvel através da cobrança de taxas à entrada da cidade; a diminuição das emissões de gases com efeitos de estufa; a adopção de um sistema integrado para a gestão e tratamento dos resíduos urbanos; e a construção de novos espaços verdes que permitem que actualmente, qualquer habitante da capital esteja abrangido por uma área verde a menos de 300 metros da sua área de residência.

Estocolmo - Capital Verde Europeia

Estocolmo – Capital Verde Europeia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com estas medidas foi possível reduzir a circulação de veículos na cidade (100 mil), o lixo deixou de ser depositado em aterros e passou a ser utilizado para o aquecimento de casas e para a produção de electricidade e quase um terço dos cidadãos, que entram na capital sueca, fazem-no através dos transportes públicos, sendo que mais de dois terços circulam de metro ou autocarro no interior da cidade.

Estocolmo tornou-se, assim, na primeira capital a ganhar este galardão, ficando à frente de 35 cidades concorrentes.

As questões ambientais estão cada vez mais na ordem do dia e algumas cidades têm vindo a apostar nesta temática como forma de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e procurando projectar o seu nome enquanto destino turístico amigo do ambiente.

Se pretende visitar a capital sueca, saiba que a TAP mantém assegura ligações directas entre Lisboa e Estocolmo, com tarifas a partir de 225 euros. Em períodos promocionais a Lufthansa oferece voos a partir de 179 euros com partidas de Lisboa e Porto, via Munique.

Essen é a Capital Verde Europeia 2017 - TV Europa

Estocolmo eleita a primeira "Capital Verde Europeia"

Outros Artigos