Trinidad, a cidade que realmente parou no tempo.

Trinidad – Cuba

Fundada em 1514 pelo conquistador espanhol Diego Velázquez, a impressão que se tem quando se chega à Trinidad, é de que estamos em pleno período colonial.

Seja pelas ruas de pedras, pelas pequenas casas coloridas, ou pelos grandes casarões construídos com o dinheiro do comércio de escravos e do cultivo de açúcar, Trinidad é uma verdadeira viagem ao passado.

o que fazer em Trinidad - Cuba
Trinidad – Cuba.

Trinidad fica na província de Sancti Spíritus, a cerca de 350 km a oriente da capital cubana. No período de 1850 até 1950, Trinidad esteve praticamente isolada de Havana e da maioria das principais cidades cubanas, por este motivo, a cidade não possui construções mais modernas e mantém o cenário colonial.

Em 1965 Trinidad  tornou-se o Monumento Nacional e no ano de 1988 foi declarada pela UNESCO, como Patrimônio da Humanidade. Este titulo da UNESCO, fez com que a quantidade de turistas que visitam a cidade tivesse um grande crescimento. Atualmente a cidade é uma das mais visitadas de Cuba e com as mudanças que estão acontecendo, Cuba ganhou mais holofotes e o número de turistas vem aumentando a cada ano.

Trinidad_Cuba-Calles
Ruas de Trinidad.

O que fazer em Trinidad

A primeira coisa a fazer em Trinidad, é fazer uma boa caminhada pelas ruas do centro histórico! Surpreenda-se com a beleza da pequena cidade que é considerada como uma das mais bonitas de Cuba!

Trinidad_Cuba-Interior
Aquele clima bucólico de Trinidad.
Trinidad_Cuba-Detalhes
Detalhes.
Trinidad_Cuba-Carros
Os carros de Cuba são um verdadeiro atrativo.

Centro Histórico de Trinidad.

No centro histórico inicie o passeio pela Plaza Mayor. Esta praça está cercada de belas edificações e dos principais atrativos da cidade.

Trinidad_Cuba-Plaza Mayor
Plaza Mayor.

Iglesia Parroquial de la Santíssima Trinidad é um destes atrativos.

Localizada no alto da praça, a igreja com fachada Neoclássica, foi reconstruída em 1892, no lugar de uma outra igreja que foi destruída por um ciclone.

No seu interior está o grande atrativo da igreja, uma estátua de madeira do século 18, feita na Espanha: o Señor de la Vera Cruz.

Aproveite os horários de missa para poder entrar na igreja, porque normalmente ela fica fechada.

Trinidad_Cuba-Igreja_
Iglesia Parroquial de la Santíssima Trinidad, Palácio Brunet e ao fundo a Iglesya y Convento de San Francisco.

Ao seu lado esquerdo está o Palácio Brunet, que hoje abriga o Museo Romántico. O Palácio Brunet, foi a residência de uma das famílias mais ricas de Cuba no período colonial, os “condes de Brunet”. A construção foi concluída em 1808 e hoje abriga relíquias das refinarias de açúcar e vários móveis e objetos das famílias ricas do período colonial.

Trinidad_Cuba-Palácio Brunet
Palácio Brunet (direita).

Também rodeiam a praça principal outras edificações importantes como a Casa de los Conspiradores, o Museo de Arquitetura Colonial, a Casa de Aldemán Ortiz e o Museo de Arqueologia Guamuhaya.

Trinidad_Cuba-Casa de los Conspiradores.
A sacada da Casa de los Conspiradores.

Não muito longe da Plaza Mayor está a Iglesya y Convento de San Francisco, construída em 1730. Esta é uma das mais emblemáticas edificações de Trinidad, sua torre é símbolo da cidade e figura em muitas fotos e cartões postais. Dá para subir até o alto da torre, de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade.

Trinidad_Cuba-Iglesya y Convento de San Francisco.
Iglesya y Convento de San Francisco.

Hoje o antigo convento abriga um Museu, o Museo de da Lucha Contra Bandidos. Este museu possui um acervo que conta um pouco da luta contra os bandidos contrarrevolucionários, daí a origem do nome. O museu também tem alguns veículos e barcos militares, além de partes do avião espião dos EUA, o U2 derrubado pelos cubanos.

Trinidad_Cuba-Iglesya y Convento de San Francisco.
Iglesya y Convento de San Francisco.

Outro edifício que possibilita uma visão panorâmica da cidade é o Palácio Cantero, uma outra mansão que pertenceu às famílias ricas da época. Além da torre que proporciona vista panorâmica de Trinidad, o casarão abriga um dos museus mais importantes da cidade, o Museo Histórico Municipal. 

Trinidad_Cuba-Palácio Cantero
Palácio Cantero.
Trinidad_Cuba-PalacioCantero
Vista a partir da Torre do Palácio Cantero.

No centro ainda acontece uma grande feira de artesanatos e este é o lugar ideal para comprar aquela lembrança de Trinidad.

Trinidad_Cuba-Feira de Artesanato de Trinidad.
Feira de Artesanato.

Fora do centro

Não muito longe do coração da cidade estão algumas atrações interessantes como a Iglesia de Santa Ana, que fica junto a praça de mesmo nome. Esta parte da cidade não é assim tão turística e ainda é possível ter uma ideia superficial de como era a cidade antes do boom do turístico.

Trinidad_Cuba - Iglesia de Santa Ana
Iglesia de Santa Ana – Trinidad – Cuba

Também vale a pena dar um pulinho até ao Parque Cespedes (ou Plaza Carillo), onde está a Assembleia Municipal e o hotel mais chique da cidade, o Hotel Iberostar. Ao lado do Parque Cespedes, fica também uma loja oficial de Charutos. Para quem quer comprar charutos verdadeiros a bom preços este é o lugar ideal. Por ali também está um telepunto da Ectesa, a empresa de comunicações.

Trinidad_Cuba-Plaza Carillo.
Plaza Carillo.

Playa Ancón

Penynsula de Ancón fica a cerca de 13km do centro de Trinidad e recebe turistas desde 1980. Foi uma das primeiras praias de Cuba a serem equipadas para o turismo. É realmente muito bonita, com  cerca de 5km de areia branca e água azul turquesa.

Playa Ancón-Cuba
Playa Ancon – Trinidad – Cuba.

Por 5 CUCs pode apanhar um Catamarã até um recife de corais para fazer snorkel, e depois voltar para praia. Também existe uma escola de mergulho para quem tiver interesse em mergulhar na região, que possui excelente ponto de mergulho, como o Cayo Blanco, que fica a cerca de 8 km da costa.

Salto del Caburní

O Salto del Caburní fica localizado a cerca de 4 km de Trinidad e é possível chegar lá caminhando ou andando a cavalo.  Um caminho que passa por paisagens muito bonitas, como antigas plantações de café, penhascos e florestas.

Salto del Caburní-Cuba
Salto del Caburní

No caminho existe uma barraca, onde um guajiro (cubano do interior) oferece uma deliciosa chávena de café feito na hora e verdadeiro tabaco criollo (um charuto colonial)  e ao mesmo tempo um homem toca viola com músicas cubanas.

Salto del Caburní-Café cubano na hora.
Música cubana enquanto os grãos de café são moídos.

O fim do caminho é a base de uma queda água e a água forma uma linda piscina natural com uma cor, verde esmeralda. A água fria e refrescante da piscina natural é um convite para vários mergulhos!

Trinidad_Cuba-SaltodelCaburni
Mergulhando na Piscina natural do Salto del Caburni.

Um guia  leva-nos até uma queda de água por 15 CUCs ( por pessoa) o que inclui também a entrada para o parque, e fica esperando algum tempo (não estipulado) para voltar para cidade.

Vale de los Ingenios

Outro passeio interessantíssimo para fazer em Trinidad é uma visita ao Valle de los Ingenios que fica a cerca 10km do centro da cidade. Esta região, juntamente com o centro histórico de Trinidad, recebe o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, pela UNESCO.

Como chegar em Trinidad

Assim como nas demais cidades, a maneira mais prática de chegar em Trinidad é através dos autocarros da empresa Via Azul. Estes autocarros partem das principais cidades de Cuba.

Outros Artigos