Itinerário de 7 Dias para Descobrir Malta

Malta é um dos mais pequenos países da Europa. Mas em nenhum outro destino vai encontrar uma tão grande concentração de locais históricos, templos megalíticos, praias, resorts turísticos, bares e restaurantes.

Uma semana em Malta é tempo suficiente para visitar as principais atracções, ir à praia e fazer diversas actividades como caminhadas e mergulho.

Propomos um itinerário para sete dias em Malta. Este roteiro permite conhecer o essencial da ilha a um ritmo equilibrado.

Planear a Viagem a Malta

Logitravel dispõe de pacotes de sete dias com voos, hotel e aluguer de carro por um preço adicional. A agência Abreu comercializa pacotes de férias com voos e hotel.

Se preferir organizar a viagem por conta própria, poderá consultar os nossos artigos Como Chegar a Malta: Voos e Pacotes de Férias e Os Melhores Hotéis de Malta.

Alugar carro é uma mais-valia em Malta. Contudo, a ilha dispõe de um sistema de autocarros eficiente. Para planear as suas deslocações, consulte o mapa dos transportes públicos de Malta.

Dia 1: Valletta

Vista de Valletta, Malta imagem de stock. Imagem de velho - 53130897

 

Perca-se nas nas ruelas estreitas e íngremes da capital maltesa, Património Mundial da UNESCO. Neste verdadeiro museu a céu aberto, a Catedral de S. João e o Palácio do Grão-Mestre e o seu arsenal são de visita obrigatória. Deslumbre-se ainda com as vistas do Grande Porto.

Dia 2: As Três Cidades

Coisas para se fazer em Malta: Tour pelo Forte de Santo Ângelo em Birgu - Viajante Sem Fim

Forte de Santo Ângelo, Birgu (Vittoriosa)

De manhã, ainda em Valletta, visite o Forte de S. Elmo e o Museu da Guerra. Depois, atravesse o Grande Porto de ferry, que oferece vistas panorâmicas, e passe a tarde a explorar os encantos das chamadas Três Cidades.

Estas três cidades históricas do outro lado de Valletta são Birgu (Vittoriosa), Senglea (Isla) e Bormla (Cospicua). A sua história está ligada à dos Cavaleiros da Ordem de Malta, sendo Birgu anterior à sua chegada.

Birgu é também a mais popular das três cidades, possuindo o maior número de atracções: o Museu Marítimo, o Museu de Malta em Guerra e o Forte de Santo Ângelo. Senglea tem uma igreja paroquial e a Gardjola, a torre de vigia com os seus jardins que oferecem das melhores vistas do Grande Porto. Bormla possui seis quilómetros de fortificações.

Dia 3: Templos de Tarxien e Marsaxlokk

Foto de Luzzu barco colorido tradicional no porto de Marsaxlokk, Malta. Copiar espaço, vista de closeup de rawf8 na Envato Elements

Vista de Marsaxlokk com os coloridos Luzzu

Visite os templos de Tarxien, parte do parte do conjunto de templos megalíticos de Malta, a caminho da vila piscatória de Marsaxlokk, onde poderá almoçar uma mariscada. Não será difícil encontrar um bom restaurante na Xatt is-Sajjieda, a rua ao longo do porto.

Marsaxlokk é também famosa pelo mercado de peixe ao domingo e pelos seus coloridos barcos, os Luzzu. O olho de Osíris pintado na proa protege os pescadores no mar.

Passe a tarde a nadar e mergulhar na Piscina de São Pedro (ou St Peter’s Pool), uma piscina natural na proximidade da povoação de Marsaxlokk.

Dia 4: Gruta Azul e Mdina & Rabat

Gruta Azul - Żurrieq, Malta | Sygic Travel

Gruta Azul

De manhã, visite a famosa Blue Grotto, como também é conhecida. Os passeios de barco a este conjunto de sete grutas estão disponíveis todos os dias entre as 9h e as 17h (15h30 no Inverno). A visita dura cerca de 20 minutos e é realizada em barcos tradicionais malteses.

À tarde, siga até Mdina no ponto mais alto da ilha de Malta. Conhecida como a cidade silenciosa, Mdina caracteriza-se pelas ruas estreitas e sinuosas, que são uma marca da presença árabe.

Aproveite ainda para visitar os sítios arqueológicos e históricos da vizinha Rabat, como sejam a vila romana (Domus Romana), as catacumbas, a gruta de São Paulo e os diversos mosteiros e igrejas

Dia 5: Golden Bay

8 Reasons Why Golden Bay Malta Can Make Anyone Happy - Azure

 

Vá a banhos na Baía Dourada (Golden Bay), uma das melhores praias de areia, localizada no noroeste da ilha de Malta, a poucos passos do Radisson Blu Resort & Spa. Aproveite o dia para ganhar forças para as actividades que estão ainda para vir.

Dia 6: Parque Il-Majjistral ou Península de Marfa

Caminhadas em Malta, Malta, 2021

Litoral de Malta, ideal para caminhadas

Passe o dia no Il-Majjistral, o primeiro parque nacional da Malta. Localizado na borda da Golden Bay, o parque oferece 6 km de litoral protegido, ideal para caminhadas. Em alternativa, sugerimos um dia dedicado ao mergulho na península de Marfa entre a reserva natural de Għadira e Daħlet ix-Xilep.

Dia 7: Lagoa Azul, Comino

Lagoa Azul - Ilha Comino - Malta | Lugares Fantásticos

Lagoa Azul

Termine as suas férias em grande com um passeio à Lagoa Azul, na ilha de Comino. Existem vários ferries que fazem a ligação entre Cirkewwa no norte da ilha Malta e a Lagoa Azul.

Outros Artigos